Com ajuda de exoesqueleto, estudante tetraplégico caminha até o palco para receber diploma [VIDEO]

Se há uma forma de descrever Aldo Amenta, é “sem limites”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2015, o estudante venezuelano tinha acabado de entrar na Florida International University quando o impensável aconteceu: certo dia, durante uma confraternização, Aldo mergulhou em uma piscina rasa e quebrou o pescoço, deixando-o paralisado da cintura para baixo.

raio x da coluna do tetraplégico Aldo Amenta

Os médicos disseram a Aldo que ele nunca mais voltaria a andar, e sua vida mudou completamente em um instante.

Agradecido por estar vivo, o rapaz tirou uma folga dos estudos para trabalhar em sua recuperação, contando com a ajuda do preparador físico Guy Romain.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após alguns meses de adaptação, Aldo aprendeu a confiar em seu fisioterapeuta, ao passo que sempre pôde contar com o apoio da família e de seus amigos.

Em 2018, Aldo inspirou aplausos de pé ao atravessar o palco da cerimônia de formatura para receber seu diploma universitário. Para fazer isso, ele usou um exoesqueleto enquanto Guy ajudava a apoiá-lo por trás.

Cerca de três anos depois do feito, ele repetiu sua proeza!

Aldo Amenta - tetraplégico andando para receber diploma de formatura

Em 2021, Aldo mais uma vez vestiu seu exoesqueleto e contou com a ajuda de Guy para andar com seus próprios pés para aceitar seu mestrado em engenharia biomédica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ele chamou a ocasião de “um dos maiores momentos da sua vida” e espera usar seu novo diploma para expandir e desenvolver tecnologias para ajudar pessoas com necessidades especiais a alcançar mais mobilidade física.

Aldo também quer inspirar outras pessoas com deficiência a nunca pararem de trabalhar em direção a seus objetivos, por mais inatingíveis que eles pareçam.

Aldo Amenta após receber o diploma de formatura.

“Eu queria atravessar o palco como meus colegas graduados para mostrar que todos somos igualmente capazes de alcançar qualquer coisa que nos propusemos, independentemente de origem, cultura, condições ou idade”, afirmou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Além de diplomas, títulos ou prêmios, acredito que a verdadeira realização é encontrada em nossa jornada. Compromisso consistente e disciplina são fundamentais, mas acreditar e agir é uma obrigação. Acredite em si mesmo e você inevitavelmente se tornará ilimitado.”

Aldo está provando o quão ilimitado ele é todos os dias! Atualmente, ele está pensando em fazer doutorado e espera receber tratamento com células-tronco ou um dispositivo estimulador para ajudá-lo a andar sozinho no futuro. Uma coisa é certa: Aldo nunca deixará de tentar dar o próximo passo em direção a um futuro brilhante!

Aldo Amenta em seu exoesqueleto com o seu amigo ao lado.

Assista Aldo andando no palco da cerimônia de formatura pela segunda vez no vídeo abaixo:

Fonte: Inspire More
Fotos: Reprodução / Instagram: @aldolimitless

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Esta Igreja parece não ter nada de especial, até vê-la de diferentes ângulos

O grupo de arquitetos, Gijs Van Vaerenbergh, construiu esta igreja em Borgloon, Bélgica. Ela a princípio não parece ter nada de especial, até que você...

Com criatividade, casal ‘explica’ de onde vêm os bebês

O fotógrafo canadense Patrice Laroche e sua mulher, Sandra Denis, encontraram uma maneira lúdica e didática de demonstrar o processo da "criação" de um...

Leiteiro salva vida de clientes idosas ao notar que garrafas entregues não haviam sido abertas

O leiteiro britânico Stephen Hayden, 63 anos, salvou duas clientes idosas no bairro de Wanstead, em Londres (Inglaterra). Ele percebeu que algumas garrafas que...

Ele carregou amigo cadeirante por 6 horas para conhecer Machu Picchu

O sonho de conhecer a cidade perdida dos Incas, Machu Picchu, reuniu Emiliano Bisson e Philip Stephens, dois viajantes entusiastas que percorreram milhares de quilômetros para...

Governo indiano lança absorventes biodegradáveis a preços acessíveis

Na semana passada o mundo inteiro comemorou o Dia Internacional da Mulher. Qual é a importância deste dia? Estimular e inspirar as pessoas e...

Instagram

Com ajuda de exoesqueleto, estudante tetraplégico caminha até o palco para receber diploma [VIDEO] 1