Estudo canadense revela que árvores conseguem se comunicar

0
1169

Um grupo de pesquisadores da área de ecologia da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, revelou que as árvores conseguem se comunicar, assim como ocorre com outros seres vivos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a ecologista florestal Suzanne Simard, a interação das plantas acontece através de uma rede subterrânea de fungos. Por meio dessa simbiose, as plantas conseguem colaborar com o desenvolvimento e crescimento umas das outras.

A descoberta aconteceu a partir de análises microscópicas de pequenas teias brancas e amarelas de origem fúngica no solo das florestas. Durante a interação, as árvores conseguem trocar carbono, água e nutrientes, conforme suas necessidades.

“As grandes árvores fornecem subsídios para as mais jovens através desta rede fúngica. Sem esta ajuda, a maioria das mudas não se desenvolveria”, explicou a cientista em entrevista ao site Ecology.

As árvores mais antigas são chamadas de “árvores-mães”. São elas que gerenciam os recursos de uma comunidade vegetal, através das teias de fungos. Conforme a equipe de Simard, quando uma árvore deste porte é cortada, a taxa de sobrevivência das árvores mais novas diminui drasticamente. A ligação delas foi comparada à sinapse dos neurônios dos seres humanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No vídeo abaixo, Suzanne fala mais sobre a descoberta:

Com informações do CICLOVIVO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.