Filha faz homenagem para mãe de 50 anos que se formou no ensino médio: ‘Sou só orgulho’

Nunca é tarde demais para realizarmos nossos sonhos, e Meire Pascuti, de Ipeúna (SP), é um exemplo vivo disso! ❤️

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em um post compartilhado no Facebook, a arqueóloga Raphaella Pascuti, filha de Meire, fez uma homenagem à mãe e exaltou todos os obstáculos que ela superou para estudar e conquistar seu diploma do ensino médio!

View this post on Instagram

A post shared by Raphaella Pascuti (@raphaellapascuti)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Nesta foto (abaixo), é minha mãe estudando, depois de trabalhar o dia todo em pé na produção de uma fábrica, e depois de fazer as coisas de casa e cuidar dos 9 filhos dela (os cachorros que ela resgatou da rua). Isso em 2019, quase 30 anos depois de ter sido obrigada a largar a escola, quando ela engravidou da minha irmã mais velha e meu pai não deixou mais ela estudar”, disse Raphaela.

Filha faz homenagem para mãe de 50 anos que se formou no ensino médio

Pouco depois do nascimento da irmã mais velha, Meire, que vivia em meio a um relacionamento difícil e bastante conturbado, teve Raphaella.

Conforme as crianças cresciam, ela encontrou forças e coragem para se divorciar, num tempo que o assunto ainda era tabu em nossa sociedade.

Com o divórcio, Meire teve que se virar para criar as filhas. Mas nada nunca lhes faltou. “A vida seguiu, minha irmã e eu crescemos e conseguimos nos formar na faculdade, um orgulho só. Nesse meio tempo, ela casou de novo e tive minha irmã mais nova”, contou a arqueóloga.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Certo dia, rolando o app do Facebook, Raphaella fez um comentário aparentemente inocente, sem medir muito as palavras.

“Lembro de ter dito: nossa, eu entendo as pessoas fazerem textão na formatura da faculdade, mas não sei porque fazem tanta festa quando se formam no ensino médio, não fazem mais que obrigação”.

O comentário atingiu a mãe em cheio. “Ela ficou tristinha e disse: ‘nossa Rafa, não fala assim’… Foi aí que minha ficha caiu, me dei conta conta do meu privilégio, coisa que nem todo mundo tem, as realidades são muito diferentes”, disse Raphaella.

Com as filhas criadas, agora era a vez de Meire!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Filha faz homenagem para mãe de 50 anos que se formou no ensino médio

A primeira tentativa ocorreu em 2017, quando elas inscreveram a mãe no Encceja, programa que dá oportunidade para jovens e adultos conseguirem o certificado de Ensino Fundamental e Médio.

“Só que ela acabou não indo, por autossabotagem”, contou a filha do meio.

Em 2019, Meire foi inscrita de novo, e dessa vez, Raphaela conta “ter ficado no pé dela”.

“Toda vez que eu ligava, perguntava se estava estudando, quando vinha pra casa nas folgas eu incentivava também. Ela fez a prova, mas ficou chateada quando saiu a nota, passou em tudo (inclusive com uma nota excelente em redação), menos em matemática, ela queria desistir… Não deixamos!”.

Filha faz homenagem para mãe de 50 anos que se formou no ensino médio

A arqueóloga enxergou em tudo aquilo uma oportunidade de investir na mãe, como ela investiu nas filhas para que alcançassem o diploma no ensino superior.

Para isso, Rapha encontrou um “anjo”, a professora Ana Grella, que lhe dava aulas de reforço em matemática aos fins de semanas. Ela também ajudava como podia durante a semana. “Tive que reaprender muita coisa, afinal, sou de humanas kkk”, brincou.

Meire se inscreveu pela terceira vez no Encceja em 2020. No entanto, veio a pandemia e o exame foi adiado.

“A prova aconteceu mesmo só em 2021, e ela estava muito nervosa e ansiosa”, relembrou Raphaella. Sua mãe fez a prova quase na mesma época que a irmã mais nova fez o Enem. E olha só que legal… Ambas se formaram no ensino médio no mesmo ano!

“Finalmente veio o resultado, e foi uma festa só!”, relembrou.

Filha faz homenagem para mãe de 50 anos que se formou no ensino médio

Meire merecia toda pompa do mundo – por isso, suas filhas compraram uma beca, a arrumaram e fizeram elas mesmas uma linda sessão de fotos para a mãe!

“Aos 50 anos minha mãe se formou no ensino médio e eu sou só orgulho, é sempre tempo de realizar seus sonhos! Esse é só o começo mãe, você merece o mundo! Eu queria te dar os parabéns mãe, pelo diploma e pelo aniversário, eu tô muito orgulhosa e te amo muito!”, disse Raphaella.

Filha faz homenagem para mãe de 50 anos que se formou no ensino médio

Ao final, ela ainda fez uma promessa. “Quando essa pandemia passar, vamos realizar mais um sonho seu, a Bahia nos espera, é meu presente de formatura pra você!”. Que lindas, né? A Bahia espera vocês ansiosa e de coração aberto! ❤️

Alegria ler isso, gente! Nunca é tarde.

Filha faz homenagem para mãe de 50 anos que se formou no ensino médio

“Que honra poder ajudar no sonho dessa mulher que é forte, carinhosa e agora formadaaaa!!! Mil vezes parabéns!! Vocês são incríveis!”, comemorou a professora Ana Grella, que deu aulas de reforço de matemática para Meire.

“Todo esforço valeu a pena, mãe. Todas as noites de estudo, essa conquista é sua!”, concluiu Raphaella.

Confira o post na íntegra:

Fotos: Reprodução / Instagram: @raphaellapascuti

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Filha faz homenagem para mãe de 50 anos que se formou no ensino médio: 'Sou só orgulho' 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,971,659SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Vovó de 88 anos toma um cafezinho enquanto espera sua 1ª tatuagem ficar pronta (MT)

Não existe idade certa para fazer o que queremos! ❤️ Aos 88 anos, a dona Brasiliana realizou o sonho de fazer uma tatuagem, que ficou...

Hospital oferece carrinho elétrico para distrair crianças prestes a fazerem cirurgia em Fortaleza (CE)

O cuidado humanizado transforma! ❤️ A partir deste mês, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, deu a largada para um...

Chile se une e realiza sonho de menino que sofre com grave doença de se tornar youtuber famoso

Um país inteiro se mobilizou para ajudar Tomi Blanch, de 11 anos, a se tornar um youtuber famoso. Extremamente unida, a comunidade gamer no Chile...

Emoção: Hugh Jackman encontra o brasileiro dublador do Wolverine

O encontro com o dublador do Wolverine já estava movimentando as redes sociais. Semana passada mostramos o Isaac Bardavid, de 86 anos, que é a voz...

Pai encontra urso de pelúcia no lixo e transborda de alegria ao poder presentear filha mesmo sem ter dinheiro

O indiano Azri Walter flagrou um homem com um urso grande na sua motocicleta e isso o intrigou. Quando ele perguntou o motivo, ouviu...

Instagram

Filha faz homenagem para mãe de 50 anos que se formou no ensino médio: 'Sou só orgulho' 3