O catador de latinhas Mário Jorge Carneiro dos Santos, 58 anos, vestiu-se com a melhor roupa que tinha – um terno bege, camisa e gravata azul – para confirmar a conquista de uma vaga no processo seletivo da Prefeitura de Brusque, onde foi admitido como servente de serviços gerais da Escola Hilda Anna Eccel (Senac).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Após fazer o exame médico, Mário, que mora no albergue municipal da cidade catarinense, recebeu o documento que atestava: agora ele é um servidor público.
Orgulhoso pela conquista, o catador afirma que não trabalha com carteira assinada há cerca de dois anos, quando exercia a profissão de ajudante de caminhão em uma distribuidora de bebidas.
Ao ser dispensado, Mário diz ter entregue dezenas de currículos na esperança de ser contratado por uma nova empresa, mas a exigência em ter uma residência física era o fator decisivo para nunca o chamarem.
Leia Mais
Leia também: Electrolux cria curso profissionalizante e traz consciência para o desperdício de alimentos
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Natural de Belém do Pará (PA), o ex-catador é filho de um pai alcoólatra na qual nunca teve muito contato, e após perder a mãe, largou a família que morava no Rio de Janeiro, viajando para Florianópolis para tentar a sorte e melhorar de vida.
Sem sucesso na busca por um emprego na capital, decidiu mudar-se para Brusque, onde chegou no dia 8 de setembro. Detalhe: todo o trajeto foi feito a pé. “Foram três dias e três noites andando”, relembra.
Sobre a cidade de Brusque, Mário é só elogios. “Conheço oito estados, mas nunca estive em um lugar como aqui. Quando cheguei, olhei a rua e vi tudo limpinho”, recorda. Santos afirma deixar tudo nas mãos Deus, que sempre o guiou. “A ficha ainda não caiu. Agora vou deixar a oportunidade de catar latinhas para outra pessoa. Estou contente. Tenho certeza que minha mãe esta me vendo agora. Ela está comigo. Sempre esteve”, declara.
O vice-prefeitio da cidade, Ari Vequi, ao tomar conhecimento da história e força de vontade de Mário, fez questão de cumprimentá-lo e saudá-lo pela conquista da vaga no serviço público.”Seja bem-vindo! Desejamos muitas alegrias nessa nova etapa”, afirmou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ele salienta que o serviço realizado pela Secretaria de Assistência Social foi fundamental para ressocializar o ex-catador de latinhas e demais moradores que se encontravam em situação de rua no município.
Garantir oportunidades a pessoas que precisam é essencial para o reinserimento e ressocialização de indivíduos vulneráveis e marginalizados. Parabenizamos a Prefeitura de Brusque por serem sensíveis às necessidades dessas pessoas!
Leia também: Fábrica da Electrolux em São Carlos reduz em 99% o envio de resíduos orgânicos para aterro
Compartilhe o post com seus amigos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: O Município
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.