Ferramenta criada por brasileiros para deficientes auditivos transforma voz em texto

Uma ferramenta inédita para deficientes auditivos e criada por brasileiros está disponível gratuitamente para download e promete transformar a forma como esse público trabalha, estuda e se comunica na web.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Por meio do microfone do computador, a extensão de navegador What They Say transcreve automaticamente uma legenda para o áudio em reprodução, permitindo que as pessoas com deficiência auditiva visualizem todas as falas de reuniões, aulas e vídeos. Atualmente disponível para computadores Mac, o plugin em breve estará disponível para PCs e, futuramente, em smartphones.
Leia também: Menina aprende libras para se comunicar com pais deficientes auditivos
Criada por funcionários brasileiros da consultoria global de software ThoughtWorks, a ferramenta pretende aumentar a autonomia das pessoas com deficiência auditiva durante reuniões presenciais e a distância. Para Luciano Borges, analista de qualidade da ThoughtWorks e um dos criadores da What They Say, a ferramenta aprimora uma série de rotinas de sua vida profissional e pessoal, como reuniões com clientes e cursos online.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Luciano possui deficiência auditiva e faz leitura labial, mas ainda está aprendendo a linguagem LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). “Eu tinha dificuldades de acompanhar as reuniões com a antiga ferramenta do Google que eu utilizava anteriormente, porque ela transcrevia apenas 40% do conteúdo da reunião. A ferramenta criada por nós garante 90% do conteúdo”, destacou Luciano.
Leia também: App ajuda pais deficientes auditivos a diferenciar choro de seus bebês
Segundo o Ministério do Trabalho, quase 80 mil pessoas surdas têm carteira assinada no Brasil. E, embora a Lei de Cotas tenha provocado um aumento de contratações de pessoas com deficiência nas empresas do país, muitos desses postos de trabalho não possuem as adaptações e tecnologias necessárias para que o profissional seja incluído na rotina de trabalho e possa desempenhar plenamente suas funções.
Luciano e a equipe de desenvolvedores estão em constante busca por atualizações e aprimoramentos da ferramenta que, mesmo sem divulgação, já alcançou quase 100 downloads. “O plugin tem sido utilizado internamente e chama a atenção em todos os escritórios onde trabalham pessoas com deficiência auditiva”, afirmou Jackson Matias, desenvolvedor da ThoughtWorks e membro da equipe que criou a ferramenta. Como possui código aberto, o plugin está aberto para contribuições e melhorias, como a inclusão de novos idiomas e funcionalidades.
Clique aqui para instalar o plugin What They Say.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
crédito da foto de capa: Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.