Estudantes do PA criam ecobarreira que impede plástico de chegar ao oceano e são finalistas em prêmio mundial

Uma equipe de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), criou uma ecobarreira que bloqueia o lixo plástico nos córregos e canais das cidades. A invenção evita que os resíduos cheguem aos rios e, depois, desemboquem nos oceanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto que é liderado pela Larissa Peniche, de 23 anos, aluna de Engenharia Civil na UFPA, teve sua importância reconhecida e chegou até a final do desafio “1 Race 4 Oceans”, da competição Enactus World Cup 2020.

ecobarreira

Ecobarreira: solução simples e barata

As ecobarreiras, desenvolvidas pela equipe da Larissa, são produzidas com conexões de tubos plásticos e finalizadas com fios feitos de garrafas PET. Isso reduz consideravelmente a fabricação das peças, o que é um fator muito importante, quando se pensa em distribuição em larga escala.

montagem da ecobarreira

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com os estudantes, a ecobarreira é ainda mais resistente em comparação a alguns modelos que são colocados nos rios atualmente.

Premiação mundial

O projeto Anamã foi escolhido para a competição mundial e disputará a vitória com mais 106 ideias, de jovens estudantes do mundo inteiro.

A Ford é uma das apoiadoras da equipe e está ajudando os estudantes na construção de novas ecobarreiras, que ficarão prontas até o final do ano. Também será construído um um centro de beneficiamento de plástico, o primeiro da Amazônia, de forma que os plásticos recolhidos sejam bem direcionados, evitando que eles voltem para a natureza.

O ganhador do “1 Race 4 Oceans” será anunciado nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 13h (horário de Brasília). A equipe vencedora receberá um prêmio de 25 mil dólares.

Como não torcer por esse projeto?! Bacana demais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você também precisa conhecer o projeto do paranaense Diego Saldanha, que montou uma ecobarreira em um trecho do rio Atuba, que fica em Curitiba. Além de recolher plástico, ele recicla os resíduos e transforma em brinquedos para crianças carentes!

FONTE: Conexão Planeta

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,839,934SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Comissária de bordo salva jovem vítima de tráfico humano com bilhete deixado no banheiro

A comissária de bordo Shelia Fedrick conseguiu conversar discretamente com a adolescente.

Moradores de rua são treinados para ouvir e acolher sem-tetos

Quem melhor do que pessoas que vivem ou já viveram nas ruas para ouvir e acolher moradores de rua? A Sur, empresa de psicanálise,...

Pela primeira vez na história uma mulher é indicada ao Oscar de Melhor Fotografia

The Academy Awards, mais conhecido como "Oscar" é sem dúvida o prêmio mais importante da indústria do entretenimento, entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências...

Para aluna fazer prova, professor cuida de seu gatinho machucado no RS

Um professor universitário foi além de seu papel de docente e, sensível à demanda de uma estudante, decidiu cuidar de seu gatinho machucado enquanto...

Artista registra suas viagens pelo mundo com pinturas de aquarela

Viajar é uma das grandes paixões da artista húngara Lilla Shuch. E ela une com perfeição essa paixão ao talento para a pintura. Lilla começou...

Instagram