Obra de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos

Pintora, desenhista, tradutora, artista plástica… Ela foi de tudo um pouco e revolucionou os movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tarsila do Amaral (1886-1973) é uma das artistas tupiniquins mais importantes da história, e figura prominente no exterior. Aproximando-se do centenário de sua fase mais revolucionária, dentro do movimento modernista, ela segue impactando gerações e movendo multidões.

A exposição ‘Tarsila Popular’, que apresenta sua trajetória e obras importantes, tornou-se a de maior público dos últimos 20 anos do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e possivelmente a mais visitada da sua história, com 402.850 visitantes, tomando o lugar de ninguém menos que o impressionista francês Claude Monet (1840-1926), cujo público em 1997 bateu 395 mil visitantes.

À meia-noite do último dia da exposição, no domingo (28), as galerias seguiam absolutamente lotadas até o apagar das luzes. Mais de 6 mil pessoas foram ao Masp para assistir a retrospectiva da obra de Tarsila, falecida há quase 50 anos.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Professora estimula criatividade dos alunos inspirada no pintor Michelangelo

Muitos queriam contemplar ao vivo e fotografar seu famoso quadro “Abaporu”, talvez o mais importante da história do Brasil – a nossa “Mona Lisa”. O quadro atualmente faz parte do acervo do MALBA, em Buenos Aires.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos
“Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo.” – Tarsila do Amaral

O alcance da exposição é notável, apesar dos números exatos ainda serem imprecisos, pois se referem apenas aos últimos cinco anos da gestão atual.

Leia também: Grafites em salas de aula de escola em Guarulhos (SP) homenageiam personalidades brasileiras

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Números à parte, trata-se da exposição mais popular das últimas décadas no Brasil, e possivelmente de toda a história do museu – apesar do valor considerado ‘salgado’ dos ingressos, vendidos a R$ 40 cada, uma barreira intransponível para boa parte da população.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos
“Quero ser a pintora da minha terra.”

Vivemos em uma época recente de constantes e irracionais ataques à cultura, à ciência e ao intelectualismo. No entanto, ver o alcance da exposição de Tarsila é um sopro fresco e colorido de esperança de que quanto mais se bate em nossa cultura e intelectualidade, mais ela se expande. Dias melhores virão.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/Hypeness

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,751,664SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cientista nordestina cria método que acelera diagnóstico de esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno mental crônico e grave que afeta a maneira como uma pessoa pensa, sente e se comporta. Estima-se que 1%...

Irmãos separados quando eram bebês recém-nascidos se encontram após 50 anos

Cerca de cinquenta anos após serem separados quando eram bebês, três irmãos biológicos que foram adotados por famílias diferentes se reencontraram nesta semana. De acordo...

Batida meta de vaquinha da VOAA para idosa flagrada pescando em rio à procura de comida

Conseguimos, minha gente! Mostramos para a dona Luzia - uma senhora de 60 anos flagrada pescando em um lago em Rio Branco (AC) em...

Moradora de rua que nunca fez as unhas pede ajuda em salão, emociona equipe e é surpreendida

Jéssica tinha um sonho na vida, muitas vezes tão simples e comum para a maioria das mulheres, mas que ela nunca tinha vivenciado. Ela...

Lego lança seu primeiro boneco em uma cadeira de rodas e celebra a diversidade

O mundo dos brinquedos sabe que representatividade é importante. Um sinal disso é que algumas das marcas mais tradicionais do mercado estão diversificando sua...

Instagram