Facebook lança ferramenta de prevenção do suicídio

Desde Novembro de 2016, os usuários do Facebook no Brasil ganharam acesso a uma nova ferramenta para prevenção de suicídio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), baseia-se na ideia de que suicidas podem emitir sinais de alerta em suas publicações nas redes sociais.

Diante de casos assim, amigos podem intervir de forma direta também através da ferramenta. Ao perceber algum indício, o usuário pode escolher “denunciar a publicação”, clicando naquela setinha no canto direito superior do post. Então, o Facebook vai questionar o motivo e a resposta a ser clicada deve ser “acredito que não deveria estar no Facebook”. Depois a questão é “o que há de errado”, quando é possível escolher uma opção relacionada ao suicídio.

A pessoa em questão recebe um aviso de que há alguém preocupada com ele e oferece algumas formas de ajuda.

facebook suicídio

A própria pessoa que denunciou a publicação também receberá uma lista do que pode fazer, como oferecer ajuda ao amigo, conversar com outros amigos e ver dicas de como abordar o assunto com a pessoa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Especialistas dizem que o suicídio pode ser prevenido em 90% das situações”, diz Carlos Correia, voluntário do CVV desde 1992, em entrevista ao G1. “No Facebook, isso pode se manifestar de forma mais sutil, em frases como ‘estou sofrendo’, em poemas de solidão postados de forma repetitiva… São sinais que vão se acumulando. Postar algo como ‘qualquer dia eu sumo’, por exemplo, é um super sinal de alarme.”

 facebook suicídio

A Central de Ajuda do Facebook também tem páginas com dicas para quem está pensando em suicídio ou automutilação e para quem quer encontrar um serviço de combate ao suicídio.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,845,820SeguidoresSeguir
24,881SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Conheça mais e ajude o documentário “Quando sinto que já sei” a ser produzido

Em sua última semana no Catarse, o projeto do documentário “Quando Sinto Que já Sei” conta com o seu apoio para se concretizar e dar início...

Cientistas descobrem composto químico que faz células cancerígenas se autodestruírem

Um avanço animador na medicina foi publicado na última segunda-feira na revista "Proceedings of The National Academy of Sciences" (PNAS): um fármaco fez com que células cancerígenas...

Jovem aproveita Black Friday para alimentar desabrigados no Guarujá (SP)

"Sobrou um dinheiro este mês e decidi que seria a hora certa, porque os restaurantes estavam fazendo promoções na Black Friday", contou o porteiro Leonardo Souza Leite.

Cientista brasileira cria ‘caneta’ que detecta câncer durante cirurgia

A cientista brasileira Livia Schiavinato Eberlin, de 33 anos, formada em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolveu um dispositivo semelhante a uma caneta capaz...

Menino que procurava comida em lixeira recebe ajuda de morador da Rocinha (RJ)

Enquanto passava por uma rua da Rocinha, no Rio de Janeiro, Ernani Alves, mais cohecido como 'Nandy' na comunidade, viu uma criança revirando uma...

Instagram

Facebook lança ferramenta de prevenção do suicídio 1