Universidades criam disciplina sobre felicidade e até curso de graduação sobre o tema

A Felicidade não é só um estado de espírito, ela pode ser também objeto de estudo. Vários pesquisadores têm estudado sobre esse sentimento, que é cobiçado pela humanidade. Mas há algum tempo a ciência da felicidade se tornou também disciplina regular em alguns cursos de graduação no mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No Brasil, a ideia foi implantada em 2018 na Universidade de Brasília (UnB), pelo professor Wander Pereira. Agora, em 2022, novas universidades públicas adotaram o tema como componente curricular e uma faculdade criou uma graduação completa reconhecida pelo Ministério da Educação. É a formação em felicidade.

A disciplina da Ciência da Felicidade, ou simplesmente Felicidade, já está presente em alguns cursos em universidades de todo o país. Neste semestre 2022.1, ela passou a ser ofertada em duas novas universidades: a Federal do Ceará (UFC) e a Federal de Campina Grande, na Paraíba (UFCG).

O professor do curso de Engenharia de Materiais da UFCG, Thiago Cunha, foi o idealizador da disciplina no campus. “Encontramos elementos em comum na felicidade e na engenharia de materiais, como a resiliência, o estresse, e partimos dessa analogia“, explicou.

Mas a ideia vai além de unir felicidade e materiais, até porque a gente sabe que ela não está naquilo que é material, né?! A finalidade é realmente discutir com os alunos aspectos das suas vidas que possam possibilitar uma visão de mundo e de profissão mais humana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto de prédio da UFCG, com campus e árvores à frente e luz do sol entre as folhas
Espaços da Universidade também devem promover bem-estar e felicidade, com áreas verdes. (Foto: Ascom/UFCG)

Na minha graduação, eu pensei em desistir várias vezes. Durante essa pandemia tivemos uma evasão gigantesca. Os fatores emocionais se amplificaram. Essa disciplina vem tratar de questões como inteligência emocional, jornada de autoconhecimento, em que os alunos se tornam protagonistas”, disse.

O professor avalia que as empresas também exigem dos profissionais em formação na atualidade um entendimento do contexto mais humano. “Falamos na disciplina sobre ambiente de trabalho saudável, capacidade de se relacionar, mas principalmente no bem-estar e na saúde mental das pessoas”, explicou.

As matrículas para o próximo período e, consequentemente, para a disciplina, abrem na próxima segunda-feira, dia 26.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Felicidade será objeto de estudo em disciplina da UFCG. Componente curricular será ofertado no curso de Engenharia de Materiais.Para mais informações, leia a matéria >> https://tinyurl.com/bde54vun

Publicado por UFCG – Universidade Federal de Campina Grande em Quinta-feira, 7 de abril de 2022

Na UFC, a disciplina é ofertada para os alunos de vários cursos e é ministrada pela professora Deborah Cristina Antunes. Em ambas as universidades, a cadeira é optativa, embora a felicidade nem sempre seja uma opção. Não há pré-requisitos para cumprir o componente. O único pré-requisito é estar de peito e mente abertos.

Psicologia positiva e graduação completa

A metodologia utilizada pelos professores, geralmente, é a da psicologia positiva. Esta corrente surgiu quando pesquisadores norte-americanos identificaram que a psicologia se deteve a estudar bastante sobre as doenças emocionais, mas negligenciou o estudo sobre aspectos positivos, como a felicidade, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E agora tem até curso de graduação na faculdade Unicesumar. A proposta surgiu inspirada em cursos sobre o mesmo tema que já existem em universidades como a de Harvard e a de Yale, nos Estados Unidos. Em Harvard, o curso se tornou o mais procurado da história na instituição.

Na Índia, uma escola também foi criada com foco na felicidade e inteligência emocional das crianças

O curso da Unicesumar tem duração de dois anos, é totalmente à distância e foi reconhecido como curso tecnólogo pelo MEC. A formação é gratuita e disponibilizou mais de mil bolsas de estudo. A ementa aborda as bases dos estudos científicos da felicidade, questões de saúde, nutrição, espiritualidade, relacionamentos e ferramentas profissionais.

“Nós sentimos que neste momento em que nós estamos atravessando, ainda com a pandemia e, agora, ainda mais com a questão da guerra, nos mostra que nunca foi tão necessário falarmos de felicidade, bem-estar e saúde mental“, disse o coordenador do curso, Gustavo Arns.

Mulher de camisa branca sorrindo em meio a um grupo de pessoas e demonstrando felicidade
A Felicidade pode ser individual ou coletiva. Foto: Adobe Stock

NA UFC, a abordagem não é a da psicologia positiva. “Ao contrário das versões ‘originais’ da disciplina Felicidade, a disciplina que criamos tem uma postura crítica frente à questão. É uma disciplina temática cujas discussões se darão a partir de uma visão histórica, cultural e social da ideia de Felicidade”, disse Deborah.

Na ementa do componente curricular, o conteúdo programático é: “a felicidade na história da humanidade, seus conceitos na filosofia, na psicologia, na espiritualidade bem como sua relação com os processos de adoecimento e possibilidades de felicidade na cultura, nas artes e no processo civilizatório de forma a construir estratégias interdisciplinares de enfrentamento aos fatores de infelicidade em contribuição à formação do estudante”.

Uma escola em Goiás ensina a Felicidade por meio do contato com a Natureza

Relatório de Felicidade Mundial

Há dez anos é divulgado o Relatório de Felicidade Mundial, com o apoio da Organização das Nações Unidades (ONU). No último relatório, o Brasil ficou em 39º lugar, mostrando que o brasileiro ainda é sim um povo feliz. A Finlândia tem a população mais feliz do mundo.

Universidades criam disciplina sobre felicidade e até curso de graduação sobre o tema 2

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Universidades criam disciplina sobre felicidade e até curso de graduação sobre o tema 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Hostel carioca doa um dia de alimentação a cada reserva efetuada

A rede El Misti Hostels promove doação de alimentos a pessoas carentes a cada reserva realizada.

“Sem meu filho autista eu não seria metade da pessoa que sou hoje”, diz Marcos Mion sobre Romeo

Na última quinta-feira (21), o apresentador Marcos Mion passou a manhã tomando café com Ana Maria Braga no programa "Mais Você". No bate-papo, ele...

Papai Noel raspa o cabelo durante visita a crianças que lutam contra o câncer

Gestos que ajudam a autoaceitação das crianças <3

Pai cria primeiro parquinho adaptado para crianças deficientes em homenagem a sua filha

A vida de Rudi Fischer mudaria drasticamente em 2012. A primeira grande mudança foi sair de sua bem-sucedida carreira no Banco Itaú, para trabalhar de casa e...

Alunas irmãs doam seus cabelos e emocionam diretora em tratamento de quimioterapia

Nós mulheres sabemos como nossos cabelos são simbólicos em relação à nossa feminilidade e também em relação à nossa própria força. No entanto, o...

Instagram

Universidades criam disciplina sobre felicidade e até curso de graduação sobre o tema 4