Família de agricultores cria cinema que exibe filmes protagonizados pelos moradores locais

Todos os domingos, a família Steidle abre as portas de um antigo armazém de milho, na zona rural de Rolândia, município que fica no norte do Paraná, para mais uma sessão do “Cine Paiolzão”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os filmes são produzidos pela própria família, e os protagonistas, adivinhe, são os próprios moradores da cidade de 58 mil habitantes, que não tem nenhum cinema comercial.

O cinema foi montado dois meses atrás, pela matriarca da família, Ruth Steidle, 74 anos. Os filmes duram até cinco minutos. São histórias que mostram o dia a dia dos agricultores da região.

“As pessoas se emocionam quando se veem na tela. Muitos até choram”, conta Ruth ao jornal Folha de S. Paulo. Para o filho Daniel Steidle, 49 anos, é uma forma de valorizar o lugar onde vivem.

Um detalhe importante é que as pessoas são solicitadas que entrem descalças “sinta com seus pés descalços, as tábuas de peroba rosa”, diz uma placa na entrada. Essa é uma forma de potencializar o clima aconchegante do lugar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Cine Paiolzão ainda conta com o suporte dos filhos de Daniel, João Endí, 10 anos, e Francisco Erê, 8 anos, que ajudam na captação das imagens e em figurações.

cine5 cine cine2 cine3 cine4

Leia também: Projeto inovador deixa ingresso de cinema pago para o próximo

Assista a reportagem que saiu sobre eles aqui.

Foto de Capa: Wilhan Santin/FolhaPress

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,502,658SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino que tentou negociar imóvel pelo OLX consegue comprar casa para família após vaquinha do Razões!

O João com certeza guardará 2020 em um cantinho mais que especial em seu coração. Ele encerrará esse ano com um presentão que ganhou:...

Ajudando a salvar filhotes de ursos com um generoso gesto

Alguém registrou através desse vídeo, no qual, estes bons samaritanos ajudam a salvar alguns filhotes de urso presos em uma caçamba de lixo, dando-lhes...

Garoto comemora aniversário de 4 anos com garis em Rondonópolis (MT)

Segundo a família, Theo chama os garis carinhosamente de “meus amigos” e mesmo quando está passeando com a mãe faz questão de parar para cumprimentá-los.

Em procedimento inédito no mundo, Flamingo recebe prótese e sobrevive

Impossível não ficar muito feliz em ver seres humanos dando aos animais uma segunda chance em situações em que de outra forma não sobrevivem. Recentemente, no Parque...

Instagram