Evento promove sustentabilidade e investe em ideais ecológicos

Clique e ouça:

O Evento Casa Aberta 2018 aconteceu no Senac de São Miguel Paulista no sábado, dia 18 de agosto e trouxe mais do que apenas ideais ecológicos e sustentáveis; foi bem além disso. A primeira vez que esse tipo de evento estreou foi em 2016, quando era realizado em novembro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo o docente César Almada, a data mudou por conta das festividades, já que as pessoas acabavam se esquecendo do evento já no ano seguinte. Recheado de oficinas prontas para ensinar e entreter alunos ou não da unidade, o Senac conseguiu promover um ambiente benéfico capaz de integrar um grande público. Desde aulas de culinária com a chef Mônica Rangel e César até oficinas para aprender a costurar, o evento foi cercado pelo modo sustentável de ser, trazendo aquele ar diferenciado.

Com algodão doce, pipoca, picolé, música ao vivo e uma ampla praça coberta por obras de arte feitas com grafite, o Senac conseguiu deixar todos interessados pelo ambiente agregador. Isso sem falar das mulheres que estavam lá vendendo suas próprias verduras. Segundo César Almada, “A ideia é que as pessoas consigam produzir com o que é oferecido no local onde elas estão sem ter que se deslocar para o centro onde tem muita confusão.’’ Foi o próprio Senac que as trouxe para perto, sem falar de todos os outros estabelecimentos como restaurantes e lojinhas que cercam o local.

Relacionado: Casal transforma garagem numa horta comunitária em SP e o resultado é maravilhoso

De todos, esse com certeza é o Senac mais completo se você for pensar em infraestrutura. Lá, na grande área externa, é possível ver vários vasos com alecrim, salsinha, cebolete, entre outros, que os alunos que participam de aulas de gastronomia utilizam. Falando nisso, quem é apaixonado por esse ambiente da cozinha, se encantaria com a encontrada na escola. Enorme, todos que entraram nela no dia 18 colocaram a touca no cabelo para evitar que os fios caíssem em cima da comida e se sentaram diante da chef Mônica que faria uma receita diferente: pastel de angú.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

evento Senac
Professora do Senac dança durante evento com música ao vivo.

Cada aluno recebeu a receita em mãos e ela começou a aula introdutória falando sobre seu passado. Direto de Visconde de Mauá, Mônica revelou ter aberto uma papelaria, uma loja de presentes e até mesmo uma loja de chocolates na região e foi a primeira a fazer isso por lá. Ela, assim como César, priorizam a utilização de alimentos puramente orgânicos e naturais para serem usados nas receitas. E parece que esse ideal é muito bem aproveitado por todos não só nos dias de evento, mas todos os dias em que as aulas ocorrem lá.

Sorrisos e boas impressões não faltaram em nenhum momento. Das 10h às 16h, as pessoas continuaram presentes e de olhos bem abertos para aprenderem cada movimento e detalhe sobre tudo o que era apresentado no evento. Oficinas de todos os tipos ensinaram as pessoas a tirarem fotos, a cozinhar, a costurar e a ser mais ‘ecológico’.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

evento Senac
Alunos participam de oficina de culinária durante evento do Senac em São Miguel Paulista.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo César Almada, a grande maioria dos alunos que estudam lá são bolsistas, já que essa é a grande proposta do Senac. Além disso, há também diversos cursos gratuitos que tem o simples objetivo de oferecer conhecimento para todos, inclusive os que não podem pagar por ele.

A ideia é verdadeiramente uma aposta com grandes ideais da escola e, que, novamente, no ano que vem, trará mais oportunidades e mais histórias para contar, promovendo a sustentabilidade e o uso de produtos naturais em sua estrutura única.

Fotos: Beatriz Ponzio.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,026,080FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
11,926SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Brasileira voluntária da 2ª Guerra Mundial é hoje voluntária na luta contra o Coronavírus

A dona Blandina era adolescente quando confeccionou luvas para os soldados brasileiros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Lá se...

Jovens antecipam casamento após saber que um deles tem apenas 5 meses de vida

Se você, assim como eu, se acabou de chorar vendo "Um amor para recordar" lá em 2002, se prepare: essa história é real, e...

Policiais unem-se a manifestantes em ato contra racismo e violência, nos EUA

É preciso tomar muito cuidado com generalizações, afinal, a profissão e a raça de uma pessoa não podem a definir. E para provar isso, diversos...

Batismo de bebê conta com bençãos de familiares católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas

Quando completou três meses de vida, o pequeno Iago recebeu as bençãos de sua família, cada qual à sua maneira: uma avó é católica,...

Surfistas vão todos os dias à praia para salvar vidas e recebem gratidão de banhistas

Só quem já passou pelo susto de perder o controle ao nadar em um mar ou uma piscina sabe o tamanho do alívio quando...

Instagram