Estudantes criam dispositivo de garrafa PET que limpa bueiros e evita alagamentos

De olho nos problemas e desafios que as grandes metrópoles brasileiras enfrentam atualmente, como o acúmulo de lixo nas ruas e o entupimento de bueiros, os estudantes do SESI (Serviço Social da Indústria) de Sobradinho (DF) desenvolveram um dispositivo que coleta resíduos e evita alagamentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Batizada de Equipe Bisc8, o grupo representou o Distrito Federal (ao lado de outras cinco equipes) na seletiva regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), que ocorreu na última sexta-feira (7), em Taguatinga (DF).

Os estudantes contam que a ideia nasceu a partir da reflexão de um problema crônico que atinge Brasília e suas regiões administrativas todos os anos: os alagamentos.

estudantes criam Bueiro Inteligente Sustentável Coletor

Dispositivo de baixo custo

Antes de mais nada, eles conversaram com técnicos do Sistema de Limpeza Urbana (SLU) e descobriram que a empresa chegou a tentar algo parecido, mas desistiu por conta do custo elevado. A solução foi desenvolver um dispositivo realmente simples e de baixo custo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Nosso produto vai ser feito de garrafa pet, um dos materiais que mais tem nos lixos de Brasília. Então, ele vai ter uma durabilidade muito boa. O nosso cesto vai custar 100 reais. O cesto que já existe, com material que enferruja, custa cerca de mil reais”, revelou a estudante Letícia Ferreira de Araújo, 15 anos, integrante da Equipe Bisc8.

O projeto ganhou o nome de Bueiro Inteligente Sustentável Coletor.

estudantes criam Bueiro Inteligente Sustentável Coletor

Importância do trabalho em equipe

“A gente pesquisou bastante para achar um problema que a gente vivenciasse realmente, então vimos os alagamentos. É algo que acontece muito nas cidades-satélites. O principal fator é a quantidade de lixo que fica dentro dos bueiros”, completa Letícia.

A professora Kamila de Sousa, que orienta duas equipes de Sobradinho, conta que o torneio ensinou aos alunos o valor de se trabalhar em equipe.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A equipe do Gama, por exemplo, estava precisando de ajuda. Aí eles mesmos (os alunos de Sobradinho) se propuseram: ‘Vamos lá ajudar’. Eles ajudaram, mesmo sabendo que estão competindo um contra o outro. Independentemente do resultado, os estudantes têm que ter orgulho do que fizeram”, concluiu.

[Nota da Redação]

A cada bebê que traz ao mundo, o médico Calixto Hueb presenteia a mãe com uma arvorezinha para que a criança cresça com ela. É um primeiro presente à família do recém-nascido e também uma contribuição valiosa do médico para a preservação do meio ambiente. Vem conhecer mais essa história, dá play no vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Agência do Rádio/Fotos: Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,565,291SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

30 pais que não queriam um animal de estimação, mas não resistiram ao charme dos bichinhos

Esses pais foram firmes quando falaram que não queriam um animal de estimação em suas vidas. Mas aí vem aquele bichinho fofinho, balançando o...

Ovelhinha é adotada por jovem e faz o maior sucesso por onde passa: conheçam a Rebeca!

Criar uma ovelha dentro de um apartamento? Eu sei, você vai dizer que não faz sentido, mas para Evilásio, de 33 anos, a ovelhinha...

Fair play: Atleta ‘reboca’ seu concorrente até o final da prova de corrida e ainda o faz vencer

Após as três medalhas (duas de ouro e uma de prata) e a história de superação nas Paralimpíadas de Londres, Alessandro Zanardi voltou a...

UFPB cria respirador de R$ 400 e libera licença para produção por empresas

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram um respirador pulmonar que custa até 37 vezes menos do que os disponíveis atualmente no mercado. Com...

Alunos enchem sala de aula com mensagens de apoio para professor com depressão

"Quando você tem significado para alguém, toda a sua vida se ressignifica. Esse foi mais um ensinamento que o magistério me proporcionou nessa data", disse o professor.

Instagram