Filha de diarista passa em medicina na UFRN: ‘Pessoa mais determinada que já conheci’

A família de Raíssa Nascimento, 21 anos, vive um sonho desde que a filha foi aprovada no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na última terça-feira (28). A nota de corte em Medicina demonstrou o quão concorrido é o curso.

“Eu tive muita ajuda da família, das minhas primas, dos meus professores, muito apoio. Principalmente quando se trata de uma pessoa negra, pobre e da periferia, se você não tiver ajuda de terceiros, você não vai pra frente. Foi difícil, foi. Mas a gente vai tentando e no final consegue”, disse Raíssa, que estudou a vida toda em escolas públicas.

Filha de diarista é aprovada em medicina na UFRN

Com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sisu seleciona os estudantes com as melhores médias para as vagas disponíveis em universidades públicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Trigêmeas passam juntas em medicina motivadas pela perda do pai para o câncer

A diarista Rosângela do Nascimento, mãe de Raíssa, conta que a dificuldade aparecia também quando a filha precisava ir ao cursinho pré-vestibular.

“Às vezes, eu ficava aqui, contando nos dedos o dinheiro da passagem para o cursinho. Se era ela que ia ou o irmão”, lembra.

Filha de diarista é aprovada em medicina na UFRN

Foram dois anos estudando para o vestibular. A jovem confidencia que nem ela mesmo acreditava que poderia ser aprovada em Medicina na UFRN, extremamente disputado, com poucas vagas para muitos candidatos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Concentrar-se para estudar era um desafio, pois sua casa está em reforma (alguns cômodos sequer tem telhado) e o barulho é frequente. Para ter um pouco de silêncio, ela se instalou em uma espécie de beco da residência, onde as roupas do varal são estendidas.

Para tornar o lugar mais confortável, Raíssa fez uma cobertura improvisada sobre a mesa de estudos e se cercou de plantas. Tudo para fugir do barulho e da confusão da reforma. No seu cantinho especial, fica várias horas do dia estudando.

“Eu acordava de 7h e parava só para almoçar. Depois, ia para o cursinho, para as aulas, dava uma revisada e ia dormir. Era isso. Ficava o dia todo estudando”, relata.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“A Raíssa, eu acho que é a pessoa mais determinada que eu já conheci na vida. Acordava cedo, chegava cedo, ia em todas as aulas e era a mesma cara, o mesmo sorriso, o mesmo jeito, nunca mudava”, disse João Pedro, professor de Raíssa.

“Tudo que ela tinha dificuldade, ela sanava a dúvida, procurava os professores, fazia os exercícios. É um exemplo de determinação que dificilmente a gente encontra de novo.”

Leia também: Jovem concilia hemodiálise com estudos e passa em medicina na UFRGS

Desde criança a jovem sonha em ser médica. “Sempre foi um sonho dela. Ela pequenininha colecionava alguns DVDs de séries de médico. Eu comentava com a mãe dela, que achava que ela ia ser médica”, diz Moisés Afonso, pai de Raíssa.

Agora, enfim, o sonho se concretizou. “Conseguimos. E ela vai fazer essa faculdade seja lá quantos anos forem”, reforça Rosângela.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: SNB/Fotos: Cleíldo Azevedo/Inter TV Cabugi

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,970,136SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Inspirado por policial negra, homem decide remover tatuagens de suásticas

"Meu trabalho é ser uma pessoa positiva na vida de alguém"

Estudante paranaense aprovada em 5 universidades se prepara para ser astronauta nos EUA: ‘Quero inspirar outras meninas’

Uma sonhadora estudante paranaense de apenas 20 anos aprovada em cinco universidades prestigiadas está se preparando para se tornar uma astronauta nos Estados Unidos,...

Pais escolhem educar o filho de 4 anos viajando para lhes mostrar o mundo

Viajar com um filho a bordo de uma motocicleta pode não parecer uma boa ideia pra muita gente. O casal Mihail Barbu e Oana...

Graffiteiros transformam muros sem vida em coloridas obras de arte no Grajaú, em SP

No Grajaú, um dos maiores e mais populosos distritos de São Paulo (SP), centenas de muros e outras edificações coloridas recepcionam aqueles que passam...

Mãe de técnico de enfermagem que dormia em terraço para não contaminá-la é vacinada contra a Covid-19

A dona Sofia, mãe do técnico em enfermagem Joseildo Batista, 33 anos, finalmente foi vacinada contra o novo coronavírus. A história dela e de...

Instagram