Com faixas de pedestres coloridas, artista deixa as ruas de Madri mais seguras

Quem disse que morar na cidade grande não pode ser bom ou divertido? Com pequenas mudanças, dá para transformar positivamente qualquer lugar do mundo. O artista búlgaro Christo Guelov criou faixas de pedestres coloridas que deixou as ruas de Madri mais seguras e com um toque muito mais vibrante do que as simples listras brancas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Várias estampas agora figuram entre as faixas do projeto chamado “Funnycross” (“Passagem divertida”, em tradução livre), que incluem formatos diversos de padrões geométricos, que o artista define como “cruzamento zebra”, incluindo ziguezagues, tracejados, círculos e triângulos. A ideia foi transformar a estética da cidade entre detalhes que normalmente passam despercebidos, além de redobrar a atenção no trânsito, afinal, as faixas estão mais chamativas do que nunca.
Outro ponto estratégico da intervenção artística é que as cores saturadas invadem quatro travessias perto de três escolas públicas, alertando ainda mais os carros e os transeuntes que constantemente usam as faixas. A metáfora “Uma ponte entre duas margens” é o ponto de partida para a criação do projeto que une conceitos de arte, funcionalidade e planejamento urbano.
Leia Mais
Nascido na Bulgária e morador de Madri, Christo afirmou que o principal não é apenas o design e o cunho artístico, mas vivenciar sua obra. “Abrir novos horizontes para a experiência humana tem sido a principal fonte de energia criativa, tanto na ciência e na arte”, escreveu em seu site pessoal. “Para instigar algo aparentemente inexistente ou invisível para os outros e para fornecer uma nova presença, o mecanismo natural é gerar funcionalidade utilizando a arte”, concluiu.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja algumas imagens das intervenções:
Leia também:
‘Espuma’ orgânica criada no Brasil absorve óleo da água e pode despoluir oceanos
Horta comunitária criada por casal transforma vizinhança em Atibaia, interior de SP
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Cientistas desenvolvem rim artificial que filtra o sangue e não causa rejeição
Todas as fotos © Rafael Perez Martinez
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.