Em Santos, filha homenageia mãe faxineira usando seu uniforme durante formatura

A formatura é sempre um momento especial para quem dedicou anos de estudo ao sonho do diploma. Mas para a jovem Roberta Mascena, de 25 anos, teve um significado ainda maior. Ela aproveitou para honrar a mãe, que é faxineira, usando seu uniforme de trabalho durante a colação de grau, realizada em Santos (SP).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Roberta sempre se inspirou na trajetória da mãe. Marlene Cordeiro de Oliveira parou de estudar aos 13 anos para trabalhar como empregada doméstica em Afogados de Ingazeira (PE). Com a ajuda de Roberta, Marlene retomou os estudos no EJA (Educação de Jovens e Adultos), concluindo o Ensino Fundamental em 2010.

mulher escrevendo caderno sobre mesa
Marlene retonou os estudos incentivada pela filha. Foto: Thiago D’Almeida/G1

“Quando eu estava na 8ª série, ajudei minha mãe a estudar. Ela cursava a EJA na Escola Barão do Rio Branco. Não sabia muito, mas ajudei no que pude. Lembro dela saindo super feliz das provas de matemática, porque tirava as notas mais altas da sala”, conta.

filha abraça mãe vestida uniforme faxineira formatura faculdade
Marlene não segurou a emoção após receber a homenagem de Roberta. Foto: arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em contrapartida, com o suor de seu trabalho como faxineira, vendedora e cuidadora de idosos, Marlene pagou a faculdade da filha. O pai de Roberta é taxista e também ajudou a custear seus estudos, até a jovem conseguir uma bolsa de estudo numa instituição particular.

selfie filha pai a caminho formatura
Roberta e o pai a caminho da colação. Foto: arquivo pessoal

Homenagem surpresa

Devido à pandemia do novo coronavírus, a colação de grau não foi como Roberta imaginava, com a presença de seus familiares. O único momento que os pais puderam estar presentes foi durante a sessão de fotos.

Roberta aproveitou a ocasião para homenagear a mãe, que não esperava tal reação da filha, emocionando-se: “O universo inteiro é pequeno para descrever a imensa alegria que senti naquele dia”.

“Na hora que fomos tirar a foto, eu abri a beca, ela viu a roupa. Ela começou a chorar e me abraçou. Ela não falou nada, porque eu acho que não tem palavras que possam expressar qualquer tipo de sentimento que ela teve naquele momento”, conta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

faxineira segurando rodo lado janela
Marlene trabalha como faxineira em um prédio em Santos. Foto: Thiago D’Almeida/G1

Para Roberta também foi um momento de muita emoção. É a maneira que ela encontrou para mostrar que tem um orgulho danado da profissão da mãe e que, sem a dona Marlene e o pai, ela jamais chegaria até aqui.

“Muita alegria pelo imenso coração dela, e por não ter vergonha de falar para o mundo: ‘Olhem, estou formada e sou filha de uma faxineira’”.

jovem vestindo uniforme faxineira mãe colação de grau
Roberta usou o uniforme de Marlene debaixo da beca. Foto: arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É tanto orgulho da mãe, que Roberta acha que a homenagem é pouco para agradecer tudo o que Marlene fez por ela: “A história da minha mãe representa resistência. Essa é a palavra: resistência. Resistir a tudo”.

Planos para o futuro

Agora formada, Roberta segue em busca de novos objetivos. A pedagoga quer atuar com crianças e jovens em vulnerabilidade social, promovendo projetos sociais em comunidades e vilas caiçaras. Além de realizar um mestrado para dar aulas em universidades.

“Foi um curso muito humano, me ensinou a ser mais humana, a ter muito mais sensibilidade com o mundo. Eu acho que a educação é uma maneira que a gente tem de alcançar pessoas, tocar pessoas. A gente faz isso através da Pedagogia e da Arte. É com a educação que a gente transforma as pessoas e a sociedade”, conclui.

filha beca formatura e mãe sorrindo em terraço fundo praia santos
Filha formada, mãe orgulhosa! Foto: arquivo pessoal

Fonte: G1/G1

Único passageiro sobrevivente de acidente aéreo com avião da Varig recebe ligação surpresa 47 anos depois. Confira esta história no Cafezoom!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,855,215SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Publicitário cria plataforma que lista empresas que incluem pessoas negras em suas campanhas

De acordo com o Instituto Locomotiva de Ricardo Meirelles, até o final de 2017, a comunidade negra brasileira terá movimentado aproximadamente R$ 1,62 trilhões...

Experimento da Heineken diminui número de motoristas que bebem e dirigem

Com estímulos simples é possível fazer que o condutor reflita sobre a decisão correta a ser tomada quando está ao volante.

Professor indiano vence “Nobel da Educação” e divide dinheiro do prêmio com outros finalistas

Essa é a primeira vez na história do Global Teacher Prize 2020, o “Nobel da Educação”, que o vencedor divide o dinheiro do prêmio...

Jovens acolhem idosa que disse sentir falta das suas amigas

A senhora disse que as garotas lhe trouxeram lembranças do tempo em que ela também se arrumava com suas amigas para sair.

Imunoterapia cura mulher com câncer metastático

A imunoterapia inovadora foi desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.

Instagram