Um Experimento da Heineken, baseado em ciência comportamental, mudou o comportamento de 25% dos motoristas que iriam beber álcool e dirigir.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Pioneira no Brasil, a ação já aconteceu em outros países e faz parte da iniciativa global When You Drive Never Drink, que há três anos atua na conduta dos motoristas que misturam álcool e direção.
De acordo com pesquisa global realizada anteriormente, 68% dos motoristas entrevistados bebem álcool antes de dirigir: 49% das vezes se deixam levar pelo momento devido à pressão dos amigos (peer pressure).
Leia também: Idosa que era carregada por motorista ganha cadeira de rodas
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O intuito do Experimento no Brasil era provar que aplicando estímulos simples é possível fazer que o condutor reflita sobre a decisão correta a ser tomada quando está ao volante, transformando também o peer pressure em pressão ao incentivo (peer support).
Realizada em 18 bares de São Paulo e Porto Alegre ao longo de duas semanas, no ano passado, a pesquisa analisou condutores de ambos os sexos. A primeira semana foi dedicada ao controle, que avaliou o consumo e comportamento real das pessoas sem a intervenção da marca.
Já na outra semana, os estabelecimentos receberam 18 intervenções, chamados nudges, criados especialmente para conscientizar, encorajar e apoiar os motoristas a não ingerir bebidas alcoólicas e dirigir: distribuídos desde o vallet, entrada, mesa, banheiro, até o discurso dos garçons.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para auxiliar na decisão de mudança de comportamento, a marca também desenvolveu um cardápio especial para condutores com drinks sem álcool e estimulou as pessoas a assumir um compromisso público assinando o “juramento do motorista”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Motorista de ônibus para veículo e ajuda homem cego a atravessar a rua
Todos que assinaram recebiam uma gratificação imediata oferecida pela marca, trabalhando desta forma o viés do presente: técnica adotada em intervenções comportamentais em todo mundo que consiste na percepção do valor de uma decisão e no ganho de uma recompensa para o futuro.
Resultados
Durante o controle realizado entre os dias 3 e 5 de outubro foram entrevistados 427 motoristas: 252 em São Paulo e 175 em Porto Alegre; 55,5% assumiram o risco de beber e dirigir.
Duas semanas depois, entre os dias 17 e 19 de outubro, agora com os bares sinalizados com os nudges, foram entrevistados 460 motoristas, sendo constatada uma redução de 25,2% no número de motoristas que beberam e dirigiram, destes 45,3% condutores de Porto Alegre e 12,9% de São Paulo.
Outro apontamento é que os efeitos da intervenção foram maiores dentro do grupo de motoristas que tinham menos de 32 anos de idade, e entre mulheres. A pesquisa ainda avaliou que nos bares mais engajados a cada 100 motoristas, 35 foram impactados a não consumirem álcool naquela noite.
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito das fotos: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.