Nesta quarta-feira (1º), a Festa Junina da cidade de Votorantim reuniu mais de mil pessoas em uma grande ação voltada especialmente para crianças com autismo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A festa, que comemorou sua 105ª edição, foi a primeira realizada pela prefeitura com a “Hora do Silêncio”, onde o som ambiente e as músicas dos brinquedos foram desligados.
Essa linda ação inclusiva, 100% gratuita, ocorreu das 18h às 20h na Praça de Eventos “Lecy de Campos”. Com o barulho drasticamente reduzido, os visitantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) puderam aproveitar as mais de 20 atrações do parque!
Leia Mais
Ao portal “Agenda Sorocaba”, Vanessa Costa, diretora do parque de diversões onde ocorreu a festa junina disse que a ação tem como objetivo aumentar a acessibilidade dos locais para todas as crianças e dar a possibilidade de inclusão.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Começamos a ver que alguns lugares não estavam aptos a receber uma criança com espectro autista. O autismo tem vários graus, mas algo que é mais geral é o estímulo. Quanto mais estímulo visual e sonoro mais a chance das crianças desestabilizarem. Então, a ideia da ação é atingir e beneficiar o maior número de pessoas possível. Se cada um fizer um pouco, a gente consegue melhorar o mundo para todos”, explicou.
Dezenas de crianças contempladas
Nicolas Moura, de 13 anos, foi pela primeira vez ao parque junto da mãe, Katia de Moura, e se divertiu até não poder mais nos brinquedos.
Os dois viajaram de Salto de Pirapora (SP) até Votorantim para curtir a tradicional festa junina da cidade. “Eu fui em muitos brinquedos e gostei bastante”, contou o raapz.
Para Katia, a emoção de ver o filho incluído e se divertindo não teve preço. “Vivia me pedindo para vir, mas é difícil. Então a professora dele me disse sobre o evento e eu me interessei em trazê-lo. Foi muito emocionante ver ele brincar tranquilamente. Era algo especialmente pra eles” conta.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Durante o evento, Nicolas usou um crachá feito pela própria mãe que identificava o transtorno autista.
“Eu faço parte de um grupo com mães que têm filhos autistas e elas me recomendaram fazer o crachá. Eu achei bom porque com isso as pessoas o respeitam mais”, explicou Katia.
Outra a aproveitar a festa foi a pequena Maria Luiza Leite, de 10 anos. Ela foi com toda a família no parque e conseguiu se divertir sem nenhum incômodo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“É muito importante essa inclusão. Ela não gosta de muito barulho, então não tem como trazer em dias normais. Precisa ter mais ações como essa, a gente vê que faz a diferença na vida deles”, contou a avó Tânia Regina Lima.
Que atitude linda da Festa Junina de Votorantim! Por mais eventos inclusivos como esse ?
Fotos: Reprodução / Instagram: @festajuninavotorantim_oficial
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.