Estudo sugere que lembranças boas ajudam a combater doenças como depressão e ansiedade

Pensar nas lembranças boas da vida é um poderoso antídoto para doenças como a depressão e ansiedade, sugere um estudo de pesquisadores da Universidade de Liverpool. Eles concluíram isso através de um método batizado de BMAC (Broad Minded Affective Coping).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os pesquisadores recrutaram 123 voluntários para descreverem sentimentos sobre si mesmos. Os participantes responderam perguntas sobre culpa, prazer, inseguranças, sentimentos autodestrutivos e de conexão e conforto com outras pessoas.

Na segunda parte do experimento, os voluntários receberam instruções para relaxarem e focarem sem si mesmos. Então, os cientistas pediram que os voluntários resgatassem em suas memórias um momento feliz que passaram na companhia de alguém querido e que se concentrassem nos sentimentos bons que a lembrança trazia.

Leia também: Projeto usa impressora 3D para imprimir fotos antigas e reviver memórias das pessoas cegas

Em seguida, eles foram convidados a imaginar o que essa mesma lembrança significava para a pessoa que estava ao seu lado, e analisar o impacto disso na sua própria vida. Os cientistas também deixaram os voluntários à vontade para contemplarem as sensações maravilhosas daqueles sentimentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois dessa dinâmica, onde os participantes despertaram seus melhores sentimentos, eles responderam o formulário BMAC novamente. As respostas negativas foram substituídas por respostas de tranquilidade, afeto, segurança e conforto.

Segundo os cientistas, essa é uma prova de que o método BMAC consegue provocar tipos específicos de emoções ao incentivar imagens mentais por meio de memórias pessoais.

Via

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,845,820SeguidoresSeguir
24,881SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Universidade rompe tradição e permite que atendente de lanchonete seja homenageado por formandos

É a primeira vez, em 45 anos de fundação, que a UniRitter, de Canoas (RS), permite que o homenageado de uma turma de formandos...

Escola revoluciona sala de aula ao colocar crianças e idosos para aprenderem uns com os outros

Idosos possuem uma vida de sabedoria, as crianças têm sede de conhecimento e um conceito revolucionário em sala de aula está trazendo as duas gerações...

Menino com leucemia comemora muito ao descobrir alta de hospital

Um vídeo registrado pela família de Avery Harriman, um menino de 7 anos que passa por um tratamento contra leucemia, mostra o momento em...

Brastemp pede sorrisos por um trânsito melhor em SP

A campanha já é antiga - aconteceu em 2010! - e alguns de vocês já devem conhecer. Mas como aqui é um lugar para...

Mulheres sertanejas de Pernambuco se unem para proteger a caatinga

Sabe o que acontece quando mulheres sertanejas de Pernambuco se unem? Criam um grupo para preservar e reflorestar a caatinga. Conheça o projeto Mulheres na Caatinga. “São as mulheres que...

Instagram

Estudo sugere que lembranças boas ajudam a combater doenças como depressão e ansiedade 3