Estudantes africanos criam sabonete capaz repelir o mosquito da malária

Uma dupla de estudantes africanos criou um sabonete capaz de repelir o mosquito causador da malária. O produto, feito a base de ervas e ingredientes naturais, já rendeu a Moctar Dembele e Gerard Niyondiko um prêmio de U$ 25.000, em abril deste ano, pela “Global Social Venture Competition”, uma competição mundial promovida pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os dois são alunos do Instituto Internacional de Água e Engenharia Ambiental, em Ouagadougou, capital do Burkina Faso, na África. Como informou Niyondiko ao site da CNN, o sabão, apelidado de “Fasoap”, deixa um perfume na pele que repele os mosquitos.

Outro detalhe importante é que a água residual de quem toma banho com o sabonete contem substâncias que impedem o desenvolvimento das larvas de mosquitos. E esse aspecto pode trazer resultados significativos, já que o problema do saneamento na África é uma das causas da proliferação de vetores de malária.

De acordo com Niyondiko, o objetivo é que o produto possa atender a uma parcela significativa da população da África, que não tem acesso aos produtos convencionais industrializados, como cremes e spray, devido aos custos. “Pensamos em um sabonete repelente e larvicida que estará acessível para a maioria da população, uma vez que o sabão é um produto a base de ingredientes regionais”, disse Niyondiko ao site.

Por ora, os estudantes ainda estão trabalhando na otimização do produto. A expectativa é que ele chegue ao mercado em ainda este ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

sabonete sabonete2 sabonete3 sabonete4 sabonete6 sabonete9

[via]

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,747SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mães organizam festa para menino autista rejeitado em aniversário

Após ter sido rejeitado em uma festa de aniversário e taxado de "problemático" por ser autista, o pequeno Arthur ganhará uma festa só pra...

Crianças de 5 anos formam conselho deliberativo de escola pública em São Paulo

Elas fazem parte de um conselho deliberativo, chamado “Conselho da Criança”, que tem mudado a rotina e as decisões na gestão da escola. A primeira reivindicação dos pequenos foi o fim da obrigatoriedade do soninho após o horário de almoço.

Homem corajoso resgata cachorro de um córrego no Rio de Janeiro

Um pobre cãozinho se desequilibrou e acabou caindo em um córrego poluído no centro do Rio de Janeiro este domingo. Um homem viu que o...

Um dos melhores pais do mundo

Quando Rick Van Beek resolveu parar de fumar e começou a treinar para triatlons, havia algo em seu caminho. Sua filha de 13 anos...

Vocalista do Metallica liga para fã que deu à luz durante show em Curitiba [VÍDEO]

Dias depois da Joice dar à luz ao pequeno Luan em pleno show da banda Metallica, o vocalista da banda, James Hetfield, fez uma...

Instagram

Estudantes africanos criam sabonete capaz repelir o mosquito da malária 3