Suíça votará proibição da criação de animais em escala industrial para abate

Apesar de parecer óbvio, é sempre válido ressaltar que os animais não são meros produtos para serem explorados ou vendidos pelos seres humanos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Infelizmente, bilhões de seres vivos passam a maior parte de suas vidas enclausurados em prisões minúsculas, sendo expostos às mais terríveis crueldades, apenas aguardando na fila de abate.

Entretanto, na Suíça, as coisas estão prestar a mudar: a população do país votará a proibição da criação de animais em escala industrial.

O parlamento da nação europeia considera proibir completamente a prática após dezenas de entidades, ativistas e defensores da causa animal reunirem mais de 100 mil assinaturas pedindo ao governo que crie uma nova legislação, rígida e justa, sobre o tema.

Os parlamentares defensores da nova lei argumentam que a criação de animais em escala industrial está diretamente relacionada ao seu bem-estar geral. Também criticam a agropecuária desenfreada, que contribui para o agravamento das mudanças climáticas, escassez de água e problemas de fome.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Suíça petição proíbe criação animais escala industrial abate

“A Suíça importa 1,2 milhão de toneladas de ração animal a cada ano para produzir a quantidade necessária de produtos de origem animal”, disse Vera Swerin, presidente da Fundação Franz Weber, uma ONG que trabalha pelos direitos dos animais e por políticas de sustentabilidade a nível global.

A criação de animais em escala industrial está intrinsecamente ligada ao consumo desenfreado da matéria-prima do planeta.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) nomeou a carne “o problema mais urgente do mundo” neste mês. “Nosso uso de animais como tecnologia de produção de alimentos nos levou à beira da catástrofe”, afirmou o PNUMA em comunicado. “A pegada de gases de efeito estufa da pecuária rivaliza com a de todos os carros, caminhões, ônibus, navios, aviões e foguetes juntos”.

Leia também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Sofrimento inaceitável”

Lançada em junho do ano passado, a iniciativa No factory farming in Switzerland (“Sem Criação de Animais em Escala Industrial na Suíça”, em tradução livre) visa acabar com a pecuária intensiva, alterando o artigo 80º da Constituição Federal.

O co-diretor da ONG Sentience Politics, Silvano Lieger, disse em uma entrevista: “O fato de termos conseguido colocar em votação essa iniciativa tão rapidamente mostra o quanto as pessoas na Suíça se preocupam com os animais. A maioria deles não tem conhecimento da quantidade significativa de indivíduos que ainda estão sendo criados em condições insuportáveis”.

“A criação de animais com objetivos comerciais é inaceitável – e devemos usar o poder da democracia direta para também torná-la ilegal”, acrescentou.

Suíça petição proíbe criação animais escala industrial abate

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Suíça e os direitos dos animais

A população suíça pode vir a participar de um referendo que questionará se testes em animais é aceitável ou não.

Tal votação pode ser convocada a qualquer tempo pelo parlamento depois que os peticionários coletaram o mínimo estabelecido de 100 mil assinaturas necessárias para colocar uma medida em discussão.

Em 2018, a Suíça passou a considerar prática criminosa a fervura de lagostas e quaisquer crustáceos vivos devido a preocupações com o bem-estar dos animais.

E a população tem se engajado: um estudo recente estimou que 2,6 milhões de suíços – ou 31% da população – estão reduzindo ou reduziram totalmente o consumo de carne.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: ANDA/Fotos: 80000hours.org/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,833,017SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Drag queens se mudam para asilo e melhoram a saúde de idosos

Duas drag queens moraram em uma casa de repouso durante um mês.

Container converte água suja em totalmente potável para comunidades carentes

Com o intuito de ajudar a fornecer água potável e outras necessidades básicas a comunidades carentes, a Coca-Cola juntamente com a Deka R&D lançaram...

Ambulante faz sebo a céu aberto em BH, tem 3.000 livros queimados e ganha o triplo em 48 horas

Odilon Tavares é uma personalidade conhecida pelo bairro do Carmo de BH há cerca de 3 anos. Praticamente todo mundo que mora na cidade...

Este professor fazia uma brincadeira com alunos, mas não imaginava que ela terminaria assim

Cada professor tem que procurar alternativas para conseguir driblar o uso excessivo de celulares dentro da sala de aula, eu quando passei uns meses...

Muralista Kobra transforma ônibus em galeria e faz exposição pela periferia de SP

Eduardo Kobra é reconhecido internacionalmente, já pintou murais em 40 países, e agora volta para o lugar onde tudo começou com uma exposição itinerante.

Instagram