Ex-soldado da 2ª Guerra Mundial reencontra crianças italianas que salvou 77 anos atrás

Quase oitenta anos depois de salvar três crianças em apuros, um ex-soldado veterano da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) pôde reencontrá-las em Bolonha, no norte da Itália.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após um abraço comovente, o americano Martin Adler e os irmãos Bruno, Mafalda e Giuliana Naldi recriaram uma foto em preto e branco que tiraram no distante ano de 1944.

Por todo esse tempo, Martin, hoje com 97 anos guardou a fotografia em sua casa como um verdadeiro tesouro da guerra.

ex-soldado segunda guerra mundial reencontra crianças que salvou

O reencontro histórico aconteceu no fim de agosto, quando o ex-soldado viajou mais de 8 mil km até a região de Emília-Romanha desejoso de matar a saudade das “crianças” – todas elas com mais de 80 anos atualmente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tudo foi possível graças à filha de Martin, que trabalhou por meses para realizar o antigo sonho do pai. Com o auxílio de um jornalista italiano especializado na segunda grande guerra, foi possível encontrar o trio de irmãos.

ex-soldado segunda guerra mundial reencontra crianças que salvou

Anos de guerra

Um ano antes do fim da guerra, em outubro de 1944, os países Aliados (EUA, Inglaterra, França e União Soviética) fizeram uma ofensiva na cidade de Cassano di Monterenzio, no sul de Bolonha.

Os soldados foram instruídos a fazer uma busca de porta em porta atrás de militares alemães. Todos andavam cautelosos até que viram um objeto que parecia uma caçamba coberta se mover.

Sem pensar duas vezes, eles se prepararam para atirar contra ela, pensando se tratar de algum alemão escondido. Foi aí que uma mulher desesperada surgiu e se colocou à frente deles.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aos prantos, ela gritava “bambini, bambini, bambini”, que significa crianças em italiano.

Da caçamba, surgiram 2 meninas e 1 menino assustados. Era, na verdade, um berço protegido com vime pela mãe quando viu a ação dos militares.

Heroína da história

Ao ver as crianças, Martin – à época com 20 anos, – baixou a arma imediatamente, orientando o colega a fazer o mesmo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Depois, conversou com as crianças, tranquilizando-as, e pediu para tirar uma foto com elas. O momento ficou imortalizado.

Na imagem, o soldado aparece sorridente ao lado dos três, vestidos impecavelmente. A mesma energia positiva foi registrada agora. “Olhem o meu sorriso”, disse ele, empolgado.

Para Martin, a “mãe destemida” é a verdadeira heroína da história. “Você consegue imaginar se jogando na frente de uma arma e gritando com soldados?“, disse ele em entrevista à Associated Press.

De tudo que vivenciou na guerra, aquele dia em que conheceu as crianças foi uma das poucas boas lembranças que o veterano guardou. Essa memória ajudou ele durante todas as crises e pesadelos causados pelos traumas passados.

Em entrevista à AP, Giuliana Naldi, a caçula dos irmãos, conta que se recorda do momento. Ela lembra de ter subido e visto que eles sorriam de alívio por não terem atirado, mas era tão pequena que não se deu conta, no dia, do perigo que correu.

Ainda assim, Giuliana até hoje guarda uma memória gostosa: os chocolates que recebeu dos soldados depois do susto.

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 6º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Fonte: Aventuras na História
Fotos: The Times / Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,970,136SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Juiz interrompe audiência de conciliação para pai poder acompanhar o nascimento da filha

Esbanjando sensibilidade, um juiz interrompeu uma audiência de conciliação para que o autor do processo pudesse aproveitar cada segunda do nascimento de sua filha. Huan...

Gêmeos que já ganharam 62 medalhas de matemática ganham bolsa de estudo

Dizem que irmãos gêmeos possuem muitas características em comum, fora a aparência. Alguns chegam a afirmar que sentem exatamente o que o outro sente...

Papai Noel visita crianças com câncer e também fica careca para mostrar que é igual a elas

Mais do que presentear as crianças, o Papai Noel corta seu cabelo para mostrar que ele é igual a elas.

Depois de anos vivendo em abrigos garoto se emociona ao ganhar quarto inteiro decorado

Sempre devemos ser gratos a tudo que temos na vida, pois com certeza existem muitas pessoas que não têm nem metade do que temos....

Senhor está aprendendo a maquiar sua esposa antes que ela fique cega

A gente adora ver essas histórias de amor que sobrevivem ao tempo para poder compartilhar com vocês! Há tanta gente desacreditada no amor e...

Instagram