Ícone do site Razões para Acreditar

Holanda inaugura fábrica de biogás com capacidade para reciclar 15 milhões de fraldas por ano

Holanda inaugura fábrica de biogás com capacidade para reciclar 15 milhões de fraldas por ano

Duas empresas holandesas fizeram uma inédita parceria para abrir a primeira fábrica de reciclagem exclusiva de fraldas (infantis e geriátricas) da Europa.

A fábrica transformará fraldas usadas em matéria-prima para a produção de biogás, bio grânulos, fertilizantes artificiais e embalagens plásticas reutilizáveis.

Estima-se que até 15 milhões de fraldas por ano possam ser recicladas, poupando toneladas de lixo que iriam para aterros e lixões a céu aberto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com as empresas Elsinga Beleidsplanning e ARN, o processo de reciclagem ocorrerá a partir da hidrólise térmica sob pressão (TPH).

Desse processo, é possível criar plástico reutilizável e também obter maiores níveis de biogás convertido em energia verde.

No processo para retirar o biogás, se cria os chamados “biogrânulos”, utilizados como biomassa para a geração de energia limpa, que também gera fertilizantes. Uma coisa dá origem a outra!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Além disso, a empresa ARN utiliza vapor para incinerar resíduos de fraldas em vez de utilizar fontes de energia fóssil, o que significa que esse método de processamento evita a emissão de 964 kg de CO2 para cada tonelada de fralda.

Segundo a empresa, o aproveitamento do vapor gerado pela incineração de resíduos produz 70% menos emissões de CO2 do que a geração do vapor de gás e, dessa forma, a ARN terá uma redução de 14.460 toneladas de CO2 por ano ao finalizar a expansão da planta, com dois novos reatores.

A fábrica já obteve sua licença pelo Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda, e graças ao seu grande potencial para reciclar milhões de fraldas no país e em outras partes do mundo, também recebeu subsídios da União Europeia.

Para o engenheiro Klaas Doting, que está por trás da iniciativa,  “esta é a primeira fábrica do tipo no mundo, e quando as pessoas e governos perceberem seu grande potencial, em breve outras serão abertas mundo afora”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.

Fonte: Portal-Ambiental
Fotos: Elsinga Beleidsplanning & Innovative

Sair da versão mobile