Obra de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos

Pintora, desenhista, tradutora, artista plástica… Ela foi de tudo um pouco e revolucionou os movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tarsila do Amaral (1886-1973) é uma das artistas tupiniquins mais importantes da história, e figura prominente no exterior. Aproximando-se do centenário de sua fase mais revolucionária, dentro do movimento modernista, ela segue impactando gerações e movendo multidões.

A exposição ‘Tarsila Popular’, que apresenta sua trajetória e obras importantes, tornou-se a de maior público dos últimos 20 anos do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e possivelmente a mais visitada da sua história, com 402.850 visitantes, tomando o lugar de ninguém menos que o impressionista francês Claude Monet (1840-1926), cujo público em 1997 bateu 395 mil visitantes.

À meia-noite do último dia da exposição, no domingo (28), as galerias seguiam absolutamente lotadas até o apagar das luzes. Mais de 6 mil pessoas foram ao Masp para assistir a retrospectiva da obra de Tarsila, falecida há quase 50 anos.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Professora estimula criatividade dos alunos inspirada no pintor Michelangelo

Muitos queriam contemplar ao vivo e fotografar seu famoso quadro “Abaporu”, talvez o mais importante da história do Brasil – a nossa “Mona Lisa”. O quadro atualmente faz parte do acervo do MALBA, em Buenos Aires.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos
“Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo.” – Tarsila do Amaral

O alcance da exposição é notável, apesar dos números exatos ainda serem imprecisos, pois se referem apenas aos últimos cinco anos da gestão atual.

Leia também: Grafites em salas de aula de escola em Guarulhos (SP) homenageiam personalidades brasileiras

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Números à parte, trata-se da exposição mais popular das últimas décadas no Brasil, e possivelmente de toda a história do museu – apesar do valor considerado ‘salgado’ dos ingressos, vendidos a R$ 40 cada, uma barreira intransponível para boa parte da população.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos
“Quero ser a pintora da minha terra.”

Vivemos em uma época recente de constantes e irracionais ataques à cultura, à ciência e ao intelectualismo. No entanto, ver o alcance da exposição de Tarsila é um sopro fresco e colorido de esperança de que quanto mais se bate em nossa cultura e intelectualidade, mais ela se expande. Dias melhores virão.

Exposição de Tarsila do Amaral supera Monet e se torna mais vista do Masp em 20 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Hypeness/Fotos: Reprodução/Hypeness

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,565,291SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fotógrafo captura cães chacoalhando em câmera lenta

Inspirado em seu próprio animal de estimação, o fotógrafo americano Carli Davidson capturou o momento em que diversos cachorros tentam expulsar a água de...

Primeiro americano a fazer transplante completo de rosto se casa

Dallas Wiens, o primeiro americano a receber um transplante completo de rosto, casou-se no mês passado,  em Fort Worth, no estado do Texas. Wiens casou-se com...

Quanto mais você usar essa ferramenta de busca, mais árvores serão plantadas

Quantas vezes por dia você realiza buscas na internet? Já imaginou se suas buscas pudessem ser revertidas em árvores? O Ecosia é uma ferramenta de...

Veterinária catarinense chega a Brumadinho com 300 kg de remédios doados

Kátia Chubaci é médica veterinária e levantou uma grande doação de remédios em Santa Catarina para tratar os animais atingidos pelo rompimento da barragem...

Sapatos somem e morador descobre que uma raposa é a culpada pelos roubos

Um tipo de furto muito inusitado estava ocorrendo com muita frequência pelo bairro de Zehlendorf, na cidade de Berlim, Alemanha. Diversos moradores notaram que todas...

Instagram