Um grupo de estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá desenvolveu um sistema que ajuda os cegos a escolherem produtos em supermercados.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A ideia é facilitar a vida dos deficientes visuais durante as rotineiras compras de produtos e alimentos, além de prover maior inclusão, segurança e liberdade nestes estabelecimentos.
O sistema foi construído com módulos eletrônicos e sensores ultrassônicos, instalados nas prateleiras, que detectam a presença da pessoa. “Ao se aproximar do sensor, o indivíduo recebe uma mensagem sobre o produto via Bluetooth, por meio de um fone de ouvido”, explica o instrutor do SENAI/Amapá, Heraldo Souza.
Leia Mais
Leia também: Cego cria bengala inteligente que usa Google Maps e sensores para identificar obstáculos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Informações sobre o produto, como seu preço, tipo e data de validade são detalhados por voz.
O dispositivo teve seu primeiro protótipo construído por uma turma do curso de Eletricidade Industrial, do Centro de Formação Profissional de Santana (AP). Foram quatro meses de desenvolvimento.
O estudante Ruan Guimarães, de 21 anos, conta que participar do projeto foi um desafio e uma realização pessoal. “Achei a ideia muito interessante. Eu tinha curiosidade sobre como funcionavam esses sistemas e pude entender na prática. Contribuir com um projeto que beneficia os cegos também me enche de orgulho”, disse.
Leia também: Professora adapta aulas de dança para incluir aluno cego na PB
Compartilhe o post com seus amigos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
- Envie sua história aqui.
Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/CNI
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.