Com faixas de pedestres coloridas, artista deixa as ruas de Madri mais seguras

Quem disse que morar na cidade grande não pode ser bom ou divertido? Com pequenas mudanças, dá para transformar positivamente qualquer lugar do mundo. O artista búlgaro Christo Guelov criou faixas de pedestres coloridas que deixou as ruas de Madri mais seguras e com um toque muito mais vibrante do que as simples listras brancas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Várias estampas agora figuram entre as faixas do projeto chamado “Funnycross” (“Passagem divertida”, em tradução livre), que incluem formatos diversos de padrões geométricos, que o artista define como “cruzamento zebra”, incluindo ziguezagues, tracejados, círculos e triângulos. A ideia foi transformar a estética da cidade entre detalhes que normalmente passam despercebidos, além de redobrar a atenção no trânsito, afinal, as faixas estão mais chamativas do que nunca.

Outro ponto estratégico da intervenção artística é que as cores saturadas invadem quatro travessias perto de três escolas públicas, alertando ainda mais os carros e os transeuntes que constantemente usam as faixas. A metáfora “Uma ponte entre duas margens” é o ponto de partida para a criação do projeto que une conceitos de arte, funcionalidade e planejamento urbano.

faixas de pedestres

Nascido na Bulgária e morador de Madri, Christo afirmou que o principal não é apenas o design e o cunho artístico, mas vivenciar sua obra. “Abrir novos horizontes para a experiência humana tem sido a principal fonte de energia criativa, tanto na ciência e na arte”, escreveu em seu site pessoal. “Para instigar algo aparentemente inexistente ou invisível para os outros e para fornecer uma nova presença, o mecanismo natural é gerar funcionalidade utilizando a arte”, concluiu.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja algumas imagens das intervenções:

faixas de pedestres coloridas em Madri

Leia também:

‘Espuma’ orgânica criada no Brasil absorve óleo da água e pode despoluir oceanos

Horta comunitária criada por casal transforma vizinhança em Atibaia, interior de SP

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cientistas desenvolvem rim artificial que filtra o sangue e não causa rejeição

faixas de pedestres coloridas em Madri faixas de pedestres coloridas em Madri faixas de pedestres coloridas em Madri

Todas as fotos © Rafael Perez Martinez

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,272,726SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Descanse, Thor! Morre cão-herói que atuou nas buscas em Mariana e Brumadinho

Os brasileiros perderam esta semana um herói de quatro patas. Thor, o cachorro do Corpo de Bombeiros que auxiliou nas buscas de vítimas soterradas...

Após vaquinha, confeiteiras que foram humilhadas retribuem ajuda criando curso gratuito para profissionalizar outras mulheres

Duas confeiteiras humilhadas de diferentes formas, mas que deram a volta por cima com uma rede de solidariedade linda de se ver e que...

Google investirá US$ 25 milhões em projetos que usam Inteligência Artificial para o bem social

Projetos que usam inteligência artificial para beneficiar a humanidade podem concorrer no Desafio Google de Impacto em IA.

Feira de trocas de experiências e materiais entre artistas e artesãos em SP chega à 3ª edição

O Escambo Handcraft é uma feira itinerante de trocas entre artistas e artesãos que acontece em São Paulo (SP). O encontro chega à sua 3ª edição, no SESC Vila Mariana, nos dias 19 (14h-18h) e 20 (10h-18h) de março.

SeaWorld de San Diego anuncia fim dos espetáculos com orcas por conta da pressão popular

Como todos os animais selvagens, orcas e baleias nasceram para nadar livremente, como nesse vídeo, sem se preocupar com a crueldade humana. Há tempos, pessoas se...

Instagram

Com faixas de pedestres coloridas, artista deixa as ruas de Madri mais seguras 3