Início SOCIEDADE Pessoa com Deficiência Estudante apresenta TCC vestido de drag queen e arrasa na defesa: “Me...

Estudante apresenta TCC vestido de drag queen e arrasa na defesa: “Me senti uma artista”

O estudante de Letras Lucas Barbosa Paveglio, 25 anos, de Cerro Largo (RS), surpreendeu os professores e colegas da Universidade Federal da Fronteira Sul na defesa do seu trabalho de conclusão de curso. Lucas apareceu trajado de drag queen: blazer rosa, maquiagem, salto alto, peruca loira e muita, muita atitude. Uma verdadeira drag estudiosa!

Esse grande momento de representatividade e protesto aconteceu no comecinho deste mês. Lucas conversou com o Razões e nos contou tudo sobre esse grande dia!

“Espero que essa visibilidade ajude muitas pessoas, que assim como eu, foram ou são silenciadas e que precisam ser exaltadas. Be free!”, disse Lucas.

[Conheça a história da Liliane: mulher, negra, periférica, que conseguiu uma vaga em uma das faculdades mais renomadas do mundo e criou uma vaquinha para custear os estudos, saiba como ajudá-la aqui.]

estudante apresenta tcc vestido drag queen
Lucas contou com a ajuda dos amigos que conseguiram roupa, peruca, calçado e maquiagem para montá-lo. Foto: Arquivo pessoal

A escolha do tema

O trabalho do Lucas é uma análise de identidades: busca identificar o ‘encontro do eu e do outro’ presentes em trechos do livro Arrase!, de RuPaul, a drag queen mais famosa do mundo. Ele relatou que desde o ano passado estava decidido a trabalhar com a temática drag, só não sabia ainda qual seria o seu material de pesquisa.

“Primeiramente porque tenho paixão por drag queens, pelo programa RuPaul’s Drag Race e por estar desde criança conectado com o mundo feminino e me encontrar nele”, disse.

estudante apresenta tcc vestido drag queen
O livro Arrase! de RuPaul foi objeto de estudo do trabalho do Lucas. Foto: Reprodução

estudante apresenta tcc vestido drag queen
RuPaul, a drag queen mais famosa do mundo! Foto: Reprodução

Ele relatou ainda que a pesquisa foi enriquecedora e estudou a história do artista transformista, desde a Grécia Antiga até os dias de hoje. E claro, nas partes em que encontrou dificuldades, como qualquer universitário, teve até vontade de chorar!

“Aprendi muitas coisas, no surgimento desse artista que utilizava de adereços femininos para representar as mulheres, pois elas não podiam se apresentar, tanto em manifestações artísticas como religiosas, no entanto, o homem fazia os papéis femininos, vi aí que a mulher sendo silenciada deu então início a essa arte, que mais tarde foi denominada como drag queen. É tudo muito interessante”, explicou.

A decisão de apresentar o trabalho vestido de drag queen

Além do tema, outra certeza que o Lucas tinha era que apresentaria o trabalho vestido de drag queen. Ele contou esse desejo a sua orientadora, a professora Ana Beatriz Ferreira Dias, e ela só pediu uma coisa: queria ver uma drag estudiosa naquele palco!

“Eu sinto que quebrei barreiras e fiz história em uma região muito conservadora e preconceituosa. Foi nesse dia que eu notei algo muito importante, o brilho no olhar dos meus amigos em me ajudar, senti a felicidade deles, um sentimento único.”

estudante apresenta tcc vestido drag queen
Foto: Arquivo pessoal

estudante apresenta tcc vestido drag queen
Foto: Arquivo pessoal

“Tenho planos de dar continuidade às minhas montações. Apresentar meu trabalho montado foi um ato de protesto sim, afinal, tem estudos que falam que o corpo é um ato político, e foi exatamente isso o que quis representar e fazer naquela noite.”

estudante apresenta tcc vestido drag queen
Foto: Arquivo pessoal

Reação dos professores e colegas

Lucas explicou que a vontade dele de apresentar o trabalho vestido de drag queen já tinha chegado aos ouvidos da maioria das pessoas da faculdade.

“Não foi uma surpresa para os colegas de curso e professores, sabe como é fofoca, corre rápido. No entanto, só se falava disso, era algo muito aguardado pelos colegas de curso e alguns professores.”

Enfim, chegou o grande dia! Ele contou com a ajuda dos amigos que conseguiram roupa, peruca, calçado e maquiagem para montá-lo. “Me senti uma artista prestes a entrar no palco!”.

estudante apresenta tcc vestido drag queen
Foto: Arquivo pessoal

“Quando entrei no auditório, foi feito um chamamento a mim pelo meu amigo de infância que discursou e então ao som de ‘Sissy That Walk’ de RuPaul eu entrei, desfilando bem devagar e tremendo muito. Mas ocorreu tudo bem, defendi minha pesquisa com tranquilidade e segurança, afinal, eu havia estudado muito e tinha meu trabalho na ponta da língua”, disse.

A caminhada acadêmica

Como a maioria dos universitários brasileiros, Lucas precisou administrar seus dias com o trabalho e estudos.

“Por precisar trabalhar, eu tive que deixar de cursar algumas disciplinas que eram ofertadas durante o dia, o que ocasionou no decorrer dos anos em muitas disciplinas atrasadas, mas estou fazendo o máximo que posso para recuperá-las e poder concluir o curso o quanto antes”, conclui.

estudante apresenta tcc vestido drag queen
Lucas desmontado. Foto: Arquivo pessoal

O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui.

Bom, só temos uma coisa para te dizer Lucas: A-R-R-A-S-O-U!!!!!

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

estudante apresenta tcc vestido drag queen

 

 

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,395FãsCurtir
1,679,017SeguidoresSeguir
8,239SeguidoresSeguir
11,000InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico biodegradável a partir do cará

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Pesquisadores do Paraná criam membrana capaz de desenvolver pele e ossos

O futuro da medicina está cada vez mais próximo do presente. No Paraná, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina criaram uma membrana que é...

Instagram