Estudo sugere que lembranças boas ajudam a combater doenças como depressão e ansiedade

Pensar nas lembranças boas da vida é um poderoso antídoto para doenças como a depressão e ansiedade, sugere um estudo de pesquisadores da Universidade de Liverpool. Eles concluíram isso através de um método batizado de BMAC (Broad Minded Affective Coping).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os pesquisadores recrutaram 123 voluntários para descreverem sentimentos sobre si mesmos. Os participantes responderam perguntas sobre culpa, prazer, inseguranças, sentimentos autodestrutivos e de conexão e conforto com outras pessoas.

Na segunda parte do experimento, os voluntários receberam instruções para relaxarem e focarem sem si mesmos. Então, os cientistas pediram que os voluntários resgatassem em suas memórias um momento feliz que passaram na companhia de alguém querido e que se concentrassem nos sentimentos bons que a lembrança trazia.

Leia também: Projeto usa impressora 3D para imprimir fotos antigas e reviver memórias das pessoas cegas

Em seguida, eles foram convidados a imaginar o que essa mesma lembrança significava para a pessoa que estava ao seu lado, e analisar o impacto disso na sua própria vida. Os cientistas também deixaram os voluntários à vontade para contemplarem as sensações maravilhosas daqueles sentimentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois dessa dinâmica, onde os participantes despertaram seus melhores sentimentos, eles responderam o formulário BMAC novamente. As respostas negativas foram substituídas por respostas de tranquilidade, afeto, segurança e conforto.

Segundo os cientistas, essa é uma prova de que o método BMAC consegue provocar tipos específicos de emoções ao incentivar imagens mentais por meio de memórias pessoais.

Via

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,275,963SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Final da Libertadores terá ingresso solidário e renda será doada para instituições de combate à Covid-19

Palmeiras e Santos disputarão a final da Libertadores sem público, mas a Conmebol, organizadora do torneio, irá vender ingressos solidários. A renda será doada...

Aparelho inventado por mecânico diminui drasticamente os riscos na hora do parto

Mesmo com todos os avanços da medicina ao longo dos anos, o parto ainda é uma condição de risco para todas as mulheres. Principalmente...

Mulher tem casa invadida por bode que seria sacrificado e ‘adota’ o animal

Ela tomou um susto ao encontrar o animal escondido em seu banheiro!

Menino pinta incríveis retratos de animais para alimentar cães e gatos de abrigo

Pavel Abramov, que mora em Arzamas, na Rússia, pinta incríveis e caprichados retratos de animais. Em seguida, os vende ou os troca por ração para alimentar cães e gatos de um abrigo.

Revista transforma camisas de time em batas de hospital para dar força a crianças

Em momentos de dificuldade, nada pode ser mais poderoso para uma criança do que usar sua imaginação. Por meio dela, momentos inquietantes e difíceis...

Instagram

Estudo sugere que lembranças boas ajudam a combater doenças como depressão e ansiedade 3