Após campanha, estudantes reduzem em 70% volume de lixo descartado inadequadamente

Alunos do 6º do Ensino Fundamental do Colégio Marista Glória, em São Paulo, reduziram em 70% o volume de lixo descartado em locais inapropriados. Para isso, lançaram uma campanha: ‘Lixo no lixo, Glória no Capricho’.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tudo partiu da observação dos alunos sobre o ambiente escolar e do desejo de transformação de hábitos inadequados em relação ao descarte de resíduos. A ideia da campanha surgiu durante os intervalos e no horário das refeições no Colégio.

Leia também: Família de recicladores acha R$ 9 mil no lixo e devolve aos donos

Os estudantes notaram que muitos colegas não davam a devida importância para o descarte correto de materiais recicláveis, por exemplo. Foi então que eles começaram a preparar avisos, cartazes, slogans e toda a produção visual da campanha ‘Lixo no lixo, Glória no Capricho’.

Ao final da campanha, que durou dois meses, a equipe de higienização do Colégio constatou a redução de até 70% no volume de lixo descartado em locais impróprios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“O efeito mostra que as mudanças foram significativas, principalmente no envolvimento do grupo de alunos, que se uniram e superaram essa tarefa desafiadora que é a transformação social. Com o desenvolvimento desse projeto, cada um se tornou multiplicador de boas práticas”, observou a professora Márcia Querino Teixeira dos Santos, responsável pelo acompanhamento da campanha.

Leia também: O restaurante que reaproveita quase tudo e quase não produz lixo

A docente aponta ainda o protagonismo e o trabalho em equipe como principais motivadores da ação. “Todas as etapas da campanha foram resolvidas em comum acordo entre os integrantes do grupo. Eles se organizaram na divisão das tarefas que iam desde a produção de conteúdo à intervenção nos espaços, como distribuição de cartazes e avisos nas salas de aula. Acredito que isso reflete a determinação de cada aluno e o comprometimento com o bem-estar socia”.

A ação inédita faz parte da área de Desenvolvimento Acadêmico Pedagógico e Social (DAPS) do Colégio Marista Glória.

Compartilhe o post com seus amigos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

crédito da foto: Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,860,568SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem holandês cria tecnologia para limpar todo o oceano e tem aprovação de especialistas

Um ano após anunciar a criação de um sistema que promete limpar o lixo dos oceanos, o jovem holandês Boyan Slat apresenta os primeiros...

Mulher resgata pit bull que estava deitado em ferrovia segundos antes de um trem passar [VIDEO]

Uma pessoa cheia de empatia sabe que nenhuma vida vale menos do que outra, e sempre em que se é possível ajudar o próximo,...

Em Minas, ciclista encontra conta e dinheiro em estrada, paga e entrega o troco

O mundo está cheio de pessoas honestas e nós gostamos de contar histórias de honestidade para lembrar que esses gestos são mais comuns que imaginamos. Há...

Casal do Texas vence Covid-19, câncer e quimioterapia e comemora 46 anos de casamento

Quando Janice e Robert Beecham firmaram o compromisso do “na saúde e na doença” eles realmente falaram sério! Eles completam 46 anos de casados agora...

Fisioterapeuta cria adequador de postura de baixo custo para crianças com doenças congênitas

Feito de papelão, fita adesiva, cabo de vassoura e espaguete de piscina, o adequador ajuda no desenvolvimento motor e cognitivo dessas crianças através do brincar.

Instagram