Cientistas desenvolvem filtro que converte água do mar em potável em meia hora

Uma equipe de cientistas da Universidade de Monash, em Melbounde, Austrália, criou um filtro que pode resolver o problema de água consumível para muitas comunidades no mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A invenção consegue transformar a água do mar em potável, precisando apenas de 30 minutos! E o filtro funciona tanto para pequenos, como para grandes volumes.

O comunicado da universidade afirmou que todo o sistema inventado funciona com energia solar, o que torna o processo de filtragem, completamente sustentável e com um custo baixo para produção.

Como funciona

A peça foi fabricada a partir de compostos organometálicos (MOF), que são íons metálicos que formam um material cristalino, ajudando na filtragem da água.

Durante o processo de dessalinização, o PSP-MIL-53, nome dado ao filtro, atrai e retém moléculas dos sais da água. Essas moléculas são colocadas sob a luz do sol para regenerar o sal.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Todo esse processo leva menos de quatro minutos, e então o filtro começa a atrair o sal da água novamente, até chegar ao nível de consumo.

Para a Organização Mundial de Saúde, a água potável de boa qualidade deve ter um sólido dissolvido total (TDS) de menos de 600 miligramas por litro (mg/L). Esse novo filtro consegue atingir um TDS de menos de 500 mg/L em apenas meia hora.

O professor Huanting Wang, líder do projeto, defende a dessalinização como uma opção viável para resolver a falta de água no mundo.

A gente fica, do lado de cá, na torcida para que esse filtro possa ser liberado para a população rapidamente.

[Lembram da Larissa? Ela sofreu bullying porque jogada futebol, fez um vídeo reclamando disso e viralizou. Agora a MRV vai patrociná-la por 2 anos! ❤]

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

FONTE: BBC

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,271,435SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mudando de atitude para ser feliz

Só assistam e vejam o poder do abraço:

Michael Jordan doa mais de 8 milhões para vítimas do Florence

Maior nome da história do basquete mundial, Michael Jordan também faz bonito fora das quadras.

Filipina cria lâmpada que precisa apenas de água salgada para funcionar

A invenção desta mulher pode ser a solução para que muitos locais no mundo passem a ter energia. Aisa Mijeno, uma arquiteta e cientista filipina, criou...

Sapatos somem e morador descobre que uma raposa é a culpada pelos roubos

Um tipo de furto muito inusitado estava ocorrendo com muita frequência pelo bairro de Zehlendorf, na cidade de Berlim, Alemanha. Diversos moradores notaram que todas...

Cabeleireira ganha carro em rifa mas o devolve para garoto que precisava de uma cirurgia

O que pode ser mais importante do que a saúde de nossos filhos? Acho que nada, não é mesmo? Foi segundo esta constatação que...

Instagram

Cientistas desenvolvem filtro que converte água do mar em potável em meia hora 2