O racismo infelizmente ainda acontece em diversos países – incluindo o Brasil, e de tempos em tempos vemos vídeos e campanhas que combatem essa postura tão desprezível, como nesse vídeo aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A pergunta que paira no vídeo é: O que você faria se uma pessoa negra te pedisse para traduzir um texto para que ele pudesse entender, pois não conhece a língua local, e esse texto fosse de conteúdo racista contra ele? Uma falsa seleção para um comercial de TV coloca alguns lituanos nessa situação ao traduzir um texto racista para um negro que pediu isso por supostamente não entender muito bem a língua do país.
O resultado é impactante, vou reproduzir aqui as palavras do Wagner Brenner do UOD, que pontuou três coisas:
(1) Mostra bem a diferença entre se expressar pela internet ou se expressar olhando nos olhos de alguém. Vale para qualquer tipo de preconceito ou discriminação. Faz pensar. (2) E apesar de estampar uma coisa tão ruim, mostra o lado bom e humano de todos os que participaram deste experimento, nitidamente comovidos e envergonhados por uma atitude alheia, como se estivessem envergonhados de serem Lituanos. (3) E esse é outro ponto, a noção de grupo e o quanto nos sentimos orgulhosos ou envergonhados pelos que nos representam.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
Todas estas demonstrações de discriminação são condenáveis. Racismos, machismo, sexismo, homofobia e, especialmente, a raiz de todas as descriminações, o especismo. Quando nos ensinaram que o animal humano é mais importante que todos os demais humanos na terra, começamos a aprender que as diferenças físicas valeriam mais do que o próprio dom da vida. Por isso, clamo a todos aqueles que querem dar um passo adiante na ética com relação à todas as criaturas da terra que busque informações sobre o veganismo. Assistam no youtube “A carne é fraca” e “Terráqueos”.
Excelente!
muito bom o video e sim ainda existe racismo no mundo especialmente no brasil
Comments are closed.