Estudantes do PA criam ecobarreira que impede plástico de chegar ao oceano e são finalistas em prêmio mundial

Uma equipe de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), criou uma ecobarreira que bloqueia o lixo plástico nos córregos e canais das cidades. A invenção evita que os resíduos cheguem aos rios e, depois, desemboquem nos oceanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto que é liderado pela Larissa Peniche, de 23 anos, aluna de Engenharia Civil na UFPA, teve sua importância reconhecida e chegou até a final do desafio “1 Race 4 Oceans”, da competição Enactus World Cup 2020.

ecobarreira

Ecobarreira: solução simples e barata

As ecobarreiras, desenvolvidas pela equipe da Larissa, são produzidas com conexões de tubos plásticos e finalizadas com fios feitos de garrafas PET. Isso reduz consideravelmente a fabricação das peças, o que é um fator muito importante, quando se pensa em distribuição em larga escala.

montagem da ecobarreira

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com os estudantes, a ecobarreira é ainda mais resistente em comparação a alguns modelos que são colocados nos rios atualmente.

Premiação mundial

O projeto Anamã foi escolhido para a competição mundial e disputará a vitória com mais 106 ideias, de jovens estudantes do mundo inteiro.

A Ford é uma das apoiadoras da equipe e está ajudando os estudantes na construção de novas ecobarreiras, que ficarão prontas até o final do ano. Também será construído um um centro de beneficiamento de plástico, o primeiro da Amazônia, de forma que os plásticos recolhidos sejam bem direcionados, evitando que eles voltem para a natureza.

O ganhador do “1 Race 4 Oceans” será anunciado nesta sexta-feira, dia 11, a partir das 13h (horário de Brasília). A equipe vencedora receberá um prêmio de 25 mil dólares.

Como não torcer por esse projeto?! Bacana demais!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você também precisa conhecer o projeto do paranaense Diego Saldanha, que montou uma ecobarreira em um trecho do rio Atuba, que fica em Curitiba. Além de recolher plástico, ele recicla os resíduos e transforma em brinquedos para crianças carentes!

FONTE: Conexão Planeta

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Alunos estão transformando tampinhas em um laboratório de ciências

Os alunos da Escola Municipal Francisco Frömming, na zona rural de São Lourenço do Sul (RS), estão arrecadando tampinhas plásticas que serão vendidas para...

Jovem cientista brasileiro desenvolve dispositivo de comunicação para pessoas em coma

O jovem estudante brasileiro Luiz Fernando da Silva Borges tem pouca idade mas já coleciona grandes conquistas dentro da neuroengenharia. Aos 18 anos, ele...

Episódio final de ‘My Little Pony’ apresenta seu primeiro casal lésbico

O desenho animado My Little Pony: A Amizade é Mágica, uma das mais populares e bem recepcionadas séries infantis do momento, deu um passo enorme...

Freira argentina cria projeto e constrói casas exclusivas para mulheres trans em vulnerabilidade

A Mónica Astorga teve uma iniciativa muito linda e importante. Ela criou um projeto social que beneficia mulheres trans da Argentina. Com isso, ela...

Instagram

Estudantes do PA criam ecobarreira que impede plástico de chegar ao oceano e são finalistas em prêmio mundial 3