Família de agricultores cria cinema que exibe filmes protagonizados pelos moradores locais

Todos os domingos, a família Steidle abre as portas de um antigo armazém de milho, na zona rural de Rolândia, município que fica no norte do Paraná, para mais uma sessão do “Cine Paiolzão”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os filmes são produzidos pela própria família, e os protagonistas, adivinhe, são os próprios moradores da cidade de 58 mil habitantes, que não tem nenhum cinema comercial.

O cinema foi montado dois meses atrás, pela matriarca da família, Ruth Steidle, 74 anos. Os filmes duram até cinco minutos. São histórias que mostram o dia a dia dos agricultores da região.

“As pessoas se emocionam quando se veem na tela. Muitos até choram”, conta Ruth ao jornal Folha de S. Paulo. Para o filho Daniel Steidle, 49 anos, é uma forma de valorizar o lugar onde vivem.

Um detalhe importante é que as pessoas são solicitadas que entrem descalças “sinta com seus pés descalços, as tábuas de peroba rosa”, diz uma placa na entrada. Essa é uma forma de potencializar o clima aconchegante do lugar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Cine Paiolzão ainda conta com o suporte dos filhos de Daniel, João Endí, 10 anos, e Francisco Erê, 8 anos, que ajudam na captação das imagens e em figurações.

cine5 cine cine2 cine3 cine4

Leia também: Projeto inovador deixa ingresso de cinema pago para o próximo

Assista a reportagem que saiu sobre eles aqui.

Foto de Capa: Wilhan Santin/FolhaPress

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,833,017SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

‘Leitura No Vagão’: projeto deixa livros em trens e metrôs para estimular a leitura

O projeto Leitura No Vagão começou em São Paulo e já se espalhou para o Rio de Janeiro, Brasília e até Santiago, no Chile. A...

Com caixas de leite, voluntário constrói centro de capacitação profissional para desempregados

O centro de capacitação profissional terá copiadora para impressão de currículos, cursos profissionalizantes, aulas de português, informática, entre outros serviços.

O casal que transformou o quintal de casa em um camping para moradores de rua

Foi o que fez o casal Lancaster, que mora em Washington, nos Estados Unidos, em uma confortável casa de 65 m². Incomodados com o...

Agricultor cadeirante quadruplica produção leiteira: ‘Para que me tratar de forma diferente?’

Há cerca de 16 anos, o agricultor Paulo Birck, então com 23 anos, se preparava para puxar a última carga de esterco do dia....

Coronavírus: Alejandro Sanz e outros artistas fazem shows para fãs de suas casas

A Espanha é um dos países mais atingidos pela pandemia de coronavírus (Covid-19) na Europa. Segundo o Ministério da Saúde espanhol, até domingo (15),...

Instagram