Garrafas PET estão sendo transformadas em um feltro sustentável. O produto é fabricado pela Feltros Santa Fé: cada metro quadrado consome 12 garrafas PET, um dos maiores vilões do meio ambiente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ao Razões para Acreditar, o diretor comercial, Luciano Amado, disse que a decisão da empresa de abandonar o uso dos polímeros virgens de poliéster foi tomada dez anos atrás. As garrafas são adquiridas de cooperativas de reciclagem espalhadas por todo o país. Todo mês, a Feltros Santa Fé retira 41 milhões de garrafas PET da natureza.
Leia também: Roupas feitas com garrafas pet produzem menos lixo e economizam água
Leia Mais
Visualizar esta foto no Instagram.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Funciona assim a transformação das garrafas em matéria-prima para o feltro: primeiro, são retirados o excesso de sujeira, com água de reuso, e as tampas; as garrafas então são trituradas em pedaços de 3 a 6 cm de diâmetro; os pedaços entram em processo de secagem até chegar a umidade zero; em seguida, vão para uma máquina onde são submetidos a uma temperatura de 240 graus, virando uma massa uniforme; por fim, a massa é transformada em filamentos refrigerados a 4 graus.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“O grande objetivo desse projeto é fazer com que esse produto não retorne novamente para a natureza. Está apoiado em quatro pilares, que estamos chamando de 4R: reduzir, recuperar, reutilizar e reaproveitar”, afirma Luciano.
Leia também: Vovó de 70 anos passa o ano tirando o lixo de 52 praias
O feltro sustentável é utilizado no artesanato, mas também pela indústria automobilística, construção civil, empresas de jardinagem, indústria calçadista e pela indústria de brinquedos, como material de substrato de produção ou produto final.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito das fotos: Reprodução/Feltros Santa Fé
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.