Obra de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos

Pintora, desenhista, tradutora, artista plástica… Ela foi de tudo um pouco e revolucionou os movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tarsila do Amaral (1886-1973) é uma das artistas tupiniquins mais importantes da história, e figura prominente no exterior. Aproximando-se do centenário de sua fase mais revolucionária, dentro do movimento modernista, ela segue impactando gerações e movendo multidões.

A exposição ‘Tarsila Popular’, que apresenta sua trajetória e obras importantes, tornou-se a de maior público dos últimos 20 anos do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e possivelmente a mais visitada da sua história, com 402.850 visitantes, tomando o lugar de ninguém menos que o impressionista francês Claude Monet (1840-1926), cujo público em 1997 bateu 395 mil visitantes.

À meia-noite do último dia da exposição, no domingo (28), as galerias seguiam absolutamente lotadas até o apagar das luzes. Mais de 6 mil pessoas foram ao Masp para assistir a retrospectiva da obra de Tarsila, falecida há quase 50 anos.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Professora estimula criatividade dos alunos inspirada no pintor Michelangelo

Muitos queriam contemplar ao vivo e fotografar seu famoso quadro “Abaporu”, talvez o mais importante da história do Brasil – a nossa “Mona Lisa”. O quadro atualmente faz parte do acervo do MALBA, em Buenos Aires.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos
“Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo.” – Tarsila do Amaral

O alcance da exposição é notável, apesar dos números exatos ainda serem imprecisos, pois se referem apenas aos últimos cinco anos da gestão atual.

Leia também: Grafites em salas de aula de escola em Guarulhos (SP) homenageiam personalidades brasileiras

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Números à parte, trata-se da exposição mais popular das últimas décadas no Brasil, e possivelmente de toda a história do museu – apesar do valor considerado ‘salgado’ dos ingressos, vendidos a R$ 40 cada, uma barreira intransponível para boa parte da população.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos
“Quero ser a pintora da minha terra.”

Vivemos em uma época recente de constantes e irracionais ataques à cultura, à ciência e ao intelectualismo. No entanto, ver o alcance da exposição de Tarsila é um sopro fresco e colorido de esperança de que quanto mais se bate em nossa cultura e intelectualidade, mais ela se expande. Dias melhores virão.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/Hypeness

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,833,091SeguidoresSeguir
24,677SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Novo bichinho virtual só sobrevive se você andar ou correr para “alimentá-lo

Todos sabem o quão loucos ficamos na época dos Tamagotchis, tomo mundo queria ter um. E de fato até hoje a idéia de cuidar...

Autora de “Harry Potter” envia feitiço manuscrito para fã tatuar e se livrar da depressão

A autora da Saga “Harry Potter”, J.K. Rowling, deu mais uma demonstração de carinho com os seus fãs. Ela ficou comovida com o tweet...

Ursinho filhote é resgatado de cativeiro na China e festeja a liberdade

Smudge, esse é o nome do adorável filhote de urso, de apenas quatro meses, que foi resgatado pela organização “Animals Asia”, em Nanning, China....

“Amanhã vou com um maior”, diz jovem que foi à escola usando salto alto após causar polêmica

Empoderado por um salto 12 lacrador, um estudante de Cariacica, no Espírito Santo, sambou na cara do preconceito na escola onde estuda. Ele foi...

Você acha que sabe tocar violão? Então veja esse homem tocar!

Esse vídeo é muito bom. Tanto pela inegável habilidade que essa mulher tem de fazer movimentos super rápidos no violão, quanto pela feição de...

Instagram

Obra de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos 3