Estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro constroem carros elétricos

0
848

Por um dia, estudantes de escolas públicas de Magé e Guapimirim, no Rio de Janeiro, trocaram a sala de aula por outro espaço de aprendizagem: a pista do Kartódromo Internacional de Guapimirim.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No dia 01 de novembro, aconteceu o grande encerramento do projeto Desafio 4×4 que, desde maio, tem levado empreendedorismo e engenharia para escolas públicas do interior do Rio de Janeiro, por meio de técnicas e aperfeiçoamento de protótipos de carros elétricos.

Nas aulas, 100 alunos desenvolvem competências nas áreas de tecnologia, empreendedorismo e cidadania, além de aprenderem sobre união e trabalho em equipe.

Estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro constroem carros elétricos 3
Foto: Reprodução

O Desafio 4×4 também aproxima os alunos de escolas públicas de novas tecnologias utilizadas no mercado, e busca auxiliar na redução da evasão escolar por meio de projetos desafiadores e criativos que estimulam os jovens. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, realizado pelo IDEC e com o patrocínio da ENEL.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nesta última etapa, as equipes levaram os carros elétricos para cumprirem uma pista de obstáculos e apresentaram um projeto com proposta empreendedora, com planejamento de marca e ideias para captação de recursos. Na ocasião, simulando uma situação de negócios, foram julgados por uma banca avaliadora em critérios como Engenharia, Marketing e Empreendedorismo.

carros elétricos recebem carga em kartódromo internacional de guapimirim.
Foto: Reprodução

O evento contou com a presença da piloto Bia Figueiredo, mulher pioneira no automobilismo, e de Waldemar Battaglia, coordenador geral do Desafio 4×4 e Coordenador do Brasil do Fórmula 1 in Schools. Além disso, os campeões do Desafio tiveram a oportunidade de conhecer a equipe AMattheis Vogel, de Petrópolis, que está na disputa pelo bicampeonato da Stock Car 2022.

“Os alunos estão muito empolgados com essa última etapa. Desde o início, nós incentivamos o protagonismo dos jovens para estimulá-los a buscarem soluções criativas para os desafios que enfrentarão. O projeto funcionou como um verdadeiro laboratório de empreendedorismo e trabalho em equipe: uma experiência enriquecedora para vida profissional e pessoal”, conta Waldemar Battaglia, coordenador geral do Desafio 4×4 nas Escolas.

*Com informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer mais uma história inspiradora? Então, dá o play!

Perdi minha mãe para o câncer e por isso criei um aplicativo para ajudar outras pessoas com a doença

O César Filho transformou a dor e a saudade em amor. Depois que a mãe dele partiu por conta do câncer, ele criou um aplicativo chamado wecancer para ajudar outras pessoas que estão em tratamento por conta da doenç4.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Publicado por Mais Razões em Sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.