Estudo sugere que lembranças boas ajudam a combater doenças como depressão e ansiedade

0
1721

Pensar nas lembranças boas da vida é um poderoso antídoto para doenças como a depressão e ansiedade, sugere um estudo de pesquisadores da Universidade de Liverpool. Eles concluíram isso através de um método batizado de BMAC (Broad Minded Affective Coping).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os pesquisadores recrutaram 123 voluntários para descreverem sentimentos sobre si mesmos. Os participantes responderam perguntas sobre culpa, prazer, inseguranças, sentimentos autodestrutivos e de conexão e conforto com outras pessoas.

Na segunda parte do experimento, os voluntários receberam instruções para relaxarem e focarem sem si mesmos. Então, os cientistas pediram que os voluntários resgatassem em suas memórias um momento feliz que passaram na companhia de alguém querido e que se concentrassem nos sentimentos bons que a lembrança trazia.

Leia também: Projeto usa impressora 3D para imprimir fotos antigas e reviver memórias das pessoas cegas

Em seguida, eles foram convidados a imaginar o que essa mesma lembrança significava para a pessoa que estava ao seu lado, e analisar o impacto disso na sua própria vida. Os cientistas também deixaram os voluntários à vontade para contemplarem as sensações maravilhosas daqueles sentimentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois dessa dinâmica, onde os participantes despertaram seus melhores sentimentos, eles responderam o formulário BMAC novamente. As respostas negativas foram substituídas por respostas de tranquilidade, afeto, segurança e conforto.

Segundo os cientistas, essa é uma prova de que o método BMAC consegue provocar tipos específicos de emoções ao incentivar imagens mentais por meio de memórias pessoais.

Via

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.