A ex-empregada doméstica Andreia Tavares, 31 anos, é fonte de uma história incrível de perseverança e superação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Recentemente, ela se formou em Direito, passou no exame da OAB, fez concurso para a Polícia Militar de Goiás e se tornou aspirante a oficial (estágio preliminar antes de se tornar tenente).
Em 2003, então com 15 anos, ela deixou seu estado-natal, o Pará, ao lado do marido e de seu filho de um ano em busca de melhores condições de vida.
José Francisco, esposo de Andreia, trabalha como gari para a Prefeitura de Goiânia (GO) e relata que era comum pegar livros do lixo para a mulher, que os lia no barraco de lona onde viviam, sem banheiro, sem condições de pagar aluguel.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Eram livros literários. Eu lia todos. Isso me ajudou a obter uma nota 890 na redação do ENEM e fez a diferença para ganhar a bolsa 100% do curso de Direito”, conta Andreia.
Quando a situação financeira da família melhorou, eles conseguiram se mudar para um cômodo de 30 metros quadrados com uma cama e um fogão; eles guardavam as roupas e utensílios de cozinha em caixas de papelão.
Andreia trabalhou como empregada doméstica por sete anos, sempre de olho no sonho de ingressar na faculdade. De dia, ela limpava casas, à noite, passava horas lendo livros. Sua avidez pela leitura lhe rendeu bons frutos.
Com um bom desempenho no Enem, a ex-doméstica conseguiu uma bolsa de estudos com 100% de desconto pelo ProUni e ingressou na faculdade de Direito. Após, passou no exame da OAB.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Logo prestou concurso para a Polícia Militar de Goiás para os cargos de cadete e soldado. Concorrendo com outras duas mil mulheres, passou nos dois.
O Razões e o Educa Mais Brasil te ajudam a conseguir bolsa de estudo para cursos técnicos e profissionalizantes, cursos de idiomas, entre outras, clique aqui.
Efetivada, Andreia, José Francisco e o filho, Cristhyan Tavares, 16 anos, vivem uma vida tranquila e cheia de gratidão. “Somos felizes demais. Desde que entrei na Polícia Militar, a nossas vidas mudaram para melhor… Hoje temos casa própria, tenho um carro pra andar… meu esposo tem uma moto. A qualidade de vida é outra”, agradece.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com o caminho bem-sucedido percorrido pela esposa, agora é a vez de José Francisco, 37 anos, se dedicar aos estudos.
“Vai voltar sim. Ele só tem a 8ª série, mas vai fazer o EJA – Educação de Jovens e Adultos. Faculdade ele ainda não decidiu, por enquanto ele quer terminar o ensino médio”, concluiu Andreia, animada.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: SNB/Fotos: Arquivo pessoal
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.