Holanda inaugura fábrica de biogás com capacidade para reciclar 15 milhões de fraldas por ano

Duas empresas holandesas fizeram uma inédita parceria para abrir a primeira fábrica de reciclagem exclusiva de fraldas (infantis e geriátricas) da Europa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A fábrica transformará fraldas usadas em matéria-prima para a produção de biogás, bio grânulos, fertilizantes artificiais e embalagens plásticas reutilizáveis.

Estima-se que até 15 milhões de fraldas por ano possam ser recicladas, poupando toneladas de lixo que iriam para aterros e lixões a céu aberto.

Holanda inaugura fábrica de biogás com capacidade para reciclar 15 milhões de fraldas por ano

De acordo com as empresas Elsinga Beleidsplanning e ARN, o processo de reciclagem ocorrerá a partir da hidrólise térmica sob pressão (TPH).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Desse processo, é possível criar plástico reutilizável e também obter maiores níveis de biogás convertido em energia verde.

No processo para retirar o biogás, se cria os chamados “biogrânulos”, utilizados como biomassa para a geração de energia limpa, que também gera fertilizantes. Uma coisa dá origem a outra!

Além disso, a empresa ARN utiliza vapor para incinerar resíduos de fraldas em vez de utilizar fontes de energia fóssil, o que significa que esse método de processamento evita a emissão de 964 kg de CO2 para cada tonelada de fralda.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo a empresa, o aproveitamento do vapor gerado pela incineração de resíduos produz 70% menos emissões de CO2 do que a geração do vapor de gás e, dessa forma, a ARN terá uma redução de 14.460 toneladas de CO2 por ano ao finalizar a expansão da planta, com dois novos reatores.

A fábrica já obteve sua licença pelo Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda, e graças ao seu grande potencial para reciclar milhões de fraldas no país e em outras partes do mundo, também recebeu subsídios da União Europeia.

Para o engenheiro Klaas Doting, que está por trás da iniciativa,  “esta é a primeira fábrica do tipo no mundo, e quando as pessoas e governos perceberem seu grande potencial, em breve outras serão abertas mundo afora”.

Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Portal-Ambiental
Fotos: Elsinga Beleidsplanning & Innovative

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,956,757SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Quantas histórias guarda uma xícara de café? Este especial vai mudar a forma como você toma a paixão nacional

Através de uma incrível press trip pela Nescafé, conhecemos pessoas que nos ensinaram que por trás de uma xícara de café tem história, cultura e longos meses de dedicação.

Após 10 anos, menino realiza sonho de ‘ter um segundo pai’

Enfim, a família do Micael Tenório Yutaka está completa, pelo menos no papel, já que ele chama o André Pontes do Amaral de pai...

Pastora trans adota menino com necessidades especiais e menina trans: “Nasci para ser mãe”

Mãe de um menino com necessidades especiais e de uma menina trans, Alexya Salvador e seu companheiro pretendem adotar outra menina trans.

Jovem retribui o esforço da mãe e cria projeto para ensinar inglês a quem não pode pagar

Não dá para contar sobre o projeto Free English sem falar da mãe da fundadora. Daianne Castilho Silva, 27 anos, teve a oportunidade de...

75 anos depois, veterano da Segunda Guerra recria foto com garoto belga que lhe deu abrigo

Era 6 de junho de 1944, o ‘Dia D’ que você conhece nos livros de história, quando George ‘Bunny’ Avery desembarcou nas praias de...

Instagram