Faxineiro do interior baiano vence obstáculos e se forma em jornalismo em Brasília

Ronaldo Rocha, de 24 anos, formou-se em jornalismo pela Faculdade Anhanguera, em Brasília, curso financiado com o salário de faxineiro, função na qual o jovem exerceu com muito orgulho por seis anos. “Se alguém algum dia perguntar: qual sua profissão? Não tenho vergonha, sou faxineiro”, afirma.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nascido em Barreiras, no interior baiano, onde morava com os pais, Ronaldo mudou-se sozinho para Brasília com apenas 17 anos, em 2012, com o sonho de se tornar jornalista.

Ao chegar na cidade, passou fome até arranjar um emprego como faxineiro em uma escola pública. Morava de favor em uma das regiões mais carentes da capital brasileira.

Com o pequeno salário, se alimentava e bancava os estudos na faculdade, na qual ingressou em 2014. Focado, pensava somente no diploma, conquistado no dia 24 de fevereiro.

Recentemente, o jovem foi contratado como chefe de comunicação da assessoria de imprensa da Administração Regional da Candangolândia. Mudou de vida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Faxineiro do interior baiano vence obstáculos e se forma em jornalismo em Brasília

Segundo seus pais, Ronaldo sempre sonhou em ser jornalista. Não à toa, o rapaz saiu de casa tão cedo para se aventurar na terceira metrópole mais populosa do país. Ainda não havia sequer concluído o Ensino Médio, tendo terminado o terceiro ano na capital.

Foram quase cinco anos de perseverança. Oito cansativas horas de trabalho por dia com o balde e a vassoura e outras quatro com o lápis e o caderno, frequentando as aulas. Ele não pensa duas vezes: “valeu a pena”.

“Eu queria quebrar o tabu para mostrar que também faxineiro é capaz de realizar um sonho. Eu entrei (na solenidade de formatura) com a vassoura, o balde e o rodo na mão pra mostrar que todas as profissões são dignas, quando são realizadas com respeito”, disse o rapaz. “Independentemente de qualquer profissão, nós somos capazes de alcançar os nossos ideais”, reforçou.

Confira a reportagem completa:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: G1
Foto: Reprodução / YouTube

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,775,615SeguidoresSeguir
23,363SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Conheça o grupo de voluntários que confortam pessoas que estão prestes a falecer sozinhas

Em 2001, um homem em fase terminal em um hospital pediu para sua enfermeira, Sandra Clarke, para ficar ao seu lado nesse momento. Ele estava...

10 vezes em que os animais presentearam seus donos com itens inesperados

Os animais podem não ser capazes de expressar verbalmente a sua gratidão, mas são ótimos em escolher presentes para os seus donos. Afinal, quem...

Menina se identifica com Maju Coutinho na TV e viraliza: ‘Ela se viu representada’

“Olha o meu cabelo aqui! Aqui é meu cabelo, olha! E o meu vestido é amarelo, amarelo! Yellow, yellow!”, explicou a menina para o papai, que filmou a cena no celular.

Walmart e Amazon irão contratar pessoas demitidas por causa do coronavírus

Como estratégia para neutralizar uma possível crise econômica em suas empresas, as multinacionais Walmart e Amazon anunciaram que irão contratar funcionários que foram demitidos...

Empresa recruta drones para plantar 40 mil árvores em região destruída por incêndio

A causa ambiental ganhou um novo e tecnológico aliado na busca pela restauração das florestas: os drones. Uma empresa canadense chamada 'Flash Forest' irá utilizar...

Instagram

Faxineiro do interior baiano vence obstáculos e se forma em jornalismo em Brasília 1