Menino ganha festa de aniversário com tema sobre autismo para conscientizar amigos

Clique e ouça:

Neste fim de semana, Heitor comemorou 6 anos de idade ao lado da família e amigos em Belo Horizonte (MG). Na festinha não faltaram balões coloridos, quitutes e docinhos. Entretanto, ao invés de optar por um tema ligado ao universo infantil, seus pais escolheram falar sobre a condição do filho, o autismo, traduzido no visual da comemoração.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Toda a decoração, as cores e até os recadinhos entregues aos convidados foram pensados para falar sobre o autismo e a conscientizar os convidados presentes de que a criança com tal transtorno não é doente, mas diferente.

“Ninguém entendeu de cara qual era o tema do aniversário. Era tudo bastante colorido e colocamos o símbolo que representa o autismo em tudo. Na hora do parabéns, minha irmã perguntou se as pessoas tinham entendido do que se tratava e muitas responderam que não. Nós explicamos que era uma forma de falar sobre a condição do Heitor”, conta a madrinha Polly Alves, ainda muito emocionada.

Menino festa de aniversário tema autismo conscientizar amigos

Conscientização sobre o autismo

Polly é publicitária, e escreveu um texto com informações relevantes sobre o autismo e sobre as principais características de Heitor. As lembrancinhas foram acompanhadas por essa mensagem e entregues ao final da festa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Talvez tente falar com ele, mas ficará sem resposta. E não, ele não é uma criança malcriada, sem educação. Ele é autista não-verbal”, explica no texto. Ao longo da carta aos convidados, a madrinha reforça que o autismo não é doença mas, sim, “uma condição neurológica que afeta a comunicação e a interação social”.

A festa de aniversário foi muito além de comemorar mais um ano de vida de Heitor, mas também propor um novo olhar para as crianças com autismo. “Quem sabe se as pessoas entenderem, elas não criem um olhar mais cuidadoso, com mais empatia e respeito para as pessoas com essa condição. Diferentes todos nós somos, cada um tem uma especificidade”, conta Polly.

Vovô que teve a ideia

A ideia de falar sobre o autismo como tema da festa partiu do avô materno de Heitor. Logo, foi abraçada por toda a família.

“Depois que nós descobrimos a condição do Heitor, decidimos nos aprofundar no assunto, tentar entender um pouco mais para saber como ajudá-lo. Na nossa família, muitas pessoas ainda não sabem o que é o autismo, meu pai pensou que seria uma chance de explicar para os outros sobre a condição, sobre como o Heitor é. Todo mundo ficou surpreso e emocionado”, conta a mãe do menino, a designer Vanessa Alves.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também:

Feito em casa

Toda a identidade visual da comemoração foi criada pela família: mamãe, madrinha e avós se empenharam na escolha das cores utilizadas pelos órgãos de saúde para falar sobre o autismo e também pensar as lembrancinhas.

Após a festa, o avô materno de Heitor escreveu um post contando sobre a decisão de realizar um aniversário para conscientizar amigos e parentes. Em seguida, publicou-o em um grupo de apoio para pais e familiares de crianças com autismo.

A repercussão foi imediata e extremamente positiva. Em 24h, quase mil pessoas reagiram à publicação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Menino festa de aniversário tema autismo conscientizar amigos

Diversão

Segundo Polly, Heitor se divertiu bastante durante o aniversário. Ele já está acostumado aos sons e às brincadeiras com outras crianças, haja visto que é aluno regular da UMEI desde seus dois anos de idade.

“Ele curtiu muito, ele amou. Ele não tem dificuldade com pessoas e como estuda em escola regular, está acostumado a lidar com gente todos os dias, com barulhos. Ele super aproveitou”.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: O Tempo/Fotos: Reprodução/Facebook

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,072,896FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,278SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Desconhecidos dão vida nova a idoso que recebeu arroz com ração de cachorro para comer

A história de seu José Adan começou triste, mas terminou muito feliz. Ele é um senhor idoso que vive em situação de rua e...

Internautas impedem falência de camisaria de idoso e vaquinha arrecada mais de R$50 mil em menos de 24h

Genteee, conseguimos! Batemos a meta da vaquinha pro Seu Pedroso não perder sua pequena camisaria, que ele tem há 75 anos. A história do vovô...

Yaci e Yara, filhas de quilombolas, são capa da Marie Claire

Dona Maria Santana deve estar orgulhosa, afinal, suas duas filhas gêmeas, Yaci e Yara, estão conquistando o mundo da moda com sua beleza estonteante...

Após vídeo viralizar, idoso recebe apoio de desconhecidos para salvar sua camisaria em SP

Apenas seis! Essa é a quantidade de camisas que o seu Odiney Pedroso, um senhorzinho prestes a completar 90 anos, vendeu desde o início...

Em apenas 24h, vaquinha para menino que cuida sozinho da mãe doente arrecada mais de R$277 mil

Genteeee, que alegria! Em menos de 24h, batemos a meta da vaquinha para comprar uma casa para o menino José, 15 anos, a mãe...

Instagram

Menino ganha festa de aniversário com tema sobre autismo para conscientizar amigos 13