Filhote de “urso-gato” vira xodó de zoológico nos EUA; veja fotos

Recentemente, o Zoológico Potter Park, em Michigan, nos Estados Unidos, deu as boas vindas a um ilustre e fofo novo morador: “Hum”, um urso-gato-asiático (também chamado de binturongue).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os binturongues são pequenos mamíferos nativos das florestas do sul e sudeste asiático, conhecidos por passear nas copas das árvores e por seus filhotes fofinhos, que parecem estar sempre de bom humor.

Devido ao habitat reduzido, essa espécie se encontra na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), com risco real de extinção. 😔

Filhote de binturongue vira xodó de zoológico nos EUA
Fotos: Potter Park Zoo Michigan

Por isso, Hum foi muito bem recebido pelos cuidadores do zoológico, onde tem sido tratado como uma verdadeira celebridade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os binturongues são seres fascinantes, a começar por sua cauda preênsil (com fortes músculos) que servem como um quinto braço para eles escalarem e se moverem entre as copas das árvores com mais facilidade.

Além da sua grossa pelagem preta ou marrom escuro (com pontas acizentadas), os binturongues se destacam pelas orelhas redondas, pupilas verticais e olhos pequenos e vermelhos, típicos de animais com hábitos noturnos.

binturongue adulto
Foto: IUCN

Na natureza, eles chegam a medir até 96 cm de comprimento e pesam até 22 kg! Ao contrário de muitas espécies, as fêmeas são até 20% maiores que os machos. Inclusive, são elas que mandam na família e nos pequenos grupos de binturongues adultos.

Apesar de estar prestes a viver e crescer no zoológico, longe da selva, espera-se que Hum atinja na maturidade essa estatura.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Filhote de binturongue vira xodó de zoológico nos EUA
Foto: IUCN

Nem urso, nem gato

Apesar de ter o nome de urso-gato-asiático, esses pequenos animais pertencem à família Viverridae, um seleto grupo de espécies que contém todas as criaturas aparentemente parecidas com gatos, embora nenhuma seja realmente de felinos (menos ainda de ursos!).

Nas florestas da Ásia eles vivem sempre no alto das árvores e são excelentes escaladores.

Quase sempre o binturongue é fotografado sozinho, mas eles não são solitários. Ao contrário, sua espécie pode ser bem sociável, comunicando-se através de várias técnicas, como a vocalização e o movimento das caudas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

binturongue adulto
Foto: IUCN

Cheiro de pipoca

Uma das coisas mais curiosas sobre os binturongues é que se uma espécie desconhecida se aproximar demais, fazendo-o se sentir ameaçado, eles soltarão uma substância que cheira a pipoca amanteigada!

Isso porque ambos os sexos possuem glândulas odoríferas que produzem um odor semelhante ao da pipoca, devido a presença de 2-acetil-1-pirrolina, ou 2AP, em sua urina, o mesmo composto químico que se faz presente em certos alimentos expostos a altas temperaturas, como na pipoca durante o processo de estouro, o cozimento do arroz ou mesmo torradas recém-assadas.

Boas vindas do filhote

Alguns dias atrás, o Zoológico Potter Park postou uma foto em sua página no Facebook parabenizando Thistle, a fêmea binturongue que já vive no recinto e estava grávida de uma ninhada, e o pai, Barry, que é mais antissocial e prefere ficar na dele.

Os cuidados acrescentaram que, infelizmente, apenas 2 dos 3 filhotes sobreviveram ao parto por terem contraído uma doença ainda no útero da mãe.

“Adoro como a mãe olha para a câmera como se ela estivesse dizendo que seus bebês não são os bebês mais fofos de todos os tempos”, comentou uma frequentadora do Zoo.

Olha que fofura! 🤩

Filhote de binturongue vira xodó de zoológico nos EUA
Fotos: Potter Park Zoo Michigan

Conforme explica o National Zoo & Conservation Biology Institute de Smithsonian, os binturongues nascem com os olhos fechados e se agarram às mães até se tornaram independentes.

Esperamos que Hum tenha uma infância saudável e feliz no zoológico ao lado da sua família! ❤️

Assista ao vídeo:

Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Siga nosso canal no YouTube clicando aqui!

Fonte: UpWorthy
Foto de capa: Potter Park Zoo Michigan

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Filhote de "urso-gato" vira xodó de zoológico nos EUA; veja fotos 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,145,534SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Companheirismo: conheça a linda relação de Rafaela Silva com a namorada

A judoca Rafaela Silva e a namorada Thamara Cezar são extremamente companheiras. As duas se conheceram há 3 anos no projeto social Reação, onde...

Gari defende TCC e vai ao Caldeirão do Huck com farda de trabalho: “Antes eu tinha vergonha, hoje tenho orgulho”

Antes o gari Ednilson de Pontes Silva tinha vergonha da sua profissão, agora ele tem muito orgulho!

Após meses estudando, vigilante passa em prova e vira gerente de agência no RJ: ‘Sonho realizado’

No início deste mês, a gerente Alessandra Meloni Ferreira, do Banco Santander, compartilhou a história de esforço e dedicação de um colega de trabalho,...

Faça parte do ‘Movimento Be de Natal – Uma causa pelos Idosos’ e ajude um lar de velhinhos

Até o próximo dia 25, o Movimento Be pretende arrecadar R$ 20 mil reais, através da plataforma de financiamento coletivo Kickante, para a compra...

Com ajuda de vaquinha, jovem maquiadora com paralisia conseguirá sua cadeira motorizada!

A Bia tem 18 anos e nasceu com paralisia cerebral. Mesmo com algumas dificuldades, ela aprendeu a se maquiar sozinha e hoje faz lindos...

Instagram

Filhote de "urso-gato" vira xodó de zoológico nos EUA; veja fotos 4