Festival sobre como a tecnologia pode solucionar questões sociais acontece neste sábado

No próximo dia 2 de setembro (sábado), ocorre a terceira edição do Festival Red Bull Basement,cujo tema é Tecnologia e Sociedade. Uma série de palestras e oficinas, além de uma exposição (todas gratuitas), tomam conta do Red Bull Station, no Centro de São Paulo, para tratar especialmente sobre como projetos inovadores podem solucionar diversos tipos de questões sociais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fique ligado nessa festival! Ouça a matéria para saber tudo sobre ele!

Quem não puder comparecer ao evento neste sábado terá uma boa chance para conferir algumas palestras pela web, já que elas que serão transmitidas via streaming, ao vivo, pela página do Red Bull Station  e também na página do Razões.

O primeiro bate-papo a ser exibido, às 11h30, é “Vivendo Dentro da Máquina: Como Sobreviver à Datacracia do Futuro”, em que Luli Fadherer, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA da USP e consultor para projetos de inovação digital, fala sobre datacracia, o regime político cada vez mais baseado em dados, sensores e analytics que é utilizado para um novo modelo de vida nas “cidades inteligentes”. Às 14h, Laís Higashi, presidente da ONG Um Litro de Luz, que leva energia elétrica a comunidades que vivem sem luz, conta um pouco sobre seu bonito projeto. Para fechar, às 15h35, Jorge Lopes, doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, discute o panorama atual e perspectivas futuras dos sistemas de manufatura aditiva e escaneamento 3D.

A programação completa do festival está aqui.

A seguir, veja as palestras que serão exibidas ao vivo com exclusividade para os leitores que acompanham a página do Razões para Acreditar no Facebook. 😉

Dia 02/09, às 11h30
“Vivendo Dentro da Máquina: Como Sobreviver à Datacracia do Futuro”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com Luli Radfahrer, professor-doutor de Comunicação Digital da ECA da USP e consultor para projetos de inovação digital. Datacracia é o regime político cada vez mais baseado em dados, sensores e analytics, que muitas vezes causa problemas e miopias geopolíticas. Um exemplo é a operação do metrô de Londres estar nas mãos da Microsoft, que usa os dados obtidos para fins comerciais. A palestra vai abordar os riscos da manipulação de dados, os seus significados e o que esperar da vida dentro de cidades inteligentes.

Dia 02/09, às 14h
“Litro de Luz: Iluminando o Mundo, uma Garrafa de Cada Vez”

Com Laís Higashi, presidente da ONG Um Litro de Luz, que leva energia elétrica a comunidades que vivem sem luz. Ela vai contar como o movimento, que já alcança mais de 20 países, utiliza garrafas PET e energia solar para iluminar as casas de comunidades de todo o mundo.

https://razoesparaacreditar.com/tecnologia/jovem-leva-luz-para-comunidades-pobres-com-garrafas-pet/

Dia 02/09, às15h35
“O Futuro das Manufaturas Distribuídas”

Com Jorge Lopes, doutor pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp.O panorama atual e perspectivas futuras dos sistemas de manufatura aditiva e escaneamento 3D, que transformam a prática de designers, engenheiros e artistas, é tema da palestra de Jorge Lopes. A democratização e disseminação dos meios tecnológicos através de sistemas abertos, bem como as novas tecnologias que impactam a qualidade de vida e a longevidade, também serão abordadas.

Sobre o Red Bull Basement
O Red Bull Basement é um espaço de produção, pesquisa e difusão de projetos que exploram formas colaborativas de experimentação com mídias digitais. Tem como objetivo desenvolver a colaboração e troca entre pessoas e coletivos com diferentes perfis: programadores, hackers, desenvolvedores de software e makers.

Serviço
Festival Red Bull Basement
02 de setembro, das 11h às 20h
Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137
Tel.: 3107-5065

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,764FãsCurtir
1,764,214SeguidoresSeguir
8,645SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem cria escola de lona para alunos carentes em Tocantins e internautas criam vaquinha

Com alguns tecidos, plásticos e madeiras que encontra no lixão, jovem construiu a sua escolinha de reforço. Mas quando chove, ele perde tudo.

Pitbull resgatado de “rinha” não para de sorrir no novo lar

Publicamos no final do ano passado o resgate de 33 pitbulls de uma “rinha” em Itu (SP). O estado dos cães era muito triste. Hoje,...

Menino vende desenhos no portão de casa para ajudar a família e comprar telas

Kayque coloca seus desenhos à venda no portão de casa por R$1,50 para conseguir dinheiro para as telas e para ajudar a família.

Cadeirante que faz entregas em SP sonha ter cadeira motorizada e internautas criam vaquinha

Conheçam o Luciano Oliveira, 44 anos, cadeirante que ficou conhecido por trabalhar como entregador de comida por aplicativo.

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Instagram