Nasce primeiro filhote de onça-pintada fruto de inseminação artificial no mundo

Pesquisadores da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com cientistas da Associação Mata Ciliar e do Zoológico de Cincinnati, em Ohio (EUA), anunciaram o nascimento do primeiro filhote de onça-pintada do mundo, fruto de inseminação artificial.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo Regina Célia Rodrigues da Paz, professora e pesquisadora da UFMT,  “O nascimento do filhote é um marco importante e revigora a possibilidade de usar a reprodução assistida como uma ferramenta conservacionista”.

A inseminação foi possível graças ao desenvolvimento de um procedimento que sincroniza o cio do animal aos chamados hormônios exógenos, importante no processo de reprodução. Também foram adotadas técnicas de inseminação por videolaparoscopia e um monitoramento não-invasivo da fecundação.

Leia tambémGorilas-das-montanhas emergem da extinção em grande vitória da conservação

“A coleta de sêmen e a Inseminação Artificial podem ser usadas para propagar pares geneticamente valiosos que não podem se reproduzir naturalmente devido a problemas comportamentais ou deficiência física. Essa abordagem também pode promover a conectividade entre felídeos que vivem em zoológico e na natureza, possivelmente revigorando a diversidade genética de ambas as populações”, explica a pesquisadora.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nasce primeiro filhote de onça-pintada fruto de inseminação artificial no mundo
Processo de inseminação da onça-pintada, em Jundiaí (SP). Foto: Associação Mata Ciliar / Facebook

“Após a inseminação com sêmen fresco, a fêmea pariu um único filhote saudável após 104 dias de gestação. Monitoramento remoto por vídeo mostrou cuidados maternos adequados nos primeiros dias após o nascimento. Infelizmente, o filhote foi morto pela mãe dois dias após o nascimento, o que não é incomum para carnívoros mantidos em cativeiro”, conclui.

Entre os cientistas responsáveis pelo feito estão Cristina Adania, Priscila Yanai e Jéssica Paulino, da Associação Mata Ciliar, Bill Swanson e Lindsey Vansandt, do Zoológico de Cincinnati.

De acordo com uma nota divulgada pela Universidade Federal de Mato Grosso, graças à caça ilegal e à supressão de habitats naturais, o número de onças-pintadas foi reduzido substancialmente no Brasil.

Hoje a espécie Panthera onca é classificada pela comunidade científica como “quase ameaçada [de extinção]”, com uma tendência de queda na população na América Latina.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia tambémArarinha-azul está extinta no Brasil, Alemanha enviará 50 exemplares em 2019

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: Mato Grosso +

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,400,451SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jennifer Lawrence tira foto e beija fã com deficiência motora

Sabe um ator/atriz que você gosta gratuitamente? É o meu caso com Jennifer Lawrence. Desde que a vi dando vida à Mística jovem em...

Mãe que narrou jogo para filho cego é finalista do Prêmio Fifa de melhor torcedora

Sílvia Grecco, mãe adotiva de Nickollas, viralizou em um vídeo que mostra ela narrando o jogo entre Corinthians e Palmeiras para o filho cego.

Com apoio de internautas, vendedora recebe R$41 mil em doações para reconstruir sua casa incendiada pelo ex-marido

Aiii, gente, me segura!! Batemos a meta da vaquinha para reformar a casa da Samara, incendiada pelo ex-marido, após não aceitar o fim do...

Com paralisia cerebral, jovem do DF faz vídeos falando sobre deficiência de forma simples e positiva

Feliz deve ser quem tem Clarinha sempre por perto! A jovem poeta ganhou a internet inteira em 2020 e da forma mais inspiradora possível. E...

Borboleta de cristal: o incrível animal que fica transparente para confundir predadores

Prepare-se para conhecer um dos animais mais fabulosos do planeta! Sabe aquele super poder de sermos invisíveis, que já tivemos vontade ao menos uma...

Instagram