Estudantes da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, em Ipatinga, no interior de Minas Gerais, espalharam cartazes pela escola contra a homofobia depois que um colega foi alvo de ofensas no grupo da sua turma no WhatsApp.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
As ofensas começaram durante uma conversa sobre política. João, que está no 2º ano do Ensino Médio e é transexual, expôs sua opinião sobre um candidato, e uns cinco alunos acabaram levando para o lado pessoal.
Leia também: Pais evangélicos descobrem que filha é lésbica e sua reação emociona
“Disseram coisas horríveis, como ‘Pra mim viado e ladrão é a mesma coisa, é errado do mesmo jeito’”, contou João ao Razões para Acreditar. “E outros falaram para eu virar homem, que eu não iria sofrer homofobia no governo do seu candidato.” Mandaram ainda um áudio cantando “três viados foram passear, veio Bolsonaro pá pá pá pá”.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
View this post on Instagram
A parte que mais machucou João foi quando debocharam da sua transexualidade: “Falaram: ‘Se você é mulher, eu sou o Batman’. Foi bem pesado para eu ouvir tudo isso. E ninguém do grupo digitou uma palavra para me defender. Era eu contra todos eles”.
A seguir alguns prints da conversa que tivemos com ele (devidamente autorizada pelo João):
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Pais evangélicos descobrem que filha é lésbica e sua reação emociona
João não quis relatar as ofensas para os professores, para não ser acusado de “vitimismo”. Mas suas amigas não conseguiram ficar caladas. Elas contaram para os professores, que decidiram tirar pontos de comportamento dos alunos que agrediram João gratuitamente. A direção da escola também deu uma suspensão de um dia para os agressores.
Além disso, as amigas de João e outros estudantes espalharam cartazes pela escola com frases contra a homofobia, para mostrar que novos casos como o de João não serão tolerados ou passarão impunes. “Me senti acolhido e foi importante porque parecia que todo mundo estava contra mim, porém a maioria da escola ficou do meu lado.”
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em seu Instagram, João mandou o recado: “Mesmo ameaçado, serei cada vez mais viado”:
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
[Nota da Redação]
Agora temos um canal no YouTube! Assista ao primeiro vídeo falando sobre uma inciativa que une Brechó com adoção de animais, e se inscreva no canal aqui.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.