Estudantes criam protetor solar com óleo de buriti para trabalhadores de baixa renda

De olho nas pessoas que trabalham debaixo do sol forte do Vale do Buriti, em Santana do Cariri (CE), uma dupla de estudantes do município de Crato, no sul do Ceará, desenvolveu um protetor solar à base de óleo de buriti.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O objetivo é garantir proteção a pessoas de baixa renda, que não possuem condições de comprar protetor solar por conta própria.

A ideia é dos alunos secundaristas Eron Pinheiro e Fidel Morais, do Colégio Pequeno Príncipe. Sob a orientação dos professores Cícero Teixeira (Química) e Jefferson Feitosa (Geografia), o produto, batizado de Ultra Buriti, está em fase de testes.

Estudantes cearenses criam protetor solar natural

Sua fórmula tem sido aprimorada desde dezembro do ano passado. Ela contém um mix de ativos naturais que protegem contra a insolação e hidratam a pele.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Eles desenvolveram o PH e o Fator de Proteção Solar, FPS. Concluindo essa etapa final estaremos com o filtro protetor solar preparado”, disse o professor Cícero ao portal Cariri Revista.

O próximo passo vai ser criar uma embalagem sustentável e vender o produto a um custo acessível para as famílias de baixa renda da região.

Estudantes cearenses criam protetor solar natural

Produto 100% natural

Eron e Fidel escolheram o buriti (que carrega vários outros nomes, como palmeira-dos-brejos, carandá-guaçu e muruti) como o principal ativo do protetor solar devido à sua alta capacidade de absorção dos raios ultravioleta.

Estudantes cearenses criam protetor solar natural

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Já o nome do produto (Ultra Buriti) é uma homenagem aos trabalhadores do Vale do Buriti, em Santana do Cariri (CE), que passam horas debaixo de um sol escaldante extraindo minério.

A iniciativa é fruto da vontade dos estudantes em realizar um projeto científico com cunho social. “Isso é muito gratificante”, disse o estudante Fidel Morais.

Estudantes cearenses criam protetor solar natural

[Nota da Redação]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A cada bebê que traz ao mundo, o médico Calixto Hueb presenteia a mãe com uma arvorezinha para que a criança cresça com ela. É um primeiro presente à família do recém-nascido e também uma contribuição valiosa do médico para a preservação do meio ambiente. Vem conhecer mais essa história, dá play no vídeo abaixo:

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: SNB/Fotos: Márcio Silvestre/Revista Cariri

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,751,664SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cães que se abraçaram antes de serem sacrificados finalmente conseguiram um lar!

A foto publicada pelo abrigo Angels Among Us Pet Rescue, dos Estados Unidos, de dois cães abraçados antes de serem sacrificados na sua página...

Menino de 11 anos vende conselhos no metrô de Nova York por 2 dólares

Ao invés de limonada, garoto vende conselhos e faz o maior sucesso.

Repórter mirim denuncia ruas esburacadas com um microfone de isopor e um celular

Mirella Archangelo, de 11 anos, fala como uma repórter experiente.

Mulheres se unem através de música e dança no projeto Cores de Aidê

Mulheres unidas, dançando e tocando instrumentos de percussão, esbanjando alegria ao ritmo de samba reggae. A energia é de sororidade e empoderamento. Assim é uma...

Gari que faz biomedicina recebe apoio após sofrer preconceito: ‘Orgulho da minha profissão’

“As pessoas deveriam pensar um pouco antes de falar, palavras têm peso. Já não é uma profissão valorizada, e ainda tenho que passar por isso”, comentou Cleverson.

Instagram