Cientistas desenvolveram exame que detecta Alzheimer 10 anos dos sintomas

Não temos vacinas ou medidas preventivas, então você pode ter Alzheimer ou não. E nenhum exame que detecta Alzheimer havia sido desenvolvido antes.

Mas e se pudéssemos ter um exame que detecta Alzheimer antes de seus sintomas começarem a aparecer, não só dar aos pacientes a chance de retardar a progressão, mas também dar aos pesquisadores melhor visão sobre como ela se desenvolve?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As chances de cura de uma doença aumentam quando ela é diagnosticada no seu estágio inicial. Mas, os cientistas avançaram tanto nas suas pesquisas que hoje é possível diagnosticar algumas doenças antes mesmo delas se manifestarem.

Com o nome de “Leve Comprometimento Cognitivo de Alzheimer” (MCI, na sigla em inglês), o novo teste foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Rowan, nos Estados Unidos. Ele é realizado com um simples exame de sangue.

Os investigadores identificaram os 50 melhores biomarcadores de auto-anticorpos para MCI e outras doenças diagnosticadas em seus participantes, e quando os usaram para analisar as amostras de sangue, descobriram que eram 100% precisos na taxa global de precisão, sensibilidade e especificidade na detecção de amostras de sangue com MCI.

Usando este método, o teste também foi bem sucedido na detecção de Alzheimer precoce e moderado (98,7%), da fase inicial do Parkinson (98%), esclerose múltipla (100%) e câncer da mama (100%).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Pelo nosso conhecimento, esta é a primeira análise de sangue utilizando biomarcadores de auto-anticorpos que podem detectar com precisão a doença de Alzheimer em um ponto mais cedo no decurso da doença, quando os tratamentos são mais suscetíveis a serem benéficos – isto é, antes que uma devastação muito grande do cérebro ocorra”, diz Robert Nagele, membro da equipe que concebeu o teste.

O teste distingue o Alzheimer de outros casos similares de declínio mental causados, por exemplo, por problemas vasculares, depressão crônica, abuso de álcool e efeitos colaterais de certas drogas. Ele utiliza uma série de microarranjos de proteínas humanas para atrair auto-anticorpos no sangue que podem estar ligados à doença.

Leia também:

Empresa recria portas de idosos internados com demência para que possam se sentir em casa

Projeto restaura brinquedos para incentivar a doação de órgãos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Jogo de palavras-cruzadas te coloca lugar de pessoas com Alzheimer

Com a doença afetando aproximadamente 5,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos, incluindo quase metade da população com 85 anos ou mais, precisamos de testes como este. E quem sabe? Talvez se nós começarmos a conhecer melhor a doença de Alzheimer nos seus estágios iniciais, poderemos simplesmente ser capazes de descobrir como ela começa e como preveni-la.

Com informações do SóNotíciaBoa e Science Alert.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,850,069SeguidoresSeguir
24,944SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Primeira educadora do país com Síndrome de Down ganha prêmio nacional de educação

No fim do mês passado, a professora potiguar Débora Seabra, de 33 anos, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de 2015, em Brasília, como a...

Deputado australiano pede namorado em casamento em pleno Parlamento

Na Austrália, assim como em outros diversos países do mundo, está com um projeto de lei para garantir o direito matrimonial para homossexuais –...

Marido cria cadeira especial para esposa continuar desbravando montanhas

A cada trilha, pico e montanha, o amor do casal renasce mais forte.

Homem entra em bueiro e salva cachorrinha atropelada em Campo Grande (MS)

Uma cadelinha foi atropelada enquanto atravessava uma rua no bairro Portal Panamá (MS) e acabou caindo em um bueiro. Mesmo com a chegada dos...

Secretamente, fotógrafo registra pedidos de casamento em Nova York

As histórias captadas espontaneamente são sempre as mais emocionantes e interessantes, por isso o que acontece nas ruas é sempre maravilhoso quando acontece um...

Instagram

Cientistas desenvolveram exame que detecta Alzheimer 10 anos dos sintomas 3