Estudantes criam tijolo ecológico mais barato e que não polui

A indústria de tijolos da Índia conta com mais de 100 mil fornos e produz até 2 milhões de tijolos por ano, e é também uma grande fonte de poluição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os fornos liberam grandes quantidades de carvão e diesel, fora as más condições de trabalho e o monte de emissões que alteram o clima.

Pensando nisso, alunos do MIT criaram uma alternativa:  O tijolo Eco BLAC não requer nenhuma emissão, tudo nele é sustentável e ecológico.

3047345-inline-i-1-mit-students-create-a-brick-that-could-end-pollution-from-dirty-brick-kilns

“Tijolos de argila precisam de 1.000 graus Celsius,” diz Michael Laracy, um dos estudantes envolvidos no projeto. “Eles consomem uma quantidade enorme de energia a partir do carvão e há também a questão de que esses tijolos são feitos completamente do solo superficial, então eles estão esgotando a quantidade de terras cultiváveis.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O tijolo de Eco BLAC é de 70% de cinzas de caldeiras de fábricas de papel misturadas com hidróxido de sódio, cal e uma pequena quantidade de argila. Cura-se à temperatura ambiente, com base em “tecnologia alcalino-ativação” para dár-lhe resistência.

O tijolo está sendo testado atualmente em parceria com uma fábrica de papel em Muzaffarnagar, uma cidade ao nordeste de Nova Deli. O produto é mais barato do que um tijolo convencional, mas ainda precisa provar sua durabilidade a longo prazo. Se tudo correr bem, a equipe espera abrir uma fábrica de tijolos na fábrica de papel, de modo que os resíduos possam ser convertidos imediatamente.

Fonte: Fast Company

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,640,029SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Criança se ‘vê’ em anúncio de loja com menino em uma cadeira de rodas

O pequeno Oliver Garza-Pena, 2 anos, saiu para passear com a mãe em uma loja da Target. Ao chegarem lá, o menino ficou encantado...

Goiana cuida voluntariamente de praça por amor

Mais uma notícia cheia de beleza e esperança para animar o seu dia. A aposentada Rosana Fontes, de 56 anos , mora há mais de...

Idosa recebe cartas de amor quase 70 anos depois do seu envio durante a II Guerra

Já fazia duas semanas que algumas cartas dirigidas a Dorothy Bartos chegaram na casa de Martha Rodriguez em Chicago. As cartas eram de um marinheiro...

Cientistas britânicos acreditam estar muito perto da cura definitiva da Aids

Um tratamento inovador está muito perto de descobrir a cura definitiva do vírus HIV, causador da Aids. Cientistas britânicos disseram que um de seus pacientes...

Empresário baiano constrói casas por conta própria e doa a famílias necessitadas

A inspiração veio do quadro “Lar Doce Lar”, do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.

Instagram