Estudantes de arquitetura constroem casa com tijolos feitos de lixo industrial

Por Jéssica Miwa

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É o que dizem: se a vida te dá limões, faça limonadas. Não há fórmula perfeita a não ser aproveitar recursos disponíveis (e muitas vezes subestimados) para construir algo útil. Lembra da brasileira que criou tijolo a partir de lixo? Parece que a moda pegou de verdade. Dois estuantes de arquitetura, residentes em Roterdã, resolveram criar sua própria tecnologia para construir uma casa a partir de lixo industrial local.

“Nós gostamos de dar uma segunda vida a materiais descartados”, conta Ward Massa, sócio da startup local, chamada Stone Cycling, que produz os tijolos.

Batizado de Waste Based Bricks, os tijolos levaram alguns anos para que pudessem encontrar sua fórmula perfeita. O segredo é juntar vidro, cerâmica e resto de lixo industrial com um fórmula secreta. Também é possível usar resto de tijolos tradicionais e restos de demolição.

Além de reutilizar materiais que acabariam no lixão, o processo de produção dos novos tijolos usam menos energia que os tradicionais (o que reduz ainda mais a pegada de carbono). Graças a parceria com a Academia de Arquitetura de Amsterdã e designers do Studioninedots, a startup pôde desenvolver tijolos que se encaixam como Legos, e não precisam de cimento (assim é mais fácil reutilizar o material, não sendo necessário demolir).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É preciso mais investimento para tornar essa tecnologia escalável. A casa dos estudantes, porém, irá provar que é algo de qualidade, durável e poderá, muito provavelmente, chamar mais atenção para a empresa.

Texto originalmente publicado aqui.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,755SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Voluntária registra recuperação de bebês prematuros para diminuir angústias de pais com filhos na mesma situação

Deneen Bryan é uma mãe de seis filhos que desenvolve um trabalho voluntário surpreendente. Responsável pelo projeto Capturing Hopes Photography (Capturando Esperanças), ela tira...

Mesmo sendo afastado do trabalho, guarda se recusa a matar dois filhotes de ursos

Um agente de conservação ambiental no Canadá foi suspenso do seu emprego após se recusar a matar dois filhotes de ursos órfãos. A mãe...

Prefeitura disponibiliza banho quente para moradores de rua em Ponta Grossa (PR)

O mês de julho chegou com temperaturas bem abaixo da média em todas as regiões do país. À noite, talvez não haja nada melhor do...

Após ser humilhado por vender geladinho, menino recebe apoio de milhares de pessoas (MA)

O vídeo em que o garoto Adão aparece chorando, após adolescentes debocharem dele por estar vendendo geladinho, comoveu milhares de pessoas dispostas a ajudá-lo. Inclusive, ele aceitou o pedido de desculpas do garoto que o humilhou.

Noiva convida menina que recebeu medula dela para ser daminha

A americana Hayden Ryal convidou Skye para ser daminha do seu casamento, dois anos depois dela doar medula óssea para a pequena.

Instagram

Estudantes de arquitetura constroem casa com tijolos feitos de lixo industrial 3