Família de agricultores cria cinema que exibe filmes protagonizados pelos moradores locais

Todos os domingos, a família Steidle abre as portas de um antigo armazém de milho, na zona rural de Rolândia, município que fica no norte do Paraná, para mais uma sessão do “Cine Paiolzão”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os filmes são produzidos pela própria família, e os protagonistas, adivinhe, são os próprios moradores da cidade de 58 mil habitantes, que não tem nenhum cinema comercial.

O cinema foi montado dois meses atrás, pela matriarca da família, Ruth Steidle, 74 anos. Os filmes duram até cinco minutos. São histórias que mostram o dia a dia dos agricultores da região.

“As pessoas se emocionam quando se veem na tela. Muitos até choram”, conta Ruth ao jornal Folha de S. Paulo. Para o filho Daniel Steidle, 49 anos, é uma forma de valorizar o lugar onde vivem.

Um detalhe importante é que as pessoas são solicitadas que entrem descalças “sinta com seus pés descalços, as tábuas de peroba rosa”, diz uma placa na entrada. Essa é uma forma de potencializar o clima aconchegante do lugar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Cine Paiolzão ainda conta com o suporte dos filhos de Daniel, João Endí, 10 anos, e Francisco Erê, 8 anos, que ajudam na captação das imagens e em figurações.

cine5 cine cine2 cine3 cine4

Leia também: Projeto inovador deixa ingresso de cinema pago para o próximo

Assista a reportagem que saiu sobre eles aqui.

Foto de Capa: Wilhan Santin/FolhaPress

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,799SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menina de 1 ano leva a vovó para tomar banho de sol

Mais do que nos emocionar, Laurinha convida-nos a refletir...

Jason Momoa, o Aquaman, faz videochamada com seu maior fã que luta contra o câncer

Danny é um garotinho de Massachusetts (EUA), completamente apaixonado pelo Aquaman. Foi depois de ver vídeo dele super feliz porque ganhou um boneco do...

Hospital na Austrália cuida desses adoráveis filhotes de morcegos órfãos e os devolve a vida selvagem

Se você acha que morcegos são criaturas aterrorizantes, "vampiros", criaturas da noite, você está imaginando tudo errado, eles são apenas animais da natureza como...

Campanha Janeiro Branco chega a sua 5ª edição e ganha todo o país

Campanha pretende mobilizar sociedade em favor da Saúde Mental com ações que serão realizadas em várias cidades do país ao longo do mês de...

Alunos criam casinhas com garrafas PET para cães desabrigados

Os alunos do grêmio estudantil da Escola Estadual Professora Judith Sant’Ana Diegues, em Ilha Comprida, São Paulo, se uniram para confeccionar casinhas para abrigar...

Instagram

Família de agricultores cria cinema que exibe filmes protagonizados pelos moradores locais 3