Estudantes criam dispositivo de garrafa PET que limpa bueiros e evita alagamentos

De olho nos problemas e desafios que as grandes metrópoles brasileiras enfrentam atualmente, como o acúmulo de lixo nas ruas e o entupimento de bueiros, os estudantes do SESI (Serviço Social da Indústria) de Sobradinho (DF) desenvolveram um dispositivo que coleta resíduos e evita alagamentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Batizada de Equipe Bisc8, o grupo representou o Distrito Federal (ao lado de outras cinco equipes) na seletiva regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), que ocorreu na última sexta-feira (7), em Taguatinga (DF).

Os estudantes contam que a ideia nasceu a partir da reflexão de um problema crônico que atinge Brasília e suas regiões administrativas todos os anos: os alagamentos.

estudantes criam Bueiro Inteligente Sustentável Coletor

Dispositivo de baixo custo

Antes de mais nada, eles conversaram com técnicos do Sistema de Limpeza Urbana (SLU) e descobriram que a empresa chegou a tentar algo parecido, mas desistiu por conta do custo elevado. A solução foi desenvolver um dispositivo realmente simples e de baixo custo.

“Nosso produto vai ser feito de garrafa pet, um dos materiais que mais tem nos lixos de Brasília. Então, ele vai ter uma durabilidade muito boa. O nosso cesto vai custar 100 reais. O cesto que já existe, com material que enferruja, custa cerca de mil reais”, revelou a estudante Letícia Ferreira de Araújo, 15 anos, integrante da Equipe Bisc8.

O projeto ganhou o nome de Bueiro Inteligente Sustentável Coletor.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

estudantes criam Bueiro Inteligente Sustentável Coletor

Importância do trabalho em equipe

“A gente pesquisou bastante para achar um problema que a gente vivenciasse realmente, então vimos os alagamentos. É algo que acontece muito nas cidades-satélites. O principal fator é a quantidade de lixo que fica dentro dos bueiros”, completa Letícia.

A professora Kamila de Sousa, que orienta duas equipes de Sobradinho, conta que o torneio ensinou aos alunos o valor de se trabalhar em equipe.

“A equipe do Gama, por exemplo, estava precisando de ajuda. Aí eles mesmos (os alunos de Sobradinho) se propuseram: ‘Vamos lá ajudar’. Eles ajudaram, mesmo sabendo que estão competindo um contra o outro. Independentemente do resultado, os estudantes têm que ter orgulho do que fizeram”, concluiu.

[Nota da Redação]

A cada bebê que traz ao mundo, o médico Calixto Hueb presenteia a mãe com uma arvorezinha para que a criança cresça com ela. É um primeiro presente à família do recém-nascido e também uma contribuição valiosa do médico para a preservação do meio ambiente. Vem conhecer mais essa história, dá play no vídeo abaixo:

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Agência do Rádio/Fotos: Reprodução

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

985,324FãsCurtir
1,735,582SeguidoresSeguir
8,546SeguidoresSeguir
11,100InscritosInscrever

+ Lidas

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção vira personagem da Turma da Mônica

Na última terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções...

Juiz vai até a casa de idosa para lhe conceder aposentadoria

Um  caso incomum aconteceu há alguns meses, onde um juiz foi até a casa de uma senhora de 100 anos para conceder aposentadoria a ela. O...

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC

Cientistas adjuntos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto desenvolveram uma técnica eficaz na redução de quase a totalidade...

Neto faz “antes e depois” e homenageia avó em seu aniversário de 99 anos

A homenagem de um neto para sua avó no dia do seu aniversário de 99 anos comoveu as redes sociais nesta quinta-feira (13). Iury Neto,...

Instagram