Ex-faxineira realiza sonho de ser professora e transforma vida de crianças de comunidade

Margarida Minervina da Silva nasceu em São Julião, no Piauí. Ainda pequena, ela se mudou com a família para Ceilândia, no Distrito Federal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

  • O livro Seu Sonho tem Futuro veio para que você viva seu sonho e crie renda extra, sem gastar dinheiro próprio!

Ela se casou aos 16 anos e, aos 18, se formou no magistério. Ela já poderia dar aulas, mas escolheu cuidar da criação de um casal de filhos. Aos 23 anos, mudou-se para Brasília para trabalhar como professora.

Mas, chegando lá, o máximo que encontrou foi um trabalho como gari. “O primeiro emprego foi de gari, varrendo rua”, disse ela em entrevista ao ‘Fantástico’, da Rede Globo, no domingo (8). Até faxina em cemitério ela fez – lavava cada túmulo por apenas R$ 1.

margarida1

O tempo passou e, hoje, “Margarida do Primo”, como é conhecida, trabalha como professora. Ela recebe de salário pouco mais de R$ 500 na escola onde trabalha, na ocupação Sol Nascente – a segunda maior favela do país, ficando atrás apenas da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É lá que Margarida mora e também dá aulas de reforço para crianças de escolas públicas em uma escolinha que fica lado do barraco que ela comprou com o dinheiro das faxinas. E ela faz tudo de graça, sem cobrar nenhum tostão.

margarida3

“Todo mundo é capaz por igual, só que cada um tem o seu tempo, eu aprendo de uma maneira, você aprende de outra”, disse Margarida.

A inspiração veio do pai agricultor e analfabeto. “Ele me ensinou que a gente tem que ter uma raiz. Que sem a raiz, a espiga de milho, os caroço (sic) ia ser tudo fraco. Mas se eu tiver raiz, cada carocinho da espiga de milho, ela vai ser forte e vai servir de alimento para outros. Então, se eu sei, eu sou o alimento de muitos”, ensinou.

margarida5

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

margarida4

Assista à reportagem completa aqui.

E se você também tem um sonho, este livro te ajudará a dar o próximo passo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,261,441SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Funcionários raspam cabeça em solidariedade à colega de trabalho que luta contra o câncer

Os funcionários da Casa da Lavoura de Jaru, em Rondônia, especializada em produtos agropecuários, rasparam a cabeça em solidariedade à colega de trabalho Lorena...

Estudantes espalham cartazes contra homofobia na escola após colega sofrer ofensas

“Me senti acolhido e foi importante porque parecia que todo mundo estava contra mim.”

Pai larga profissão e vira engenheiro para construir prótese para filho que teve o braço amputado

O parto do pequeno Sol Ryan não aconteceu da melhor maneira. Ele nasceu em uma posição inadequada e com o braço esquerdo torcido. Um...

Mãe cria suporte para seu filho com paralisia cerebral andar junto com ela (e virou um negócio!)

Quando me refiro dizendo que todos somos designers, alguns ficam indignados. Mas acredito muito nisso. Não precisa ter estudado design para ter a mente...

Twitaço #OrgulhoDaMinhaHistoria doará 1 real para ONG LGBT a cada tweet

Para cada tweet publicado com a hashtag #OrgulhoDaMinhaHistoria, 1 real será revertido ao Centro de Acolhimento LGBT Casa 1.

Instagram