Filho de ex-catador de recicláveis conquista vaga de mestrado na Universidade de Oxford: “Essa conquista é coletiva”

0
201
jovem segura carta de aprovação em mestrado em políticas públicas da universidade de oxford

Giancarlo Moreira Gama, de 22 anos, é filho de um ex-catador de materiais recicláveis e recentemente recebeu uma notícia que mudaria sua vida: foi aprovado para um mestrado em políticas públicas na Universidade de Oxford, no Reino Unido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esse feito histórico torna Giancarlo o brasileiro mais jovem a ingressar no programa. Embarcando para a Inglaterra em setembro, ele dedicará os próximos dez meses ao aprendizado de como criar governos e políticas capazes de transformar a sociedade.

Trajetória

A infância de Giancarlo foi marcada por dificuldades. Morando em Cabreúva, no interior de São Paulo, sua família, composta por ele, três irmãos e os pais, morava em uma modesta casa de apenas dois cômodos, que ficava dentro de uma fábrica de cerâmica. O acesso precário à energia elétrica e água potável era um desafio constante.

O pai de Giancarlo, para complementar o pequeno salário de ceramista, se dedicava à coleta de materiais recicláveis no bairro, utilizando um carrinho de mão. Porém, a fábrica faliu, obrigando a família a mudar para outro bairro.

Foi nessa época, durante o segundo ano do ensino médio, que Giancarlo tomou conhecimento da existência das universidades públicas.

Determinado, Giancarlo estudou por conta própria e frequentou um cursinho popular, conquistando uma vaga no curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo em 2018. Giancarlo é o primeiro membro da família a ingressar no ensino superior

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2019, quando decidiu se candidatar para estudar no exterior, sua trajetória chamou a atenção da Universidade de Oxford, que normalmente não seleciona candidatos tão jovens para o mestrado em políticas públicas. Mas, Giancarlo foi aprovado e ainda recebeu uma bolsa para cobrir parte dos custos.

Vereador

Durante o terceiro ano de graduação, Giancarlo decidiu se candidatar a vereador, sendo eleito apesar das dificuldades de financiamento, falta de contatos políticos e ausência de apoio partidário.

Fonte: R7; Foto de capa: Reprodução/Instagram @giancarlo.gama

Quer mais uma razão para acreditar? Dá o play!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.