Estudante surdo se forma com conceito A e conta como grupo de surdos o ajudou

Quando uma pessoa nasce com um diagnóstico de surdez severa, ela tem uma possibilidade muito grande de não desenvolver a audição e, por consequência, a fala. Matheus Soares, 23 anos, recebeu esse diagnóstico. Mas o fato de ser surdo não o impediu de se graduar em Arte e Mídia com conceito “A”! Para isso, teve o apoio fundamental de um grupo de surdos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas chegar até aqui não foi fácil. Os pais de Matheus batalharam muito para dar o melhor tratamento ao filho. Apesar de todo o esforço e trabalho com a ajuda de profissionais preparados, o grau avançou para surdez profunda. Matheus conseguiu desenvolver a fala até certo ponto e passou a escutar através de um aparelho auditivo.

Mesmo com a dificuldade de comunicação, o primeiro curso superior pretendido pelo jovem foi o de Comunicação Social. Largou a vida tranquila em um apartamento de classe média da família no Rio de Janeiro para morar em Campina Grande, na Paraíba, e estudar na Universidade Estadual da Paraíba.

Depois de um período no curso, decidiu mudar e foi estudar Arte e Mídia na Universidade Federal de Campina Grande. Matheus conta que teve muitas dificuldades de adaptação pela falta de acessibilidade e inclusão, mas conseguiu compensar os obstáculos com muita leitura e a ajuda de alunos e professores.

“Eu entendo boa parte do que as pessoas falam por meio da leitura labial. Então, quando o professor bota a mão na frente da boca ou fala de costas, eu simplesmente não capto o que está sendo dito. Foi muito difícil, mas eles conseguiram entender em parte, e eu também corri atrás”, disse Matheus.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O fascínio pela animação e o mundo dos games o levou a desenvolver um produto inusitado no curso: um jogo digital. “O Ataque das Galinhas Mutantes” é um game bem humorado em que o fazendeiro tem que se livrar da fúria das galinhas. O jovem contou com a ajuda de amigos e do próprio pai para desenvolver o produto. O trabalho foi aprovado com conceito “A” pela banca da UFCG.

estudante surdo graduação conceito A

Grupo de apoio

Matheus conta que a deficiência criou muita dificuldade na interação. “A surdez, mesmo que não completa, causa muitos problemas de comunicação, o que desenvolve a dificuldade de interação social. E isso é muito sério! Durante muito tempo, me deparei com uma dificuldade de interação, o que prejudica em todas as áreas”, conta.

Mas foi a partir do contato com um grupo de surdos oralizados que Matheus conseguiu se desenvolver e superar os obstáculos. “Desde 2017 eu entrei para esse grupo criado por uma paraibana de João Pessoa. O ‘Diversidade Surda’ reúne pessoas que têm dificuldade na audição e na fala, mas que não se comunicam pela Língua Brasileira de Sinais. Pensar que surdos só falam através da Libras é uma visão muito limitada”, explicou.

Leia também: Conheça a Ana Victória, a primeira modelo com microcefalia do Brasil e do mundo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O grupo tem mais de 150 participantes e realiza encontros semestrais em diferentes estados do país. “Esse grupo ajudou a melhorar minha autoestima e a ganhar autonomia e confiança. Hoje eu viajo sozinho, sou independente nesse sentido. O nosso grupo está ganhando visibilidade porque não é para falar apenas tecnicamente da surdez, mas é para promover a amizade entre surdos”, disse.

estudante surdo graduação conceito A

Hoje, Matheus desenvolve conteúdo para os perfis do grupo nas redes sociais para ajudar outras pessoas com a mesma deficiência. O jovem ainda está decidindo quais serão os próximos passos da sua história, mas deve retornar para o Rio de Janeiro e se dedicar à área de tecnologia da informação e ciência de dados. Contudo, já tem a certeza que se encontrou no mundo.

“É aquela sensação de pertencimento, de se sentir incluído e respeitado. A verdadeira alegria está em conviver entre seus semelhantes”, conclui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

estudante surdo graduação conceito A

crédito das fotos: Arquivo pessoal

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,642,968SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Delegacia dá brinquedos para crianças vítimas de maus tratos durante ocorrência

Uma ação para ser copiada por outras delegacias!

25 pessoas se unem para salvar alce preso em um lago congelado

O mundo com certeza seria um lugar melhor se todo mundo vivesse em espírito de comunidade e fosse generoso com as pessoas em volta,...

Estilista paraplégica cria jeans para deficientes físicos

Temos poucas variedades de roupas para pessoas com condições especiais, como por exemplo, para pessoas cadeirantes. Após ficar paraplégica em um acidente de carro em 2007, a americana...

ONG “Entre Rodas e Batom” faz vídeo e nos mostra que tudo é uma questão de olhar

Achei bem legal o vídeo da ONG "Entre Rodas e Batom" pois nos traz a conscientização de uma maneira diferente de como vemos a deficiência....

Projeto incentiva a recolocação no mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos

Através do projeto Golden Years, a PepsiCo tem ajudado a mudar a realidade de pessoas que achavam que não conseguiriam empregos formais depois dos 50 anos.

Instagram