Os estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) estão dando uma verdadeira aula sobre honestidade com uma ideia simples, mas também ousada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Eles transformaram um pequeno muro em uma lanchonete a céu aberto. O espaço funciona à base da confiança. Não existe vendedor nem câmeras de segurança.
No “Murinho da Honestidade”, o vendedor deixa a comida, uma caixinha ao lado e vai embora. O comprador pega o que quer comer e deixa o dinheiro no “cofrinho”.
“Eu pensei: é furada! Todo mundo deve roubar esse negócio, nunca que isso funcionaria. Aí eu pensei: bom, vou testar. O máximo que vai acontecer é eu perder um brownie ou dois, mas não aconteceu”, disse o estudante de música Gabriel Ferrante, em entrevista ao Jornal Nacional.
Leia Mais
Graças à honestidade dos estudantes, funcionários e professores da universidade, Gabriel consegue pagar o aluguel com os doces que vende.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E quando o estudante está com fome, mas não tem dinheiro para pagar? Basta deixar um bilhete avisando, como o aluno que pagou um beijinho com uma declaração de amor.
“Não tinha trocado. Deixei cinco. Amanhã pago R$ 1. Beijos te amo”, disse no papel, deixado na caixinha de dinheiro.
Além da honestidade, os estudantes da UniRio dão um exemplo de solidariedade. Como a rotatividade no murinho é grande, eles contribuem tapando as caixas e deixando o lugar limpo para os próximos clientes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Eu não sei que atmosfera tem aqui nesse local, alguma coisa mágica, não sei, que faz com que isso aqui aconteça, entendeu?”, diz o estudante de museologia Max Bruno Abreu.
Imagens: Reprodução – Com informações do G1
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.