Início SUSTENTABILIDADE Ambiente Favelas do Recife com áreas abandonadas viram hortas de plantas medicinais

Favelas do Recife com áreas abandonadas viram hortas de plantas medicinais

Alguns espaços ociosos em comunidades carentes de Recife estão se tornando espaços produtivos com ajuda de moradores, e do setor público e privado.

Isso porque a Prefeitura de Recife está criando no lugar de completo abandono hortas com direito a minhocários e plantas medicinais para usufruto dos moradores locais. O projeto começou no ano passado e ganhou o nome de “Mais Vida nos Morros”.

Recife ganha hortas comunitárias

Até agora, ele já foi aplicado em três comunidades locais. O programa é uma iniciativa da Defesa Civil. Além de dar nova utilidade a esses lugares e apoiar programas educacionais e de conscientização sobre meio ambiente e alimentação saudável, o Mais Vida nos Morros previne a população contra acidentes em áreas de barreiras e riscos de deslizamentos, pois uma vez que a área está sendo usada e o solo está cuidado, os riscos são muito menores.

Recife ganha hortas comunitárias 3

Leia também:

Orixás da cultura Yorubá vão virar personagens de histórias em quadrinhos

Cerca de 600 famílias já foram diretamente beneficiadas pela ação. As três comunidades contempladas são: “Alto José do Pinho e Mangabeira”, “Alto do Maracanã” e “Córrego do Jenipapo.

Segundo a Prefeitura de Recife, “um dos conceitos do projeto é a transformação de áreas ociosas ou mal aproveitadas em espaços relevantes para a população”. As hortas estão instaladas em locais que antes eram usados como lixão e colocavam a saúde dos moradores em risco.

O ponto mais legal do projeto é a participação da própria comunidade. Os moradores participam de todas etapas de implantação das atividades. O projeto conta com o apoio do setor privado, que fornece os recursos necessários para a revitalização das áreas.

horas dão outra cara às comunidades de Recife

Com informações do CICLO VIVO / Fotos: Reprodução/Prefeitura de Recife

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

979,953FãsCurtir
1,667,069SeguidoresSeguir
8,163SeguidoresSeguir
10,800InscritosInscrever

+ Lidas

Passarinho deficiente ganha sapatinhos ortopédicos para caminhar sem dor

Um passarinho com deficiência foi resgatado pela equipe da ONG norte-americana California Wildlife Center (CWC) enquanto perambulava com bastante dificuldade pelas ruas. O pequeno nasceu...

Evento no RJ oferece de graça 250 tattos que alertam sobre doenças e alergias

A cidade do Rio de Janeiro vai receber a maior convenção de tatuagens do mundo – a Tattoo Week – no Centro de Convenções...

Multidão canta e convence jovem a não se jogar de prédio em MG; assista!

Ao ver um jovem ameaçar se jogar do alto de um prédio em Patos de Minas (MG), uma multidão de pessoas – em especial,...

Quênia instala primeira usina solar que transforma água do oceano em potável

Atualmente, estima-se que 2,2 bilhões de pessoas (28% da população mundial) não possuem o devido acesso à água potável, o componente mais básico e...

Jovem mexicano cria torres que purificam o ar com a mesma eficiência de 360 árvores!

Um jovem mexicano desenvolveu uma torre autossustentável com microalgas capaz de filtrar o ar. A torre realiza o trabalho de 360 árvores. Carlos Monroy Sampieri,...

Instagram