Estudantes criam tijolo ecológico mais barato e que não polui

A indústria de tijolos da Índia conta com mais de 100 mil fornos e produz até 2 milhões de tijolos por ano, e é também uma grande fonte de poluição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os fornos liberam grandes quantidades de carvão e diesel, fora as más condições de trabalho e o monte de emissões que alteram o clima.

Pensando nisso, alunos do MIT criaram uma alternativa:  O tijolo Eco BLAC não requer nenhuma emissão, tudo nele é sustentável e ecológico.

3047345-inline-i-1-mit-students-create-a-brick-that-could-end-pollution-from-dirty-brick-kilns

“Tijolos de argila precisam de 1.000 graus Celsius,” diz Michael Laracy, um dos estudantes envolvidos no projeto. “Eles consomem uma quantidade enorme de energia a partir do carvão e há também a questão de que esses tijolos são feitos completamente do solo superficial, então eles estão esgotando a quantidade de terras cultiváveis.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O tijolo de Eco BLAC é de 70% de cinzas de caldeiras de fábricas de papel misturadas com hidróxido de sódio, cal e uma pequena quantidade de argila. Cura-se à temperatura ambiente, com base em “tecnologia alcalino-ativação” para dár-lhe resistência.

O tijolo está sendo testado atualmente em parceria com uma fábrica de papel em Muzaffarnagar, uma cidade ao nordeste de Nova Deli. O produto é mais barato do que um tijolo convencional, mas ainda precisa provar sua durabilidade a longo prazo. Se tudo correr bem, a equipe espera abrir uma fábrica de tijolos na fábrica de papel, de modo que os resíduos possam ser convertidos imediatamente.

Fonte: Fast Company

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,498,345SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Com ajuda de doações, alunos com necessidades especiais fazem baile de debutante

Coisa boa é ver momentos assim: pessoas unidas, felizes e que contaram com o apoio de outras que se uniram e também ficaram felizes...

Filme ‘Eu Maior’ traz reflexões sobre autoconhecimento e busca da felicidade

Qual o sentido da vida? O que viemos fazer aqui nesse mundo? Essas talvez sejam as respostas mais difíceis de se ter, e para saber...

A vida tentou nocauteá-lo várias vezes, mas ele se esquivou com o boxe

Joel sofreu desde criança com extrema pobreza, bullying, vício da mãe com o álcool, uso de drogas, e superou tudo isso com o boxe.

Colher inovadora diminui o tremor das mãos de pacientes com Parkinson

Enquanto muitos de nós andam fascinados (ou chateados) com as novidades tecnológicas que estão presentes nos últimos smartphones que chegam ao mercado, outros desesperam...

Comunidades indígenas do México criam sua própria rede de telefonia móvel

Comunidades indígenas de cinco estados mexicanos desafiam grandes empresas de telefonia: ligações e mensagens gratuitas!

Instagram