Fair play: Jogador de rugby esquece o jogo para ajudar outro do time adversário que foi machucado

Desde 1896, milhares de medalhas de ouro, prata e bronze foram distribuídas. Mas existe uma honraria tão especial que até hoje, apenas 11 seres humanos a conquistaram, não necessariamente por seu desempenho esportivo, embora isso também possa ter contribuído, mas sim pela grandiosidade de seus atos e por encarnarem o espírito que levou o barão Pierre de Coubertin a retomar a antiga tradição grega das Olimpíadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em uma partida contra o País de Gales, em 21 de junho de 2003, o capitão galês Colin Charvis foi nocauteado por um tackle de Jerry Collins, jogador dos All Blacks, a seleção da Nova Zelânida. Tana Umaga parou de jogar, apesar de sua equipe estar em posição de ataque, para verificar se Charvis não havia engolido seu protetor bucal, pois percebeu que o galês estava tendo uma convulsão após o duro choque.

Ele o colocou na posição de recuperação e por este ato, o Conselho Internacional premiou Umaga com a Medalha Pierre de Coubertin, um prestigioso prêmio para aqueles que demonstram notável espírito esportivo. Umaga foi o primeiro neozelandês a receber o prêmio.

“Quando eu fui nocauteado Tana foi brilhante – eu estava inconsciente, mas ele me rolou e garantiu que eu não engolisse meu protetor bucal,” Charvis disse sobre o ato, o que possivelmente o salvou de danos mais graves.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Isso mostra que há coisas na vida que são maiores do que apenas um jogo”, disse Martyn Williams, outro jogador galês. “Coisas piores podem acontecer na vida do que a derrota. Você deve acordar na manhã seguinte e seguir com a vida. Foi uma grande coisa que Tana fez.”

Diferente das medalhas dadas nas Olimpíadas, a Pierre de Coubertin não tem relação com o desempenho técnico do atleta, mas com suas qualidades morais e éticas e a demonstração do mais puro espírito esportivo. Ela tem o seu nome em homenagem ao criador dos Jogos Olímpicos modernos, Barão Pierre de Coubertin. Por este motivo, a medalha é considerada pelo COI como sua mais alta honraria.

Você pode ver o choque no vídeo, no entanto, no momento os produtores de televisão não perceberam o que Umaga estava fazendo, então não existem imagens claras na transmissão ao vivo, confiram o vídeo:

Texto de Diego Vieira

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,636,434SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vídeo mostra como gestos de bondade mudam os destinos das pessoas

Há momentos que passamos por situações complicadas, e quando achamos que não existe mais esperança, recebemos ajudas de desconhecidos que estão passando de forma aleatória em...

Após passar a entregar pizza, boxeador Esquiva Falcão recebe ajuda de internautas e ganha patrocínio

"Quanto vale uma medalha olímpica?" Foi a pergunta feita pelo boxeador medalhista de prata dos pesos médios da Olímpiadas de Londres, em 2012, Esquiva...

Antes de reclamar de qualquer coisa, veja isso

Histórias podem ser contadas de diversas formas, e a que o fotógrafo Thomas Lekfeldt encontrou para contar a da menina Vibe, foi incrivelmente tocante. Em 2007, Vibe uma criança...

Animador da Pixar lança curta sobre experiência com seu filho autista

No mês passado, a Pixar lançou três novas animações, que fazem parte do projeto "SparkShots". Uma delas é Float ("Flutuador", em tradução livre). O curta-metragem apresenta...

Crianças reparam injustiça contra casal negro barrado em lua de mel há 60 anos

Alunos da 5ª série de uma escola onde o casal contou a triste história da sua lua de mel repararam uma injustiça que durava 60 anos!

Instagram