Estudo comprova que quem tem amigos é mais feliz

A gente sabe que os amigos são a família que escolhemos ter, e que estar perto deles nos faz mais felizes e completos. Essa é uma das coisas que aprendemos sem que ninguém precise nos dizer – nós apenas sentimos que estar cercados daquelas pessoas tão especiais nos dá uma sensação de que a vida vale mesmo a pena.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mas será que a amizade é mesmo capaz de nos fazer mais felizes do que ter um bom emprego, ser feliz na carreira ou conseguir aquela tão almejada segurança financeira? A resposta é SIM!

Uma pesquisa feita na Universidade de Harvard, em Boston, investigou durante 75 anos (isso mesmo, você não leu errado) qual o segredo da felicidade. O estudo foi feito com mais de 700 pessoas divididas em dois grupos formados por estudantes de Harvard e moradores das cidades vizinhas a Boston. Além das pessoas selecionadas, as famílias dos participantes também foram monitoradas em entrevistas realizadas a cada dois anos, exames médicos e experiências de interação com outras pessoas.

Pesquisa comprovou o poder do afeto

O psiquiatra Robert Waldinger, um dos diretores do estudo, teve acesso a dados sobre a verdadeira felicidade e a sensação de satisfação. No TED “Do que é feita uma vida boa?”, ele lançou a pergunta “Se você hoje fosse investir no seu melhor ‘eu’ futuro, no que você colocaria seu tempo e energia”? A resposta nos dá, sim, razões para acreditar ainda mais no poder do afeto, já que ela não tem nada a ver com dinheiro, carreira ou status: são as relações pessoais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Do ponto de vista da psicologia, se socializar é fundamental para nos mantermos saudáveis e felizes. “É muito importante a busca e a manutenção da amizade. Somos seres sociais, não nascemos para viver isolados”, diz a psicóloga especialista em psicologia clínica e hospitalar Thabata Fonseca, que atende por vídeo-chamada pelo Zenklub.

Dentre as pessoas avaliadas no estudo, quem criou laços com outras pessoas viveu mais – e viveu melhor. O afeto compartilhado é o maior sucesso que alguém pode ter. Investir em amigos, família e amores é o melhor que você pode fazer por si mesmo (depois, é claro, de investir em você e no seu bem estar).

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,269,708SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cão se sente culpado por ter roubado brinquedo de bebê e pede desculpas de forma adorável

Já postamos várias vezes aqui no RPA, histórias de animais que mostram ter sentimento e compaixão com outras espécies, incluindo a humana. Pois vejam esse...

Drone inteligente e do bem: ele consegue plantar 1 bilhão de árvores em 1 ano

O drone veio para ficar, e tem sido usado das mais diversas formas possíveis para registrar ângulos inusitados de uma cena ou até entregar...

Veja o que crianças japonesas fizeram ao ver que uma pessoa deixou a carteira cair no chão

Já falamos inúmeras vezes de como temos confiança que as crianças são nosso melhor futuro. Seja pela clareza com que elas estão lidando com...

Babá doa parte do fígado para salvar bebê que conhecia há 3 semanas

Um gesto de amor que nem o tempo consegue explicar.

Menino com paralisia cerebral emociona como noivinho em casamento [VÍDEO]

Davi, de seis anos, foi pajem no casamento da sua fisioterapeuta, Eduarda Borghezan, com Antônio Abianco. A internet não está sabendo lidar com o...

Instagram

Estudo comprova que quem tem amigos é mais feliz 2