Estudantes fazem festa surpresa de 15 anos para filha de ex-catadores de lixão

0
2431
Estudantes fazem festa surpresa de 15 anos para filha de ex-catadores de lixão

É o sonho de muitas garotas terem uma festa de 15 anos, mas para Wanessa de Souza, essa ideia nem passava pela sua cabeça. Filha de ex-catadores do lixão do Aurá, na região metropolitana de Belém (PA), eles não tinham condições financeiras para organizar uma festa de aniversário.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No entanto, com a ajuda de estudantes e voluntários da ONG Noolhar, que organizaram uma festa surpresa para a adolescente na última sexta, 8, ela pôde comemorar seu aniversário com amigos, bolo, refrigerante, salgadinhos e valsa de debutante.

“Foi legal, fiquei emocionada porque foi surpresa pra mim! Não passou pela minha cabeça, pensava que ia sair com a minha mãe pra passear e eles chegaram”, conta a jovem.

Estudantes fazem festa surpresa de 15 anos para filha de ex-catadores de lixão
Wanessa ganhou uma festa surpresa e comemorou seus 15 anos. Foto: Arquivo pessoal

A festa surpresa foi ideia de um grupo de estudantes de Terapia Ocupacional que atua voluntariamente na comunidade de Wanessa e estão desenvolvendo um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o estímulo à brincadeira para crianças carentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os estudantes Juan Ribeiro, 25, Samara Eleres, 20, e Lorena Parente, 26 contam com o apoio da comunidade na realização do projeto, incluindo ex-catadores do lixão do Aurá, em Ananindeua, desativado há três anos, para construírem uma brinquedoteca que atenderá às crianças do bairro.

Leia tambémMenina pede para distribuir quentinhas a moradores de rua no seu aniversário de 8 anos

“Foi tudo muito espontâneo, chegamos lá e a mãe da Wanessa já nos indicou o lugar para fazermos a brinquedoteca, quando soubemos do aniversário. Então para não deixar passar em branco, resolvemos comprar as coisas e fazer essa surpresa, com direito a valsa e tudo. Até o príncipe dela eu fui”, disse Juan.

Estudantes fazem festa surpresa de 15 anos para filha de ex-catadores de lixão
Família participa da festa surpresa de Wanessa organizada por estudantes e voluntários da ONG Noolhar. — Foto: Arquivo pessoal

“Ela vê a nossa realidade e realmente não esperava. Teve bolo, refrigerante, docinhos, chamaram o pessoal da vizinhança, foi todo mundo”, diz Dona Antônia, mãe de Wanessa e ex-catadora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com Juan, diversas famílias de Ananindeua enfrentam problemas com a baixa renda, o que afeta a educação das crianças – muitas estão sem estudar. “Já iniciamos também uma campanha para arrecadar material escolar para doar às crianças e tentar incentivá-las a voltar para a escola”.

Desenvolvimento sustentável

A ONG Noolhar acompanha a família de Wanessa há cerca de cinco anos. A entidade trabalha na conscientização de ações envolvendo desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente através de ações educativas, especialmente entre as crianças.

Estudantes fazem festa surpresa de 15 anos para filha de ex-catadores de lixão
Vizinhos também participaram da comemoração. Foto: arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O trabalho da ONG, junto ao nosso, em Terapia Ocupacional, cai muito bem porque estamos reciclando objetos e também ajudando as crianças a continuarem brincando”, contou Juan. “Nossa vontade nesse trabalho era fazer, além de ter o ser humano como objeto de estudo, criar um projeto que possa fazer a diferença e, quem sabe, outros grupos possam continuar também ajudando a comunidade”, ressalta Juan.

Atualmente cursando o sétimo ano do ensino fundamental, Wanessa já faz planos para o futuro. “Quero ser advogada quando crescer. Acho que é um bom emprego. Quero ajudar a minha família”, diz a adolescente.

Mais informações sobre como ajudar a família de Wanessa e outras que vivem no Aurá, podem ser obtidas pelo telefone (91) 99325-4025.

Leia tambémEquipe médica leva paciente com doença neurológica ao cinema para comemorar aniversário da filha

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: SNB

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.