Germana fundou uma associação para apoiar crianças com microcefalia. Conheça a história dela

0
444

Na União de Mães de Anjos (UMA), Germana Soares, de Recife (PE), se uniu a outras mães de criança com microcefalia, como seu filho, Guilherme. Elas se ajudam e oferecem apoio às famílias de mais de 400 pequenos na mesma situação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando meu filho nasceu e os exames confirmaram a síndrome congênita do zika vírus, eu e o pai dele decidimos não contar a ninguém. Guilherme não aparentava microcefalia, e eu não queria que olhassem para ele como inferior. Prometi a mim mesma que faria tudo para ele evoluir.

Quando meu filho estava com 20 dias, passei a levá-lo de segunda a sexta ao hospital. Foram quinze meses acordando às 3h20 da manhã e voltando às 20h porque era preciso esperar os outros pacientes – usávamos um transporte oferecido pela prefeitura da cidade onde eu morava, perto da capital.

“A associação nos deu tanta força que até perdi a conta das nossas conquistas.”

Logo no início, fiz amizade com outra mãe de criança com microcefalia, a Gleice. Criamos um grupo no WhatsApp com mais seis mães. Diante da omissão do Estado, de precisar largar o trabalho para conseguir cuidar do filho, do abandono dos parceiros, fortalecíamos umas às outras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em dois meses, já éramos 200 mães. Para seguir lutando, venci meu próprio preconceito e contei sobre a patologia do Guilherme a todos. Aí assumi de vez a liderança das mães e, em 2015, oficializamos a nossa associação. A União de Mães de Anjos (UMA) contribuiu para a construção de uma rede estadual de apoio a famílias de crianças com microcefalia, conseguiu que a Previdência Social realizasse um mutirão para dar acesso a benefícios, fez parcerias com faculdades para terapias e teve muitas outras conquistas.

Dedico minha vida a fazer com que a UMA funcione, porque é assim que ajudo meu filho e todas as crianças que têm a síndrome.”

Texto: Romy Aikawa
Foto: Américo Nunes
Conteúdo extraído da reportagem “Estamos juntos!”, publicada originalmente na Sorria #72, em março de 2020.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.