De olho nas pessoas que trabalham debaixo do sol forte do Vale do Buriti, em Santana do Cariri (CE), uma dupla de estudantes do município de Crato, no sul do Ceará, desenvolveu um protetor solar à base de óleo de buriti.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O objetivo é garantir proteção a pessoas de baixa renda, que não possuem condições de comprar protetor solar por conta própria.
A ideia é dos alunos secundaristas Eron Pinheiro e Fidel Morais, do Colégio Pequeno Príncipe. Sob a orientação dos professores Cícero Teixeira (Química) e Jefferson Feitosa (Geografia), o produto, batizado de Ultra Buriti, está em fase de testes.
Leia Mais
Sua fórmula tem sido aprimorada desde dezembro do ano passado. Ela contém um mix de ativos naturais que protegem contra a insolação e hidratam a pele.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Eles desenvolveram o PH e o Fator de Proteção Solar, FPS. Concluindo essa etapa final estaremos com o filtro protetor solar preparado”, disse o professor Cícero ao portal Cariri Revista.
O próximo passo vai ser criar uma embalagem sustentável e vender o produto a um custo acessível para as famílias de baixa renda da região.
Produto 100% natural
Eron e Fidel escolheram o buriti (que carrega vários outros nomes, como palmeira-dos-brejos, carandá-guaçu e muruti) como o principal ativo do protetor solar devido à sua alta capacidade de absorção dos raios ultravioleta.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Já o nome do produto (Ultra Buriti) é uma homenagem aos trabalhadores do Vale do Buriti, em Santana do Cariri (CE), que passam horas debaixo de um sol escaldante extraindo minério.
A iniciativa é fruto da vontade dos estudantes em realizar um projeto científico com cunho social. “Isso é muito gratificante”, disse o estudante Fidel Morais.
[Nota da Redação]
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A cada bebê que traz ao mundo, o médico Calixto Hueb presenteia a mãe com uma arvorezinha para que a criança cresça com ela. É um primeiro presente à família do recém-nascido e também uma contribuição valiosa do médico para a preservação do meio ambiente. Vem conhecer mais essa história, dá play no vídeo abaixo:
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: SNB/Fotos: Márcio Silvestre/Revista Cariri
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.