Estudantes do PA criam ecobarreira que impede plástico de chegar ao oceano e são finalistas em prêmio mundial

Clique e ouça:

Uma equipe de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), criou uma ecobarreira que bloqueia o lixo plástico nos córregos e canais das cidades. A invenção evita que os resíduos cheguem aos rios e, depois, desemboquem nos oceanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto que é liderado pela Larissa Peniche, de 23 anos, aluna de Engenharia Civil na UFPA, teve sua importância reconhecida e chegou até a final do desafio “1 Race 4 Oceans”, da competição Enactus World Cup 2020.

ecobarreira

Ecobarreira: solução simples e barata

As ecobarreiras, desenvolvidas pela equipe da Larissa, são produzidas com conexões de tubos plásticos e finalizadas com fios feitos de garrafas PET. Isso reduz consideravelmente a fabricação das peças, o que é um fator muito importante, quando se pensa em distribuição em larga escala.

montagem da ecobarreira

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com os estudantes, a ecobarreira é ainda mais resistente em comparação a alguns modelos que são colocados nos rios atualmente.

Premiação mundial

O projeto Anamã foi escolhido para a competição mundial e disputará a vitória com mais 106 ideias, de jovens estudantes do mundo inteiro.

A Ford é uma das apoiadoras da equipe e está ajudando os estudantes na construção de novas ecobarreiras, que ficarão prontas até o final do ano. Também será construído um um centro de beneficiamento de plástico, o primeiro da Amazônia, de forma que os plásticos recolhidos sejam bem direcionados, evitando que eles voltem para a natureza.

O ganhador do “1 Race 4 Oceans” será anunciado nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 13h (horário de Brasília). A equipe vencedora receberá um prêmio de 25 mil dólares.

Como não torcer por esse projeto?! Bacana demais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você também precisa conhecer o projeto do paranaense Diego Saldanha, que montou uma ecobarreira em um trecho do rio Atuba, que fica em Curitiba. Além de recolher plástico, ele recicla os resíduos e transforma em brinquedos para crianças carentes!

FONTE: Conexão Planeta

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,092,607FãsCurtir
2,671,438SeguidoresSeguir
22,313SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino resgatado desnutrido da Nigéria e adotado em 2016, hoje tem vida cheia de amor

Muita gente se comoveu com a história do Hope, um garotinho que foi abandonado pelos pais, na Nigéria, pois pensavam que ele era bruxo....

Jovem de SC faz live de jogos para ajudar a família e recebe doação anônima de R$ 900 mil ao vivo

Leonardo Kuhn faz lives há 1 ano na plataforma Twitch, jogando na internet com a finalidade de arrecadar dinheiro para o tratamento do irmão...

Pequena índia esbanja fofura ao mostrar com orgulho a cultura do seu povo (MS)

Joelaine da Silva Cotócio, de 3 anos, é dona de uma simpatia maior que ela. A pequena índia mostra pra todo mundo, como tem...

Menino de 11 anos doa 22 mil fraldas para mães solteiras usando dinheiro da sua barraca de limonada

Cartier Carey, de 11 anos, recentemente deu um super exemplo pra todos nós. Ele usou todo o dinheiro da sua barraquinha de limonada para...

Professor vai todos os dias até lan house para dar suas aulas online para seus alunos

A gente tem visto como os professores têm passado alguns perrengues nessa pandemia para não deixar os alunos sem estudo. Recentemente, uma imagem de...

Instagram

Estudantes do PA criam ecobarreira que impede plástico de chegar ao oceano e são finalistas em prêmio mundial 1